Rastrear celular | Descubra como encontrar seu aparelho

Atualizado em 25/11/2021 às 23h43

Perdeu o telefone, foi roubado e quer saber como rastrear celular? Descubra as principais maneiras de como encontrar o seu aparelho.

Neste post você descobrirá como rastrear celular de maneira bem rápida e fácil, usando apenas um computador. Então, se você teve o seu celular roubado ou perdeu ele em algum lugar, este post é ideal pra você!

Melhor Escolha ofertas

Aproveite que está aqui e confira as principais ofertas de planos de celular controle

Como rastrear um celular: boletim de ocorrência

Se você perdeu ou teve seu celular roubado, a primeira coisa que você precisa fazer para rastrear celular é: registrar um boletim de ocorrência para bloquear o aparelho. 

Esse tipo de boletim pode ser feito online na maioria das cidades, do contrário você precisará ir até a delegacia mais próxima. 

E um detalhe: não se esqueça de ligar para a sua operadora e denunciar o roubo ou a perda – assim, a sua linha ficará inativa e protegida contra golpes por SMS ou até mesmo pelo WhatsApp.

Descubra o número de atendimento das principais operadoras do Brasil:

Como faço para rastrear o celular de outra pessoa?

Se o seu objetivo é rastrear um celular usando apenas o número de telefone, é bem simples. É possível fazer isso usando o WhatsApp ou Google Maps

Especificamente para quem tem filhos, o WhatsApp e o Google Maps parecem uma ótima solução para cuidar da segurança deles. 

Como rastrear celular de outra pessoa pelo WhatsApp

Veja como você pode rastrear o celular de outra pessoa por meio do WhatsApp:

Primeiramente, peça para que o seu contato do WhatsApp te envie a localização de onde ele está. Esta localização pode ser em tempo real ou localização atual

Na localização em tempo real, o GPS da pessoa em questão continuará ativo mesmo que ela se desloque pelo mapa. Já no caso da localização, ela funciona de maneira mais fixa, ou seja, se a pessoa optar por esse tipo de compartilhamento, você só saberá a localização dela naquele momento. 

Quando a localização estiver ativada, é possível escolher por compartilhar durante apenas 15 minutos, 1 hora ou 8 horas.

Como rastrear celular de outra pessoa pelo Google Maps

Muita gente nem desconfia, mas, durante o uso do nosso aparelho, o Google está coletando informações a nosso respeito, inclusive sobre nossa localização. Portanto, uma das maneiras de rastrear celular é por meio do acesso da conta Google.

O procedimento de rastrear celular via Google Maps é praticamente igual ao do WhatsApp. No app do Google Maps, clique na fotinho de perfil e depois em “compartilhar local”.

Depois disso, é só selecionar com quem você quer fazer o compartilhamento e confirmar. Do outro lado, a pessoa saberá a sua localização e poderá decidir se compartilha com você também. 

No Google Maps, é possível compartilhar sua localização por até 1h ou até você desativar o GPS.

Desta forma, você terá acesso direto a conta da pessoa que está com o celular. Você terá acesso aos locais em que ela visitou, o que torna uma maneira eficiente de rastrear celular.

Como rastrear celular pelo Life 360

O Life 360 é um aplicativo pensado para o âmbito familiar, que permite a criação de itinerários exatos para seus filhos seguirem e, ainda realiza chamada automática para os perfis cadastrados, em situações de perigo, com apenas um toque.

Este aplicativo está disponível para celulares Android e iOS.

Como rastrear celular pelo número?

Uma opção para rastrear celular muito eficiente e simples é a busca do alvo pelo número de celular. Sobre este ponto, indicamos o Digimonde, que trata-se de uma página de internet com a única finalidade de rastrear números de celulares. 

Melhor Escolha ofertas

Através de uma triangulação de antenas de transmissão, o site consegue achar o sinal emitido pelo aparelho correspondente a aquele número, e fornecê-lo em tempo real, com uma pequena margem de erro de poucos metros, de qualquer forma, o suficiente para saber o paradeiro da pessoa de interesse.

No entanto, a facilidade proporcionada por esta ferramenta não é gratuita. O preço médio para rastrear celular no Digimonde é de 10 US$, que na cotação do dolar atual pode chegar a custar um pouco mais de R$50 reais.

É possível saber a localização de um celular?

Você pode pensar que está seguro ao não compartilhar informações privadas na internet, no entanto, para localizar um aparelho específico, podem ser utilizados aplicativos próprios para este tipo de situação, inclusive com outras funcionalidades, como o Buscar iPhone, por exemplo.

Igualmente, podemos ter acesso a localização de um celular por meio de uma conta Google ou WhatsApp, o que talvez seja a maneira mais fácil de se obter uma localização, contando que você consiga acesso ao celular que queira rastrear de maneira prévia, conforme explicitado anteriormente.

Como rastrear celular iOS?

Os aparelhos telefônicos da Apple também podem ser rastreados pela função “Buscar iPhone”. Esse app não rastreia apenas o seu celular, mas todos os dispositivos que estão cadastrados no seu iCloud, como iPad, Mac, Apple Watch e AirPods.

Com esse app, você consegue também visualizar o nível de bateria dos seus dispositivos e quanto tempo ainda resta para que ela acabe. O rastreamento pode ser feito através de qualquer computador, pelo site do iCloud – tudo o que você precisa fazer é acessar com o seu login e clicar em “Buscar Iphone”.

Veja como é fácil: 

  • Entre no site “Buscar Iphone” e faça o login com seu email e senha do ID Apple;
  • Aguarde que a localização do seu dispositivo aparecerá na tela;
  • Dê o máximo de zoom que puder, assim você vai conseguir ter a localização exata;
  • Se precisar de mais informações, é só clicar no (i) que aparece do lado do seu iPhone.

Seu iPhone tem o chip eSIM? Não se esqueça de entrar em contato com a operadora e pedir o bloqueio do seu chip virtual.

Aliás, caso o seu celular tenha sido perdido ou roubado sem chances de recuperação, descubra se vale a pena investir no Vivo iPhone, o smartphone da Apple mais o plano Vivo celular

O que fazer depois de rastrear o celular?

Pronto, você achou o seu aparelho. O que você pode fazer? 

Bom, você pode  “Reproduzir Som”, ideal para quem perdeu o celular por perto,. Pode ativar também o “Modo Perdido”, que é o recomendado em caso de roubo. Neste modo, ele bloqueia o acesso ao dispositivo e rastreia a localização com um histórico de 24h pelos lugares em que passou. Também é possível deixar uma mensagem na tela de bloqueio, no caso de você ter perdido ele. 

A outra opção é “Apagar iPhone”. Nessa, você apaga todo o conteúdo que há no seu dispositivo – e depois, ele não poderá mais ser rastreado. Essa opção é a indicada quando não há mais esperanças de encontrar o celular.

Ativando qualquer uma das opções, o iCloud bloqueará o dispositivo. Então, caso o aparelho seja recuperado, você terá de colocar o login e senha do ID Apple para que os dados sejam restaurados.

Já nos dispositivos Android, se você não conseguiu rastrear o celular pelo IMEI, tem a opção de usar o “Encontre Meu Dispositivo” – um serviço do Google que ajuda a rastrear aparelhos perdidos ou roubados.

Como rastrear celular Android?

Se o seu aparelho é Android, você pode rastrear seu celular usando o Google. É só ativar o “Encontre Meu Dispositivo”, fazendo o seu login na conta do Google. 

Mas aqui, vai uma observação importante: se você não deixar o serviço ativado, não tem como utilizá-lo sem ter o aparelho em mãos depois. 

Então, para ativar o serviço:

  • Primeiramente, nas configurações do seu celular, selecione a opção “Google”;
  • Depois, vá em “Segurança”;
  • Na aba de segurança, clique em “Encontre Meu Dispositivo” e ative a função;
  • Mantenha SEMPRE o GPS ativado, se ele estiver conectado à internet, a precisão será maior.

Como rastrear o celular pelo satélite

Para rastrear celular pelo satélite, que é mais ou menos a mesma coisa que pelo Google, ou seja, usando um GPS, faça o seguinte:

  • Faça o login na sua conta do Google em qualquer outro dispositivo, importante que seja a mesma conta que você usa no celular que quer rastrear;
  • Em seguida, já aparecerá a localização do dispositivo no mapa, bem como também o nível de bateria e se ele tem conexão com a internet. 

Com o aparelho rastreado, o Google te dá 3 opções do que fazer: Reproduzir som, proteger dispositivo e limpar dispositivo

Ao ativar o “Reproduzir Som”, o celular tocará um alarme por 5 minutos, mesmo que esteja no modo silencioso. Essa é a forma mais útil de encontrar o seu celular dentro de casa, por exemplo. 

No “Proteger Dispositivo”, o aparelho será bloqueado e desconectado da sua conta Google. Mas, o rastreamento continuará disponível. Então, quando você recuperá-lo, terá de entrar novamente com seu login e senha para que todos os seus dados sejam restaurados.

Já no modo “Limpar Dispositivo”, ele apaga todos os dados do aparelho e não vai ter mais a possibilidade de rastrear celular depois disso. É o modo ideal para quem perdeu o smartphone e não tem mais esperanças de encontrá-lo – também é o mais útil a se fazer em caso de roubo.

Como rastrear celular pelo IMEI

Não é possível rastrear celular pelo IMEI, pelo menos não a localização do GPS como explicamos anteriormente. 

O IMEI serve para bloquear o seu aparelho e para que o mesmo seja rastreado pela polícia em caso de apreensão de aparelhos.

Inclusive é muito importante que você saiba o IMEI do seu aparelho para casos de perda, roubo ou furto do seu aparelho, a gente tem aqui no canal um vídeo que pode te ajudar a entender mais do assunto, se você quiser.

Conseguimos te ajudar?

Esperamos que as nossas dicas de como rastrear celular tenham sido úteis. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.