O que é ping e como ele pode afetar sua internet

Atualizado em 05/10/2022 às 14h51

Quer entender melhor sobre o que é ping? Confira tudo o que você precisa conhecer sobre este utilitário.

Descubra o que pode causar o aumento do ping, como ele afeta sua internet banda larga e como testar a conectividade entre equipamentos.

Melhor Escolha ofertas

Faça o teste de velocidade e descubra como sua conexão está neste momento, com o speedtest do Melhor Escolha. Aproveite para comparar planos e preços de internet disponíveis em sua cidade.

O que é ping?

O Ping é um método para medir o tempo mínimo necessário para enviar a menor quantidade possível de dados e receber resposta. Para o teste de ping são usadas unidades de ms (1000 milissegundos = 1 segundo).

Esse método foi criado por Mike Muuss e esse nome faz analogia ao som de um sonar, representando no barulho e na forma como ele age no mundo virtual (ping-pong ou bate e volta).

E o nome PING vem na verdade da abreviação do termo em inglês: Packet Internet Network Grouper, que significa “Agrupador de Pacotes da Internet”.

Ou seja, ping é o sinal enviado pela internet para determinar o tempo de latência da sua conexão de internet banda larga com um outro ponto da rede.

Qual a diferença entre ping e latência?

A diferença entre ping e latência é que, enquanto o ping refere-se ao sinal enviado do seu dispositivo ao servidor, a latência é o tempo que leva o ping retornar ao seu dispositivo. Ou seja, o ping é a unidade usada para medir a latência da sua conexão, com um tempo médio em milissegundos.

Porque o ping aumenta?

O ping aumenta por diversos fatores, mas o principal fator para você ter um ping alto é a distância entre a sua conexão e o servidor do site, jogo ou serviço online que você está acessando.

Infelizmente, a latência depende muito de onde você está tentando se conectar, o que significa que é praticamente impossível para uma operadora de internet prometer uma latência consistente.

Se você mora em São Paulo, a velocidade do seu ping será totalmente diferente se conectada a um servidor de jogos online na Malásia do que a um servidor que esteja em Brasília.

Sendo assim, os provedores de internet não pode ser cobrados pela velocidade do Ping e sem pela “velocidade da banda larga” seja de download ou upload do plano contratado.

ping

Qual o valor ideal de ping?

O valor ideal do teste de ping é abaixo de 30ms. Já um ping entre 50 e 100 ms é considerável aceitável, entretanto, um ping acima de 150ms é considerado um ping alto e com certeza vai impactar bastante na velocidade da sua conexão. 

O resultado do teste é dado em milisegundos e, quanto maior for número obtido, mais lenta é a sua transmissão de dados dentro da rede.

Como testar sua rede para medir a latência?

O jeito mais fácil de ver o ping da sua conexão é usando um medidor de velocidade da internet, porém aqui tem um ponto importante!

Alguns medidores mostram um ping baixo que não necessariamente coincidem com a realidade dos diversos sites e serviços que você vai acessar. Isso porque ele só mede o ping até o servidor mais próximo do teste. 

No teste de velocidade do Melhor Escolha usamos uma métrica de latência para que você tenha um valor de ping mais próximo da sua média

Porém, para você medir o ping exato entre seu computador até algum site, jogo ou serviço específico temos algumas dicas logo abaixo!

Como descobrir o ping pelo teste de velocidade?

Para descobrir o ping através de um teste de velocidade, você pode utilizar speedtest do Melhor Escolha. Veja como a seguir:

  1. Acesse o teste de velocidade do Melhor Escolha;
  2. Na tela inicial clique em “Iniciar teste”;
  3. O sistema reconhecerá automaticamente os dados do dispositivo, e dará início ao teste;
  4. Em segundos você terá o resultado do ping, além da taxa de download e upload da sua conexão.

Como ver o ping pelo cmd?

Confira aqui como você pode encontrar o seu ping pelo cmd do Windows:

  • Antes de tudo, clique em iniciar e pesquise “cmd”
  • Em seguida, pressione “enter” e abra a caixa de diálogo “executar”.
  • Agora que você abriu o Prompt de comando (cmd), digite “ping” junto do endereço de IP do computador que quer testar a conexão, deixando espaço entre uma informação e a outra.
  • Os resultados mostrarão o tempo que é preciso para que 32 bytes de dados saiam do computador, cheguem ao endereço determinado e voltem.

Como ver o ping pelo MacOS?

Descubra o passo a passo de como encontrar o ping da sua conexão pelo macOS.

  • Antes de tudo, abra o Finder e clique em “Aplicações”;
  • Em seguida, abra a pasta Utilitários e vá até “Utilitário de rede”;
  • Clique na aba Ping;
  • Digite o endereço de um site ou IP que preferir;
  • Selecione o número de pacotes que será enviado, por exemplo: 10; em seguida clique em Ping; 

Como ver o ping pelo Linux ?

Confira como você pode encontrar o seu ping no sistema Linux:

  • Primeiro abra um terminal para o shell de comando;
  • Na janela, digite ping + o endereço do site ou do IP que você deseja testar
  • Pressione “Enter” e espere alguns segundos

Meu Ping está alto, como abaixar?

Pra ter certeza sobre a velocidade do seu ping você precisa fazer um teste de ping até o seu roteador.

Melhor Escolha ofertas

Repita o mesmo procedimento acima, mas ao invés de testar o ping até um site, teste até o IP do seu modem roteador.

Para localizar o IP do seu roteador é simples, na caixa de comando digite ipconfig e dê enter.

Procure por “Default Gateway“, na última linha você vai encontrar o IP do seu roteador. A maioria dos roteadores usa o endereço ‘192.168.0.1’, mas o seu pode ser diferente.

Quando você faz ping em seu roteador, a velocidade ideal é ‘1ms’. Isso significa “menos de um milissegundo”. Qualquer coisa significativamente maior do que isso indica um problema com seu roteador ou computador.

Se você estiver se conectando ao roteador pelo wifi, tente realizar o teste de ping em diferentes cômodos de sua casa. Muitas coisas podem causar interferência com sinais sem fio, resultando em maior latência, e isso pode variar muito de cômodo pra cômodo da casa.

Viu o resultado da sua latência e não gostou? 

Você pode trocar seu plano de banda larga por um pacote de internet que seja melhor e mais rápido. Dá uma espiadinha no site do Melhor Escolha e veja quais os planos com preços atrativos pra você.

E se precisar, temos um vídeo no canal do Melhor Escolha no Youtube, com 3 passos para deixar sua internet mais rápida. Confira clicando no link ou assistindo aqui abaixo:

Por fim, esperamos que tenha se informado melhor sobre como analisar melhor a sua conexão de internet. Nosso intuito é sempre trazer informações relevantes e de qualidade. 

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.