Estamos carregando errado a bateria dos smartphones

Atualizado em 24/02/2022 às 00h09

Sim, sabemos que as baterias dos nossos smartphones ficam piores com o tempo e, às vezes, sequer duram um dia inteiro.

Porém a culpa também é parcialmente nossa, pois estamos as carregando de maneira errada esse tempo todo.

Melhor Escolha ofertas

Acostumados às tecnologias antigas, a maioria de nós passou a acreditar que carregar parcialmente causava danos às baterias, sendo melhor carregá-las quando estiverem quase vazias.

Nós não podíamos estar mais errados.

Um site da empresa de bateria Cadex, chamado Universidade da Bateria (em inglês), explica como as baterias de íon-lítio usadas em nossos smartphones são sensíveis aos estresses de carregamento. E, assim como nós humanos, ao sofrer estresse por períodos prolongados podem ter seu o ciclo de vida reduzido.

Se você quer manter a bateria do seu smartphone em ótimas condições e passar o dia sem se preocupar em ficar sem telefone, você precisa saber algumas coisas.

Desconecte o carregador quando estiver completamente carregada

De acordo com o site, deixar seu telefone carregando quando estiver completamente carregado, como fazemos ao dormir, é ruim para a vida útil da bateria.

Uma vez que a bateria do smartphone atinge 100%, ela começa a receber pequenas cargas como se fosse um conta gotas, mantendo-a 100% carregada. Esse tipo de situação mantém a bateria em grande estresse, desgastando a estrutura química interna.

O site ainda dá vários detalhes científicos explicando os motivos, mas também resume as conclusões de maneira fácil: “Quando completamente carregada, remova a bateria” do carregador. “É como relaxar os músculos após um exercício intenso”. Lembre-se que você também estaria exausto se malhasse sem parar durante muitas horas.

Aliás, tente não carregar até 100%

Pelo menos quando você não precisar fazê-lo.

De acordo com a Universidade da Bateria, “O Íon-Lítio não precisa ser completamente carregado, nem é desejável que seja. Aliás, é melhor não carregar completamente, porque alta voltagem estressa a bateria” e a desgasta ao longo da vida.

Essa dica pode parecer estranha se você está tentando manter seu smartphone carregado o dia todo, mas só conecte no carregador ao longo do dia quando puder, e você estará tranquilo.

Carregar celular

Confirmado, atirar na sua bateria também não ajuda muito!

Carregue seu telefone sempre que puder

Acontece que as baterias nos nossos smartphones ficarão muito mais felizes se as carregarmos ocasionalmente ao longo do dia, ao invés de conectá-las para um grande carregamento quando estiverem vazias.

Carregar seu telefone quando perder 10% de carga seria o cenário ideal, conforme estudos da Universidade da Bateria. Obviamente, não é nada prático para a maioria das pessoas, então basta plugar seu smartphone sempre que puder. Tudo bem carregá-lo diversas vezes por dia.

Ao fazermos isso não estaremos apenas mantendo o alto desempenho da bateria por período maior, mas também mantendo-a carregada ao longo do dia.

Além disso, carregamentos periódicos permitem utilizar funções que vocês não utilizaria normalmente por consumir demais a bateria, como funções que utilizem o GPS do aparelho.

Não deixe sua bateria ficar esquentadinha

Baterias de smartphones são tão sensíveis à temperatura que até mesmo a Apple sugere que você remova a capa do seu iPhone sempre que for carregá-lo. “Se você notar que o seu equipamento fica quente quando estiver carregando, retire a capa antes.” Se você estiver exposto ao sol, mantenha seu telefone na sombra. Isso protegerá a saúde da sua bateria.

Fonte: Business Insider