Como fazer teste de velocidade | Descubra sua conexão agora

Atualizado em 29/09/2023 às 12h37

Como saber qual a velocidade da minha conexão? Você já se fez essa pergunta alguma vez? Neste post nós informaremos qual a melhor maneira de fazer um teste de velocidade e também responder as perguntas mais frequentes sobre o assunto.

Se interessou por este conteúdo? Veja aqui o que responderemos neste post:

Melhor Escolha ofertas
  • Qual a melhor maneira de testar minha conexão?
  • Como fazer teste de velocidade no celular
  • Como fazer teste de velocidade no computador
  • O que pode atrapalhar a minha conexão?

Falando nisso, está pensando em contratar um plano de internet banda larga mais rápido e precisa comparar planos e valores? Acesse agora mesmo o comparador de planos do Melhor Escolha e contrate o melhor serviço, pelo menor preço.

Qual a melhor maneira de testar minha conexão?

Existem vários velocímetros que testam a velocidade da sua internet, como: teste de velocidade Melhor Escolha, o Brasil Banda Larga, o Fast, o Minha Conexão e até mesmo o teste de velocidade do Google.

Aliás, temos um post aqui no blog e um vídeo no Youtube do Melhor Escolha, mostrando por que testes de velocidades podem dar resultados diferentes, vale a pena conhecer mais sobre esse assunto aqui:

Bom, mas voltando ao que estávamos falando, o medidor de velocidade te ajuda a saber o quanto sua operadora está te entregando em velocidade de internet.

Por lei, sua operadora precisa de entregar no mínimo 40% da sua velocidade contratada.

Por isso, se a sua conexão de internet estiver marcando velocidades abaixo de 40% , os testes de velocidade te ajudam a identificar essa falha, para que você possa entrar em contato com sua operadora o quanto antes e resolver o problema da melhor maneira possível.

Já reclamou com sua operadora e nada? Saiba que você pode usar o app da Anatel para registrar uma reclamação na Anatel sobre o que está acontecendo com o desempenho da sua conexão.

No decorrer deste post nós reunimos algumas informações práticas da melhor maneira de fazer os testes de velocidade, confira:

Como fazer teste de velocidade no celular

Está com sinal lento e quer saber o quanto você está recebendo de velocidade de internet no seu celular? Veja a seguir o passo a passo para fazer o speedtest:

  • Primeiramente feche todos os aplicativos abertos no seu smartphone;
  • Agora escolha o seu speedtest do Melhor Escolha ou outro de sua preferência;
  • No velocímetro, clique em “Iniciar teste”;
  • Quando o teste acabar você terá acesso as informações de download, upload e latência da sua internet;

Fez o teste no celular e agora vai fazer no notebook? Confira aqui o vídeo explicando detalhes da diferença entre o teste de velocidade feito pelo computador e pelo celular.

Como fazer teste de velocidade no computador

Sua conexão não está tão rápida quanto deveria? Veja a seguir como fazer um teste de velocidade para descobrir a qualidade momentânea da sua conexão.

Mas antes, recomendamos que você fique próximo ao roteador. Aliás, se você quiser ter um melhor resultado, conecte o cabo de internet no notebook ou computador, pois assim você terá resultados mais precisos.

  • Em seguida, feche todos os programas abertos no computador e inicie seu speedtest;
  • Quando o processo finalizar você terá as informações de download, upload e latência da sua conexão.

Diferença de PING e latência

Ping é uma sigla para “Packet Internet Network Grouper”, termo que define quanto tempo a informação que está no seu computador leva para chegar ao seu destino. É mais ou menos como um jogo de ping-pong.

Já a latência na internet significa o tempo de atraso que um pedido leva para ser transferido de um ponto a outro, medido por milissegundos.

Em determinação da Anatel, as empresas devem entregar pelo menos 80% da taxa de transmissão mensal, tanto em download e upload e 40% de transmissão instantânea.

O que pode atrapalhar a minha conexão?

Com o teste de velocidade você pode descobrir o desempenho da sua conexão em relação a quantidade de internet contratada. Veja alguns motivos que podem atrapalhar o seu sinal.

  • Antes de mais nada, busque sempre colocar o seu roteador em pontos altos e mais centralizados.
  • Afaste objetos que podem causar interferência como espelhos, celulares e micro-ondas.
  • Mantenha o firmware atualizado para um melhor desempenho do roteador, versões mais recentes atingem resultados melhores.
  • O excesso de consumo de banda larga também pode ser prejudicial para o sinal, entre eles estão os jogos online, streaming de música, vídeos e chamadas de voz.

Por fim, esperamos que tenha se informado melhor sobre como funciona o teste de velocidade. Nosso intuito é sempre trazer conteúdo relevante e de qualidade.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.