Velocidade 4G no Brasil é maior que dos Estados Unidos!

Atualizado em 29/09/2023 às 16h09

Para aqueles que estão descréditos da nossa internet 4G, boas notícias! A nossa velocidade 4G além de ficar acima da médica mundial está melhorando a cada dia. A última média brasileira de março de 2018 apontava 19.6Mbps (megabits por segundo) versus a média global de 16.6Mbps.

O que aponta o novo estudo da OpenSignal de agosto 12018 – consultoria que mede a o desempenho e a qualidade das redes de internet no mundo –  é que nossas operadoras estão entregando velocidade 4G mais rápidas que as operadoras dos Estados Unidos.

Melhor Escolha ofertas

Comparamos lado a lado o desempenho das operadoras de telefonia no Brasil com a dos Estados Unidos. Enquanto nossas operadoras entregaram velocidade 4G acima de 22Mbps as operadoras americanas ficaram abaixo de dos 20Mbps.

Velocidade 4G Brasil versus Estados Unidos

A velocidade 4G no Brasil está ficando mais rápida, mas o alcance ainda é limitado.

No relatório Global que compara todos os países do mundo, divulgado em novembro de 2017, o Brasil ficou com 59,1% de cobertura constante 4G. Ficando atrás dos nossos países vizinhos como Argentina, México, Peru, Chile, Bolívia, etc.

A métrica usada para medir a cobertura não é a cobertura do território em extensão, mas sim a proporção de tempo que os usuários têm acesso a uma determinada rede 4G.

Segundo a Anatel 92,9% dos municípios brasileiros são atendidos por conexões de internet com velocidade 4G. (dados de dezembro de 2017)

A TIM celular é líder em cobertura 4G no Brasil, atendendo 3.003 cidades das 5.570 cidades brasileiras. Um percentual de cobertura da população de 86,7%. (dados de dezembro de 2017)

Com toda essa cobertura não é de se surpreender que no relatório da OpenSignal a TIM foi a operadora que teve o melhor desempenho. Entregando conexão de internet móvel com velocidade 4G em 71,9% do tempo que os usuários estavam conectados. Um aumento significativo desde o último relatório em junho de 2017, na época com 65,1%.

Teste agora a velocidade 4G da sua conexão!

Vivo tem cobertura de 84,5% da população brasileira com velocidade 4G, seguida da Claro celular com 76,2% e Oi celular com 55,1%.

Nextel tem apenas 11,3% de cobertura com rede própria, mas se você tem um plano Nextel não se preocupe. Em localidades onde a Nextel não tem rede própria ela usa a rede da Vivo celular, pelo acordo feito entre as duas operadoras.

Compare e descubra se você está com o melhor plano pelo menor preço!