Internet mais rápida | Veja o que fazer para deixar seu Wi-Fi mais rápido!

Acabe de uma vez por todas com suas dúvidas sobre como ter uma internet mais rápida.

Sua conexão está muito lenta ou fica caindo toda hora e você não aguenta mais? Nesse post nós vamos te ajudar a acabar com esse problema que afinal ninguém suporta, não é verdade?!?

Nosso objetivo aqui é te mostrar como deixar sua internet mais rápida em apenas três passos!

Veja quais assuntos abordaremos nesse post:

  • Internet lenta
  • Como deixar a internet mais rápida para assistir vídeos
  • Deixe sua internet mais rápida colocando o modem no lugar certo
  • Programe seu modem para deixar sua internet Wi-Fi mais rápida
  • Velocidade mínima garantida por lei

 

Internet lenta

Existem dois tipos bem comuns de conexões ruins e que deixam muita gente sem paciência. São elas a internet lenta e a internet intermitente.

Pra quem não sabe, a internet intermitente é aquela em que o sinal oscila muito e faz com que a conexão fique caindo a toda hora.

Por exemplo, sabe quando você vai escrever um texto importante, ver um vídeo, estudar ou até mesmo se entreter por meio da internet, mas ao mesmo tempo você está a ponto de jogar seu roteador pela janela por conta da oscilação na conexão? Essa é a internet intermitente.

Já a internet lenta é mais fácil de identificar. Normalmente o seu desempenho no dispositivo de smartphone, tablet, smart TV ou até mesmo o computador cai drasticamente, impedindo diversas tarefas online.

Por conta disso, fique atento às dicas que daremos agora, com o objetivo de deixar a internet mais rápida na sua casa.

 

 

Como deixar a internet mais rápida para assistir vídeos

É importante se atentar a alguns pontos antes mesmo de falarmos sobre os 3 passos para deixar sua internet mais rápida.

 

Velocidade da internet versus uso

Se atentar sobre a velocidade da internet contratada verus o seu modo de uso é uma das formas de entender se o seu consumo é compatível com seu uso.

Dizemos isso porque quando você tem um plano de internet com baixa velocidade em conexão e tenta assistir a uma quantidade grandes vídeos em HD, filmes, séries em serviços streaming e jogar online, esses processos podem comprometer muito o desempenho da sua conexão.

Vamos dar um exemplo mais prático: se a velocidade da sua conexão de internet é de 2 a 5 mb, a única forma mais funcional de assistir vídeos sem ter a reclamação de que ele está travando muito, é diminuindo a resolução do que você estiver assistindo, seja Youtube, ou qualquer outro serviço streaming.

Sendo assim, a qualidade de vídeo em que mais recomendamos nesses casos é 480 pixels ou menos para velocidades menores de 5 Mega.

 

Alterar a qualidade de transmissão dos vídeos

Se você está pensando em diminuir a qualidade de transmissão da Netflix, saiba que a própria plataforma diminui a qualidade dos filmes e séries transmitidos, de acordo com a conexão do usuário. Sendo assim, com a Netflix não há necessidade de alterar nada.

Já no Youtube é altamente recomendado essa mudança de qualidade. Para isso, é só clicar no botão com formato de uma engrenagem e mudar para a qualidade mais baixa que desejar.

 

 

Deixe sua internet mais rápida colocando o modem no lugar certo!

Agora, se você tem um plano de internet super rápido, mas mesmo assim sua conexão está lenta, provavelmente você tenha algum problema com sua rede de Wi-Fi.

Comece o processo de verificação pelo modem. Sabe como?

Primeiramente, precisamos retomar aquela dica básica que quase todo mundo sabe. Aquela de que é muito importante que seu modem esteja em um lugar bem localizado, sem ser dentro de um armário ou estante.

Só para você ter uma ideia, o alcance médio do sinal Wi-Fi de um modem é de cerca de 30 metros. Mas isso pode diminuir caso essa distância esteja preenchida por alguns obstáculos, como paredes e armários, por exemplo.

Se for possível, é muito importante que o modem esteja em uma mesa ou prateleira alta e sem muitas interferências ao redor.

Nunca escolha o chão para ser o apoiador do seu roteador, isso porque o solo pode causar interferência de sinal.

E mais, deixe seu modem longe de plantas, microondas, telefone sem fio, objetos de metal e outros dispositivos que interfiram no sinal Wi-Fi.

Também é importante ter o costume de reiniciar o modem ou o roteador de vez em quando. Isso porque algumas configurações podem ser realinhadas durante esse tempo.

 

O que mais você pode fazer para deixar sua internet mais rápida?

Vamos lá!

O segundo conjunto de dicas que pode te ajudar a deixar sua internet mais rápida é um pouco mais complexa, pois tudo dependerá do tipo de dispositivo você tem em casa.

 

 

Programe o modem para deixar sua internet Wi-Fi mais rápida

Para fazer essa programação e ter maior sucesso com o desempenho da sua internet é relativamente simples.

Veja só!

 

1) Programe seu modem para usar as duas frequências de Wi-Fi.

Geralmente, os modems mais modernos, já vêm com duas frequências de Wi-Fi, a 2.4 GHz e 5 GHz.

A frequência 2.4 GHz vai mais longe enquanto que a de 5 GHz é mais rápida. Sendo assim, se você estiver perto do modem poderá se conectar na de 5 GHz. Mas, se você  se estiver mais longe, sempre vai ter a 2.4 GHz como segunda opção.

E tem mais! O Wi-Fi de 5 GHz opera em uma frequência muito maior do que o Wi-Fi de 2,4 GHz, de modo que ele não está sujeito à interferência de um microondas, por exemplo.

Aliás, se você tem alguma dúvida sobre a diferença entre modem e roteador, temos um post aqui no blog explicando tudinho sobre cada um deles!

 

Como saber se seu modem tem as duas frequências?

Como dissemos anteriormente, não são todos os modems capazes de programar em duas frequências.

Entretanto, a forma mais fácil de verificar se o seu aparelho é compatível a esse tipo de programação é se informando pelo próprio manual do modelo.

Agora, se você já se informou com o fabricador se o seu modem é compatível ou com essa programação, mas você não teve boas notícias, você pode escolher comprar um outro roteador para colocar em sua casa.

Você também pode escolher outro plano de internet com velocidades mais rápidas. Quer saber como? Acesse o nosso comparador de planos de internet banda larga e saiba qual o melhor serviço a ser contratado por você, de acordo com suas principais necessidades.

 

2) Troque o canal da sua internet Wi-Fi para ter a internet mais rápida

Essa dica é voltada especialmente para aqueles que  utilizam Wi-Fi de 2,4 GHz (Gigahertz).

Se você usa o mais recente Wi-Fi de 5 GHz, não precisa se preocupar muito com o canal que está usando, a não ser que queira mudar para um canal diferente daquele usado pelas conexões mais próximas.

Assim você poderá evitar conflito de canal entre os dispositivos.

Quer saber como trocar o canal do seu modem?

  • Procure no Google por informações que sejam mais específicas sobre o seu modem ou roteador
  • Você também pode fazer aquilo que dissemos há pouco, mudar de plano ou até mesmo de operadora

 

 

Dicas extras para deixar sua internet mais rápida

Veja essa lista de dicas que preparamos para que você tenha outras alternativas:

  • Faça um teste de velocidade: Os testes de velocidade são importantíssimos para que você descubra como anda o desempenho da sua internet em relação ao seu plano contratado. De acordo com um regulamento feito pela a Anatel, as operadoras precisam entregar, por lei, 80% no mínimo da sua internet contratada. Por esse motivo, caso sua conexão esteja anormal, de acordo com as regularidades, consulte sua operadora.
  • Reinicie seus dispositivos conectados: Reiniciar os dispositivos que estejam conectados a internet é uma prática que precisa ser recorrente. Isso funciona muito com smartphone, smart TV, tablet, computador e diversos outros dispositivos que podem ter suas conexões falhadas.
  • Atualize seu navegador de internet: Isso também pode ser um empecilho para que sua internet não tenha o desempenho tão desejado. Atualizar o navegador é importante para que erros e novas funcionalidades sejam alterados.
  • Limpe o cache:  Você sabia que o cache do seu navegador pode estar deixando sua internet mais lenta? Isso porque os pequenos arquivos vão se aglomerando com seus possíveis erros, diminuindo o desempenho da sua conexão, além da velocidade do seu computador.
  • Analise seu gerenciador de tarefas: O gerenciador de tarefas é sempre importante para verificar se algo no seu computador está atrapalhando o desempenho de alguns softwares. Sendo assim, dar uma olhada nos programas que estão tendo um maior desempenho e os que estão tendo algum tipo de problema é fundamental para uma boa experiência.

 

Internet lenta é contra lei!

Antes de você entrar em contato com a operadora reclamando que sua internet está lenta, saiba que a Anatel tem regras para proteger seus direitos.

Segundo as normas da Agência Reguladora as operadoras são obrigadas a entregar 40% da velocidade contratada no teste instantâneo e 80% na média mensal.

Isso significa que se a velocidade mínima da internet precisa ser respeitada.

Porém um fator importante de mencionarmos é que as operadoras só garantem a velocidade mínima no cabo e não no Wi-Fi.

Se seu teste de velocidade ficar abaixo dos 40% garantidos, refaça o teste conectando seu computador no cabo de rede da operadora. Se mesmo assim sua internet estiver lenta entre em contato com a operadora e faça uma reclamação na Anatel.

Se quiser saber mais sobre seus direitos como consumidor de internet temos um post aqui no Blog que vai te ajudar!

 


Esperamos que tenha se informado e conhecido um pouco mais sobre maneiras de deixar sua internet mais rápida.

Nosso objetivo, aqui no Melhor Escolha, é sempre trazer conteúdo relevante e de qualidade. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que responderemos em breve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *