Como instalar o conversor digital | Veja um guia prático

Atualizado em 26/03/2020 às 00h17

Quer saber como instalar o conversor digital na sua televisão, pois em sua cidade não é aceito mais o sinal analógico?

E mais: quer saber como descobrir se sua televisão tem ou não o receptor integrado?

Melhor Escolha ofertas

Para você que está buscando dicas funcionais e simples sobre como instalar o conversor digital em sua casa, leia este conteúdo até o final.

 

O que é conversor digital?

Conversor digital é um aparelho que transforma o sinal de TV analógico em digital. Ele também é conhecido como set-top box.

Se você não tem em casa um plano de TV por assinatura, ou se está pensando em cancelar seu plano, e seu modelo de TV é antigo, você vai precisar de um conversor!

Inclusive, você deve ter visto uma campanha maciça nos últimos anos, das emissoras de TV incentivando as pessoas fortemente a colocarem os conversores digitais em sus TVs, pois o sinal analógico deixou de funcionar no país.

Nos aparelhos novos de televisão, o sinal digital já vem automático, ou seja, integrado. Há alguns anos os fabricantes estão trabalhando com essa tecnologia. No entanto, os monitores mais velhos precisam instalar.

Ah, e quem faz uma assinatura de plano de TV não precisa do conversor digital, pois a operadora já faz a conversão do sinal analógico para digital.

 

Como instalar o conversor digital na TV HD

Saiba aqui o método passo a passo de como instalar o conversor digital na sua TV:

  • Antes de mais nada tenha em mãos a sua antena e seu conversor.
    Geralmente no kit do conversor digital terá o manual de instalação, o cabo HDMI, o cabo de áudio e vídeo, uma fonte de alimentação, controle remoto e o conversor.

 

Como instalar a antena do conversor digital

  • Como primeiro passo é necessário fazer a instalação da antena. Para isso é necessário localizar a ponta da antena que tenha o conector para o cabo.
  • Pegue o cabo que será instalado na antena, com o conector instalado e rosqueie na ponta da sua antena.
  • Após rosquear, certifique que o seu fio está bem preso e seguro e que não tenha a chance de se movimentar com a interferência do vento. Você pode fazer esse processo prendendo um pouco com o cabo na própria antena com ajuda de um lacre.
  • Em seguida, prenda sua antena no suporte de acordo com a localização do sinal digital da sua região.

 

Como instalar o conversor digital na TV antiga

  • Rosqueie a outra ponta do cabo da antena em seu conversor digital.
  • Se sua TV não tiver tecnologia HD, conecte o cabo de áudio e vídeo respeitando as cores do cabo, tanto no seu conversor quanto na sua televisão.
  • Agora, se a sua televisão e seu receptor tiverem entrada HDMI, substitui-a o cabo de áudio e vídeo e conecte o cabo nos dois aparelhos.
  • Finalize conectando a fonte de alimentação.
  • Depois de feita a instalação, ligue o seu conversor para que o aparelho faça a busca de todos os canais disponíveis em sua região.

 

Lembrando que se você tem em casa um plano de TV paga ou vai adquirir, você não precisa se preocupar com isso. O aparelho da operadora já funciona como um conversor digital para sua casa!

 

Como instalar o conversor digital em TV digital

Você sabia que alguns aparelhos de TV tem conversor digital já integrado?

Como mencionamos anteriormente, muitas cidades em todo o país já estão substituindo a transmissão analógica pela digital. O que muitas pessoas ainda não sabem é que se você tem uma TV digital, não é necessário se desesperar para trocar seu receptor.

Agora, caso sua TV seja digital e ela não está funcionando devidamente, é necessário se atentar a instalação da sua antena. Sendo assim, a antena precisa estar instalada em um ponto alto da sua casa e sempre apontada para a torre de transmissão da sua cidade.

Se mesmo assim ela ainda estiver com problemas, confira o conector que se encaixa na TV, às vezes ele pode estar posicionado de maneira errada, seja na TV ou até mesmo na sua antena.

 

Está tendo problemas com a conexão da sua internet wi-fi? Precisa de algumas dicas para que ela volte a funcionar da mesma maneira como antes?

Escrevemos um post aqui no Melhor Escolha, sobre algumas dicas e soluções funcionais de como deixar sua internet mais rápida.

 

Conversor digital e receptor digital: diferença

Saber a diferença entre um conversor digital e um receptor digital é uma dúvida bem comum entre os interessados em transmissões de programas de TV. Afinal, os dois aparelhos não são a mesma coisa?

O conversor digital é um aparelho capaz de receber todos os canais abertos em HD, disponíveis na região em que você mora.

Saber como instalar o conversor digital é muito importante, pois o sinal analógico será extinto do Brasil.

 

Mas afinal, o que isso quer dizer?

Significa que os canais que funcionam através de uma antena VHF não funcionam mais dessa maneira.

Para que você não fique sem a opção de assistir aos canais abertos transmitidos na sua região, o conversor digital recebe os canais locais.

Melhor Escolha ofertas

Sendo assim, com o conversor você recebe toda a programação dos canais sem assinatura e sem custo nenhum. Você precisa somente saber como instalar o conversor digital.

Já o receptor digital funciona de uma outra maneira.

Existem três tipos de receptores: o somente analógico, anadigi que capta os canais analógicos e digitais, os receptores que captam os canais analógicos e digitais e os canais em HD.

Ficou confuso? Fique tranquilo que nós te ajudaremos a reconhecer cada um deles.

 

Conversor digital

Ele tem uma pequena diferença na qualidade de imagem ao receptor analógico. Com o digital você também tem a possibilidade da ter uma certa interação no canal.

Por esse motivo, com esse receptor é possível conferir o guia de programação.

 

Canais em HD

Eles são os canais de alta definição, os canais com 1080 px. Para que você tenha uma imagem em qualidade HD, é necessário que o seu receptor também seja.

Você consegue instalar o receptor somente por um cabo HDMI e uma antena, assim é possível captar todos os canais disponíveis no satélite.

Lembrando que esses canais não são os privados disponíveis em pacotes de TV por assinatura, e sim para TV aberta.

 

Receptores anadigi

Eles normalmente não têm entrada HDMI. Já os modelos de receptores analógicos e digitais não tem entrada HDMI pois eles não transmitem a imagem com essa tecnologia.

 

Diferença entre antena UHF e VHF

Um dos passos importantes para saber como instalar o conversor digital é saber diferenciar as antenas.

Sendo assim, para instalar o conversor digital é recomendável usar uma antena UHF, uma sigla do termo inglês que significa Ultra High Frequency (Freqüência Ultra Alta).

Essa antena designa a faixa de radiofrequência de 300 MHz até 3 GHz. Por esse motivo ela é responsável pela exibição dos canais atuais de televisão.

Já a antena VHF, que também vem do termo em inglês Very High Frequency (Frequência Muito Alta), designa a faixa de radiofrequência que varia de 30 a 300 MHz.

Esse tipo de sinal é ideal para transmissão de rádio FM se a frequência for utilizada entre 88 a 108 MHz.

Agora ficou mais fácil saber como instalar o conversor digital, não é mesmo?!?

 

Como instalar o conversor digital na TV parabólica

Muitos interessados em adquirir o conversor digital acreditam que é possível instalá-lo em uma antena parabólica.

Infelizmente essa instalação não é possível, pois estamos falando de duas tecnologias distintas.

O conversor integrado da TV não serve para sinal adquirido via satélite, e sim para sinal UHF. Sendo assim, somente uma antena UHF servirá.

 

Quer saber se ter em casa um plano te TV pré-pago vale a pena? Escrevemos um post bem completo que pode ajudar a sanar todas as suas dúvidas.

 

Controle remoto

 

Como saber se a TV tem o conversor integrado?

Você suspeita que sua TV tem o conversor integrado? Mas, antes quer conferir e ter a certeza?

Conheça três métodos infalíveis para descobrir:

 

Primeiro método

Alguns aparelhos vem com duas possíveis siglas, são elas a HDTV ou a DTV.

 

Segundo método

Agora, se mesmo tendo essas siglas você ainda quer tirar a prova, veja como é simples:

  1. Ligue a televisão e com o controle remoto acesse as configurações do seu aparelho.
  2. Faça uma busca automática de canais.
  3. Normalmente a TV aparece duas descrições em frente ao canal selecionado: cabo, ar ou antena.
  4. Se na programação constar que o canal é digital, significa que a sua TV tem o conversor integrado.

 

Terceiro método

O terceiro método de saber a se a sua TV é digital e se você realmente precisa saber como instalar o conversor digital, é pesquisando o modelo da TV diretamente no Google.

Essa é uma maneira eficiente de saber se o seu aparelho de TV tem ou não o conversor digital por conta do número de série que todo aparelho tem.

Dessa maneira, basta pesquisar a ficha técnica da TV na internet e lá aparecerá se o aparelho tem o conversor ou não.

Prático, não é mesmo?!?

 

Se você está pensando em como obter canais de TV por assinatura, confira em nosso comparador as ofertas dos planos: NET TV, Claro TV, SKY TV, Oi TV e Vivo TV.

Com ele você escolhe quais os canais mais compatíveis, de acordo com as necessidades da sua família e com mensalidades que cabem no seu orçamento.

Além do nosso comparador de planos de TV por assinatura, o Melhor Escolha também tem comparador de planos de telefone fixo, planos de celular controle e internet banda larga.

 

Porque ter o conversor digital para TV?

De 2016 até 2019, o sinal analógico de televisão foi desligado em 1378 cidades do Brasil. Dessa forma, 130 milhões de pessoas foram impactadas por esta mudança.

Para que ninguém ficasse sem o sinal de TV aberta, foi realizado um árduo trabalho, que durou anos.

Entre as ações, projetos como o Digital Solidário, Patrulha Digital, Diálogos da TV Digital, Fora de Rota e Feirões para compra ou entrega do conversor digital foram feitos em várias regiões do país.

Tudo para que a população brasileira tenha uma televisão com melhor sim, imagem, portabilidade, mobilidade e audiodescrição.

 

Por fim, esperamos que tenha dado tudo certo na instalação do seu novo conversor digital. Nossa intenção é sempre trazer conteúdo relevante e de qualidade até você.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, responderemos suas perguntas o mais breve possível.