Brasil Banda Larga | O teste de velocidade da Anatel

Atualizado em 29/09/2023 às 15h50

O Brasil Banda Larga é uma das páginas mais procuradas na hora de testar a velocidade de internet e constatar se a prestadora de serviço está cumprindo com o acordo de contratação.

O mais interessante de usar o site é saber as informações sobre qual o andamento da sua internet. Mas, também muito mais que isso: você contribui indiretamente na qualidade da internet no Brasil.

Melhor Escolha ofertas

Aproveite e visite nosso comparador de planos de internet banda larga! Encontre um plano mais rápido e mais barato para sua casa!

O que é Brasil Banda Larga?

Brasil Banda Larga é um site que permite ao consumidor testar a velocidade de conexão. Também dá para aprender um pouco mais sobre como funciona esse mundo da internet.

Além disso, o Brasil Banda Larga é uma ótima fonte para coletar dados sobre a qualidade da internet wifi dos brasileiros.

A ideia da plataforma surgiu com a EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade Banda Larga), que utiliza um canal.

Este canal, por sua vez, resulta um diagnóstico de problemas de conexões a partir de dois de testes.

Assim, a Anatel usa das medidas necessárias para que o serviço prestado das operadoras de internet continue melhorando.

Dessa forma, a EAQ utiliza dois canais de coleta de informação.

A primeira é por meio do teste de velocidade Anatel que você utiliza para ver qual o seu diagnóstico de conexão. A segunda, são voluntários que disponibilizam a internet de suas casas para testes.

Clientes Antigos também tem direito a promoções novas!

Mas afinal, o que é a EAQ

Estamos falando sobre a EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade Banda Larga) e a importância dela nesses relatórios de diagnósticos da conexão de internet.

Mas, afinal pra que ela existe?

Há oito anos, duas resoluções bem importantes foram divulgadas pela Anatel.

A primeira foi a resolução 574, seguida da resolução 575. As duas definiram algumas metas de qualidade que as operadoras deveriam cumprir.

Foi a partir dessas resoluções que surgiu a EAQ.

Como dissemos aqui há pouco, a sigla significa que ela é uma entidade Aferidora de Qualidade Banda Larga. Isso quer dizer que ela se responsabiliza por uma soma de ações e análises que investigam qual o padrão de internet banda larga que temos no Brasil.

Nessas análises estão as respostas se os planos de internet respeitam as normas da Anatel em questão contratual.

Isso quer dizer sobre média de velocidade e se eles alcançam o padrão de qualidade.

Até porque, bem sabemos que a internet no Brasil é um ponto que ainda precisa melhorar bastante em qualidade de serviço.

É só conversar com alguém a respeito desse assunto e, normalmente, sempre há um cliente de alguma operadora insatisfeito com os serviços que está recebendo.

Melhor Escolha ofertas

Pois mesmo pesquisando qual a melhor operadora e o melhor serviço de internet ou telefonia, ainda ficamos com um certo receio de: “será mesmo que essa foi a melhor opção”?

A EAQ é uma grande ajudante da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Pois, ele influencia nas tomadas de novas decisões para que as operadoras tomem posturas mais sérias e melhorem sua qualidade.

Como ser um voluntário do Programa EAQ?

Por mais que façam constantes diagnósticos sobre os testes de velocidade da internet brasileira, eles não servem como respostas de nenhuma hipótese.

Para que isso aconteça, seriam necessários outros métodos, principalmente em relação à coleta desses dados.

Nesse sentido, o Programa EAQ aceita qualquer brasileiro que queira ser voluntário nessa coleta de informações.

Os processos são simples e sempre bem práticos, afinal, não é preciso muita coisa para testar a sua velocidade de internet.

Dessa forma, caso queira ser um voluntário, acesse o site do Brasil Banda Larga, na opção “Fale Conosco”, e mostre o seu interesse em fazer parte desse projeto.

A equipe irá te enviar um equipamento de monitoria de conexão, que fará testes constantes para verificar a qualidade de internet.

Além também de verificar se a conexão está seguindo o padrão de qualidade estabelecido.

Se você for um voluntário da EAQ, conte sua experiência aqui nos comentários. Gostaremos de saber!

Velocidade mínima da internet | Qual é direito do consumidor?

Como fazer o Brasil Banda Larga teste?

Se você ainda não fez o teste da sua conexão com o Brasil Banda Larga teste, saiba que ele é um método seguro e preciso para verificar a sua internet.

Se algum dia tiver curiosidade, quando o técnico da sua prestadora for fazer uma visita técnica, certamente ele usará o Brasil Banda Larga para fazer o teste de velocidade.

Visto que o Brasil Banda Larga é um programa alinhado com a Anatel e o governo brasileiro, o teste de velocidade é muito seguro.

Tanto que ele é reconhecido como uma das melhores opções de verificação de velocidade de internet.

Primeiramente, para usar o medidor de velocidade, é preciso entrar no site do Brasil Banda Larga ou então baixar o aplicativo do sistema no seu celular.

O download é gratuito e disponível no Google Play e na Apple Store.

Logo na primeira página irá aparecer o teste de velocidade.

Nele, você encontra quatro opções de funcionalidades para que você acompanhe a sua média de conexão.

Dica importante: Antes de iniciar o seu teste de velocidade, leia com atenção os pré requisitos e as orientações, para que o teste seja feito com sucesso.

Pois, caso você não faça o que se recomenda, o teste irá falhar.

Faça EAQ test de velocidade de forma mais ampla

Para você saber se a sua internet realmente possui os resultados que deram no seu teste, recomendamos que você o refaça.

Assim, você poderá ter um resultado de forma mais ampla. Sabe como? Se liga nesses três passos:

  1. É sempre bom fazer o teste de velocidade Anatel com o cabo de conexão direto no seu computador. Afinal, a conexão wi-fi e a conexão que você recebe no cabo são bem diferentes. Se os resultados forem iguais aos da sua contratação, ótimo! Isso significa que a internet está chegando como ela realmente deve chegar em seu computador. Entretanto, se ela estiver abaixo do esperado, o problema está na sua operadora de serviço.
  2. Refaça o seu teste chegando o computador perto do modem de internet. Lembre-se de desligar os outros aparelhos que possam interferir no sinal Wi-Fi. Se a velocidade estiver conforme o seu contrato e você achar que ela está lenta, talvez seja o momento de alterar seu plano. Mas, se ela estiver mais lenta que o comum, procure os seus direitos com a sua prestadora de serviço.
  3. Reinicie o roteador e refaça o teste no local onde você acha que a conexão está péssima. Uma dica bacana é não fechar as portas e janelas, pois dessa forma o wi-fi tem mais dificuldades de se conectar. Caso você encontre algum problema realizando esse teste, talvez deva mudar o seu roteador de lugar. Que tal?

Os 9 Direitos do Consumidor de Internet que você precisa saber!

Fique ligado!

Quando você for fazer os testes de velocidade de internet com o Brasil Banda Larga é importante atentar para alguns pontos importantes.

Afinal, esse teste é considerado um dos melhores testes de velocidade por esse motivo: ele é minucioso em alguns detalhes.

Repare nesses três pontos importantes:

  1. Latência ou Ping: É o nome dado ao termo que define quanto tempo a informação que está no seu computador leva para chegar ao seu destino. É mais ou menos como um jogo de ping-pong. (Aliás, temos um post completo explicando o que é PING)
  2. A velocidade do download: É a velocidade mais utilizada em conexões domésticas, na qual é medida a velocidade em que os dados chegam até a sua casa.
  3. Velocidade do upload: É o contrário da velocidade de download. Ela mede quanto tempo os dados do seu computador demoram pra estar na rede. É como fazer um upload de um vídeo para o Youtube.

Mais uma dica

Se você tiver alguma dúvida sobre algum termo da internet, o Brasil Banda Larga fez um glossário super funcional.

Ele te ajuda a não ter dúvida sobre terminologias muito específicas.

Até porque o projeto surgiu para melhorar a sua maneira de se relacionar com o mundo digital, por meio da internet.

Então, nada mais interessante do que ele te ajudar com alguns termos desconhecidos.

Afinal, de que adianta fazer o teste de conexão se você não entender o que está escrito nele, não é mesmo?

Evite o 0800, cancele seu plano online com a prestadora de internet!

Como fazer o teste Brasil Banda Larga no celular?

Diferente do que se pensa, o teste de velocidade do Brasil Banda Larga Móvel não se trata de medir a velocidade do wi-fi pelo celular.

Na verdade, ele mede os serviços de 3G ou 4G que você contrata por meio das operadoras de celular.

Da maneira idêntica ao seu wi-fi residencial, sabe?

Certamente, você já deve ter observado o quanto que a internet móvel tem a sua conexão instável.

Na hora de escolher qual operadora usar para contratar o serviço de um plano controle ou até mesmo os planos diários de internet, sempre pensamos se a conexão 3G ou 4G é boa ou ruim.

Só que já parou pra pesquisar qual a velocidade da sua internet?

Por esse tipo de conexão não transmitir somente informações online, as pessoas não possuem o hábito de verificar a velocidade de conexão.

E só pensam em verificar o quanto da capacidade de internet já foi consumida.

Mas você já chegou a se perguntar qual a velocidade média de uma conexão móvel?

Por ser uma conexão considerada instável, o 4G varia entre 1 Mega até 19 Mega na média.

Se quiser verificar como anda a sua velocidade de internet, faça o teste com o Brasil Banda Larga.

O teste EAQ Brasil Banda Larga não funciona. O que fazer?

Caso o teste speedy do Brasil banda larga não funcionar, primeiramente verifique se o seu computador está conectado à internet e se os cabos do roteador estão posicionados corretamente. Se mesmo assim não funcionar, verifique se o seu navegador está atualizando.

Se mesmo após essas verificações o teste não funcionar, tente fazer o teste de velocidade em outros velocímetros, o speedtest do Melhor Escolha pode ser um deles.

 Limite de internet | Como funciona a franquia e o quanto você precisa.

Espero que tenha gostado de saber mais sobre o Brasil Banda Larga. Qualquer dúvida, deixe aqui nos comentários que responderemos.