4G da Vivo mantém a liderança de velocidade no Brasil

Atualizado em 14/01/2021 às 22h52

Não foi dessa vez que a Claro deu o troco no 4G da Vivo. É o que diz o mais recente estudo de velocidade 4G da OpenSignal.

Após assumir a liderança em velocidade 4G no último relatório divulgado, a Vivo expandiu sua liderança em relação às demais operadoras. O relatório, que mediu dados de 45 mil usuários entre Fevereiro e Abril deste ano, também revela dados de disponibilidade de 4G e velocidade de conexões 3G.

Melhor Escolha ofertas

 

4G da Vivo é o mais rápido

Como grande destaque temos o aumento da velocidade de 4G da Vivo em relação ao último relatório. A operadora obteve aumento nas velocidades 4G, passando de 15,3 mega para 18,6 mega. Na contramão foram TIM e Oi, que tiveram redução nas velocidades média, enquanto a Claro manteve a média de velocidade estável.

Apesar de algumas operadoras possuírem velocidades 4G menores, é importante lembrar que todas entregam acima da velocidade 4G contratada de 5 mega.

 

Disputa acirrada em disponibilidade 4G

Quanto o assunto é disponibilidade, o 4G da Vivo divide a liderança com o 4G da TIM, ambos disponíveis 56% do tempo de medição. Logo após temos a Claro com 53% e a Oi com 47%.

Considerando somente a cidade do Rio de Janeiro, todas as operadoras ultrapassam a marca de 60% de disponibilidade, exceto a Oi. A estrela do show quando o assunto é cobertura no Rio é a Nextel, com disponibilidade 78% do tempo. Vale lembrar que a Nextel não foi considerada nas análises pois só possui cobertura de 4G em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Mais uma ressalva antes de confundi-los. Como já citamos em outros artigos, a TIM possui atualmente a maior cobertura 4G do Brasil, atendendo mais cidades com um número total de torres maior. Porém o relatório da OpenSignal não mede cobertura, mas sim o percentual de tempo de disponibilidade de sinal 4G no celulares dos usuários que participaram do teste.

 

3G em torno de 2 mega

Temos uma situação mais parecida entre as operadoras quando o assunto é velocidade 3G. Nesse cenário temos Claro, TIM e Vivo praticamente empatadas, oferecendo velocidades um pouco superiores a 2 mega. Oi e Nextel não chegam a atingir essa marca.

Nas medições de velocidade 3G todas as operadoras permaneceram praticamente estáveis em relação ao relatório passado.

 

Confira mais posts em:

LEIA: Internet 4G | qual a melhor operadora de celular do Brasil?

E MAIS: A velocidade do 4G no Brasil está acima da média mundial

ENTENDA: 4.5G | o que muda na sua vida! saiba mais sobre a tecnologia

VEJA TAMBÉM: Velocidade 4G no Brasil é maior que dos Estados Unidos!

Compare os planos 4G  da Vivo celular.