Internet 4G | Pesquisa mostra melhor operadora do Brasil

Atualizado em 21/01/2021 às 17h42

Com tantas ofertas de planos de internet 4G fica difícil saber qual a melhor operadora de celular do Brasil.

Atualmente as maiores operadoras são Vivo, TIM, Claro, Oi e Nextel. Mas existem também outras operadoras menores como por exemplo, a operadora dos Correios – a Correios Celular.

Melhor Escolha ofertas

Uma pesquisa internacional, divulgada agora em Janeiro de 2019, compara o resultados entre as operadoras e te ajuda a escolher a melhor operadora de internet 4G para você.

 

Compare planos de celular e descubra se você tem o melhor plano pelo menor preço!

 

Pesquisa de qualidade Internet 4G

A consultoria OpenSignal, situada em Londres na Inglaterra, aplica pesquisas regularmente para medir a qualidade da internet móvel em vários países do mundo, incluindo o Brasil.

A pesquisa mede a qualidade da internet 4G na realidade do dia a dia das pessoas.

Através de uma rede de usuários conectados, a OpenSignal consegue ter acesso a mais de 3 bilhões de dados diários emitidos a partir de dezenas de milhões de smartphones em todo o mundo.

Os dados são coletados várias vezes ao dia, todos os dias do ano, sobre todas as condições de uso, incluindo dentro das casas, ao ar livre, em cidades grandes, no campo e enquanto as pessoas se movimentam pelas estradas do Brasil.

Atualmente, as operadoras de telefonia móvel usam métodos diferentes quando se trata de compilar seus mapas de cobertura. A OpenSignal padroniza esse processo e fornece as pessoas uma visão realista de qual operadora fornece a melhor cobertura de internet 4G onde elas vivem.

Para o relatório sobre a qualidade de internet 4G no Brasil, a OpenSignal coletou 6 trilhões de dados a partir de 385 mil usuários durante o período de 1 de setembro a 29 de novembro de 2018.

Veja abaixo o resultado da pesquisa!

 

Qual a melhor operadora 4G da Brasil?

melhor operadora 4G da Brasil

 

A Claro tem investido pesado na expansão da sua rede 4.5G e pelos últimos resultados da OpenSignal – janeiro de 2019– os investimentos estão valendo a pena!

No relatório divulgado recentemente a Claro passou de longe os concorrentes, entregando uma velocidade de download na internet 4G de 28Mbps (megabits por segundo, ou mais comumente chamado de Mega). Muito acima até mesmo do resultado das operadoras dos Estados Unidos.

Existem várias explicações prováveis ​​para o aumento de performance da Claro em velocidades de internet 4G.

Desde junho de 2016, a Claro vem aprimorando sua infraestrutura para suportar tecnologias sem fio mais avançadas (LTE-Advanced ou 4.5G).

Essa tecnologia combina o uso de antenas múltiplas (4×4 MIMO) e esquemas de modulação mais complexos (256 QAM), algo que as outras operaradoras ainda não oferecem. Leia mais sobre este assunto em nosso post: 4.5G : o que muda na sua vida! saiba mais sobre a tecnologia.

A Vivo também apresentou melhoria na velocidade de download da sua internet 4G, em Janeiro de 2018 a operadora chegou a apresentar uma velocidade de 20,7 Mbps e agora último no relatório divulgado em 2019 se manteve com 20,9Mbps.

Apenas a Claro e a Vivo entregaram velocidades 4G de download acima da média global de 16,6 Mbps.

Os downloads 4G da Oi e TIM foram visivelmente mais lentos, ficando por volta de 3Mbps atrás da média global.

Melhor Operadora 4G

Como a Nextel oferece internet 4G apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro, ela não fez parte desta avaliação da OpenSignal de 4G, apenas da avaliação 3G.

Isso porque a pesquisa só avalia a rede própria de internet 4G da operadora. Mas a Nextel oferece sinal 4G em todo o Brasil para seus clientes, através de um acordo que a operadora possui com a Vivo para usar a sua rede 4G em lugares onde a Nextel não tem rede própria instalada.

Melhor Escolha ofertas

Quando falamos de velocidade de upload, na conexão 4G, a Claro também foi a operadora que obteve a melhor performance ficando com 9.7Mbps. Vivo mostrou uma velocidade de upload de 6.6Mbps, seguida da TIM com 4.6Mbps e Oi com 5Mbps.

Quer saber mais sobre diferença entre velocidade de download e upload? Clique aqui!

 

Teste agora a velocidade 4G da sua conexão!

 

Qual a melhor cobertura 4G do Brasil?

melhor operadora por cobertura 4G

 

Afinal de que adianta velocidade senão tiver cobertura 4G não é!

Segundo os dados Anatel de Dezembro de 2018, a cobertura 4G no Brasil é de 95,4% dos municípios.

Mas quando consideramos a métrica da OpenSignal, que não considera a cobertura territorial, mas sim o tempo em que você consegue permanecer conectado na rede 4G, o Brasil obteve apenas 59,3% de cobertura 4G constante.

Isso acontece porque a conexão com a internet pode oscilar em 3G e 4G, ou até mesmo perder o sinal.

Melhor cobertura 4G do Brasil

A TIM é líder em cobertura 4G no Brasil atendendo 88.8% da população brasileira. Sua rede tem cobertura 4G em 3.272 cidades das 5.570 cidades brasileiras.

E ela foi também a operadora que obteve o melhor desempenho no relatório da OpenSignal para cobertura 4G. Entregando conexão de internet móvel com velocidade 4G em 78,6% do tempo que os usuários ficaram conectados. Um aumento significativo desde o último relatório em junho de 2018, na época com 75%.

Claro, Oi e Vivo também obtiveram ganhos de cobertura 4G desde o último período do relatório, mas nenhuma conseguiu atingir o mesmo nível de conexão que a TIM.

A Claro e a Vivo ficaram empatadas com cobertura disponível em 68% do tempo.

Enquanto isso, a Oi ficou com cobertura 4G em 59,7% do tempo de conexão com cobertura 4G.

Lembrando que, a métrica percentual de cobertura da OpenSignal mostra a proporção de tempo em que os usuários têm uma conexão 4G disponível para eles na rede de cada operadora. É uma medida da frequência com que os usuários podem acessar uma rede 4G em vez de uma medida de cobertura geográfica ou populacional como feita pela a Anatel.

 

Qual a melhor operadora de celular de internet 4G por região?

melhor operadora celular por região Brasil

A experiência dos usuários de internet 4G varia dependendo da operadora e da região.

 

Melhor internet 4G no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro a internet 4G da Claro obteve a melhor velocidade com um download médio de 22,6Mbps.

A Vivo, que em janeiro de 2018 estava em primeiro lugar com 31,3 Mbps, caiu em Junho para a segunda posição com a velocidade de 25,13Mbps e agora se manteve com 18.8Mbps.

A operadora TIM ficou com 19,7Mbps, Oi com 17,43Mbps e Nextel com apenas 8.75Mbps.

A melhor cobertura 4G ficou com a TIM com 87.8%, seguida por um ‘empate’ entre Claro, Vivo e Nextel na casa dos 70%. Oi aparece por último, com apenas 45.6% de disponibilidade, uma diferença significativa versus suas concorrentes.

 

Melhor internet 4G em Belo Horizonte

Em Belo Horizonte o destaque também foi para a operadora Claro com downloads médios de 33.6Mbps, menos do que na pesquisa anterior com 40,52Mbps, porém muito acima da segunda colocada, a Vivo com 19.9Mbps.

A TIM obteve uma velocidade de download de 10.27Mbps e Oi ficou 5.6Mbps.

A melhor cobertura 4G  foi a da TIM (89%), seguida bem de perto por Claro (85%) e Vivo (84%). A Oi ficou em último com um resultado bem abaixo das concorrentes (65%).

 

Melhor internet 4G em São Paulo

Em São Paulo a Claro foi líder em velocidade 4G, porém não tão acima das outras operadoras como aconteceu em Belho Horizonte.

A velocidade de download Claro foi de 22,7Mbps na pesquisa, seguida pela Vivo com 17,8Mbps, Nextel com 9.4Mbps, TIM com 13,7Mbps e Oi com 7.8Mbps.

Todas as operadoras apresentaram queda na velocidade em São Paulo nesta última leitura versus a anterior.

A cobertura 4G a TIM se mantem a frente com 87%, seguida por Vivo (83%) e Claro (80%) respectivamente. A operadora Oi obteve 66% e a Nextel 65% de disponibilidade de sinal 4G.

 

Este gráfico mostra os vencedores regionais em cada categoria de medidas do OpenSignal:

Região Velocidade de download 4G Velocidade de upload 4G Latência 4G Disponibilidade de cobertura 4G
Belo Horizonte Claro Claro TIM TIM
Rio de Janeiro Claro TIM Claro TIM
São Paulo Claro Claro Nextel e TIM TIM

Nunca ouviu falar sobre a métrica de latência da internet? A latência, medida em milissegundos, significa o tempo que os dados demoram para percorre a rede. Quanto mais baixa a pontuação nessa métrica, mas responsiva é a rede da operadora.

Ou seja, latência é o tempo que leva a troca de sinal 4G entre seu aparelho celular e a rede da operadora, quanto menos tempo essa troca levar, mais rápida será sua conexão.

 

O 4G no Brasil

Apesar da velocidade 4G do Brasil estar indo bem, a disponibilidade da cobertura 4G está um pouco em atraso.

Cerca de 1.152 cidades brasileiras ainda não tem cobertura 4G.

E mesmo nos 95% das municípios com cobertura 4G, o sinal ainda não é constante, como pudemos ver pelos resultados da pesquisa realizada pela consultoria inglesa OpenSignal.

A disponibilidade constante da cobertura 4G do Brasil está em 59,3%, atrás dos nossos países vizinhos como Argentina, México, Peru, Chile, Bolívia, etc.

As operadoras do Peru, México e Argentina parecem ter investido mais em suas construções de rede 4G. O que explica a liderança de disponibilidade 4G no Peru (75,1%), no México (73,5%) e na Argentina (71%) na América Latina.

Um atraso que pode ter acontecido pela demora da liberação do sinal de 700 MHz, até então usado para a TV analógica. Com a liberação dessa nova faixa de sinal até o final de 2018 as operadoras poderão expandir suas redes 4G mais rapidamente.

Isso será possível porque frequências mais baixas como as de 700 MHz oferecem um custo de implantação muito menor do que as frequências mais altas, como a de 2600 GHz e 1800 MHz – únicas disponíveis no país quando iniciou se a cobertura 4G.

Em suma, as redes 4G do Brasil são poderosas, mas seu alcance ainda é limitado fora das cidades densamente povoadas como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras capitais.

Agora é torcer para que o sinal analógico seja desligado dentro da programação e que a operadoras comecem a expandir usando essa faixa de sinal o mais rápido possível.

 

E você? Como é a internet 4G na sua região? Qual a melhor operadora de celular na sua opinião?

Conte pra gente!