O que é upload? | Entenda como funciona e para que serve

Atualizado em 18/03/2024 às 12h04

Você sabe o que é upload e para que ele serve quando estamos conectados à internet?

Upload é o processo de enviar dados, arquivos ou informações do seu dispositivo para um servidor remoto ou para a nuvem. Neste guia, você encontrará as principais informações sobre qual a diferença entre download e upload e qual a velocidade ideal para fazer upload de forma mais rápida.

Melhor Escolha ofertas

E já que estamos falando em upload, está pensando em ter uma internet banda larga mais rápida? Conte com o comparador de planos do Melhor Escolha para encontrar as melhores ofertas de internet no CEP da sua rua.

Como fazer um upload?

O upload é simplesmente o ato de enviar dados ou arquivos do seu dispositivo para um servidor remoto na internet. Esse servidor pode ser um site, serviço de armazenamento em nuvem como o Google Drive, ou plataformas online como publicar um vídeo no YouTube, ou postar uma foto no Instagram, por exemplo.

Basicamente, você está movendo informações de onde estão guardadas, como seu computador ou celular, para algum lugar online. Para fazer isso, é necessário ter uma conexão ativa com a internet e acessar a plataforma desejada.

Qual a diferença entre download e upload?

Upload e download são dois processos opostos que desempenham funções distintas no mundo digital. Apesar de diferentes, de certo modo eles se complementam para que o usuário tenha uma experiência completa na internet. 

O download implica em receber dados ou arquivos da internet para o seu dispositivo. Já o upload consiste em enviar dados ou arquivos do seu dispositivo para a internet

Essa distinção é fundamental para compreendermos como acontece a transferência de informações na web. Visto que além de obter conteúdos (download) também podemos compartilhar (upload).

Prêmio Melhor Escolha

O Prêmio Melhor Escolha, pelo segundo ano consecutivo, elegeu de forma totalmente independente e imparcial as operadoras mais rápidas do Brasil, com o intuito de te ajudar a escolher a melhor internet banda larga para sua casa.

Você pode descobrir quais as operadoras com o download e upload mais rápido na página do Prêmio Melhor Escolha 2024.

Qual a velocidade de internet necessária para fazer um upload?

A velocidade de internet necessária para fazer um upload eficiente depende de vários fatores. Isso inclui o tamanho dos arquivos que você está enviando, a largura de banda da sua conexão de internet e a qualidade do serviço. Quanto maior for a velocidade da sua conexão de internet, mais rápido será o processo de envio de arquivos.

É importante estar atento que a velocidade de upload nem sempre está diretamente correlacionada com medidas como Giga, Mega, Kbps e Mbps. Isso porque ela é determinada pelo provedor de serviços de internet e pelo plano contratado. 

Ou seja, embora a velocidade da sua conexão de internet possa influenciar o upload, ela não é o único fator determinante. Geralmente, os provedores de internet especificam a velocidade, e ela pode variar de acordo com o plano contratado.

Saiba o que é Mega em detalhes no blog do Melhor Escolha. Acesse agora!

Para saber a velocidade de upload do seu plano de internet, faça o teste de velocidade do Melhor Escolha. Por meio do Speed Test você descobre a velocidade de download, upload e ping da sua conexão. 

Saber o que é upload e tudo que ele proporciona é uma forma de tirar o máximo proveito das suas interações online e contribuir para a troca de informações na web.