Internet 4G | Como funciona, cobertura e vantagens

Atualizado em 05/10/2022 às 14h40

Descubra as melhores operadoras que oferecem internet 4G, suas principais vantagens e como contratar um plano de celular do jeito que você precisa.

Está na dúvida sobre a velocidade da sua internet 4G? Use o nosso o medidor de velocidade e descubra o quanto de internet você está recebendo.

Melhor Escolha ofertas

O que é internet 4G?

A internet 4G é um tipo de conexão de internet móvel, que surgiu para dar conta das transmissões de dados com mais velocidade que o 3G. Com a conexão 4G é possível fazer chamadas de vídeo, assistir filmes em alta definição, jogar online, dentre outros recursos.

A sigla 4G define a quarta geração de telefonia móvel disponível no Brasil e no mundo, sucessora direta do 3G e do 2G.

Qual a velocidade da internet 4G?

A velocidade da internet 4G no Brasil está em torno de 100 Mega segundo pesquisas da Opensignal. No entanto, por contrato, as operadoras de celular se comprometem a disponibilizar uma velocidade de apenas 5 Mega.

Além do seu plano de celular, outros fatores também podem influenciar no máximo de velocidade atingida pelo seu aparelho.

Como, por exemplo, a cobertura da operadora, as condições de rede da sua região e o número de pessoas usando 4G ao mesmo tempo que você na sua localização.

Quais as vantagens do 4G?

A rede de internet 4G móvel oferece diversas vantagens para quem usa, conheças as principais delas:

  1. Maior velocidade na conexão;
  2. Maior velocidade em navegação de sites;
  3. Menores interferências em chamadas de vídeos;
  4. Reprodução de vídeos sem interrupções por carregamentos e em alta qualidade de imagem;
  5. Envios mais rápidos de fotos, áudios e vídeos.

Quais as desvantagens do 4G?

A internet 4G também tem algumas desvantagens, conheça algumas delas:

  1. Não possui cobertura 100% nacional;
  2. É necessário ter um celular compatível com a rede 4G;
  3. A velocidade do 4G pode variar de acordo com a operadora.
ranking melhor internet 4G

Qual melhor internet móvel 4G?

De acordo com as medições feitas pela empresa OpenSignal, a Claro celular é a operadora que oferece a internet móvel 4G mais rápida do Brasil, com uma velocidade média de 23,4 Mpbs para downloads. 

Essa velocidade chega a ser mais da metade da rede 4G da Oi celular, a última colocada no ranking feito pela empresa. 

Por outro lado, no quesito cobertura, a TIM celular foi quem levou a melhor. Liderando em disponibilidade e latência no 4G.

A Claro também foi a primeira colocada nas avaliações sobre a melhor operadora para ver vídeo, jogar, usar o WhatsApp e velocidade de upload. 

A Vivo Celular e a Oi Celular, duas das principais operadoras de celulares do país, não apareceram em 1º lugar em nenhuma das categorias avaliadas pela OpenSignal.

Para mais detalhes sobre a pesquisa divulgada sobre a melhor operadora de celular, acesse o nosso post no blog do Melhor Escolha.

Como contratar um plano com internet 4G?

Para contratar um plano com internet 4G, primeiro, você precisa ter um celular que seja compatível com a rede e estar dentro de uma área que tenha cobertura 4G. Em seguida, se você quer encontrar um plano de celular barato, você pode usar o comparador de planos de celular do Melhor Escolha

Depois que contratar o seu plano de celular, basta inserir o chip da operadora que chegará até você pelos Correios e instalar em seu smartphone ou tablet.

Após o desbloqueio do chip, é só começar a navegar pelos aplicativos e redes sociais que desejar.

Você também pode se informar sobre como fazer portabilidade de número para uma operadora que ofereça franquia de internet 4G.

Planos 4G para residências

Existem muitos planos 4G para residências que usam chip de celular dentro de um roteador wi-fi portátil, o Vivo Box, TIM Live, SKY banda larga e os planos Oi internet móvel são alguns deles. 

Essa é, sem dúvidas, a principal vantagem da internet 4G. Poder levá-la para qualquer lugar onde haja cobertura 4G. 

Melhor Escolha ofertas

Todas as principais operadoras do país oferecem um plano residencial via rede 4G. Tem para todos os gostos, da TIM, Claro, Vivo, Oi e até da SKY.

Na maioria dos planos, você terá que adquirir um modem ou roteador Wi-fi, onde o chip 4G será inserido. 

Confira um vídeo detalhado que fizemos para o canal do Melhor Escolha no Youtube explicando as principais duvidas sobre internet via chip 4G para casa:

Lembrando que se você está a procura de uma internet que seja rápida e que dê conta de vários dispositivos ao mesmo tempo, é possível que a internet 4G não seja o que você esteja procurando

O planos de internet residencial que usa a rede 4G geralmente é limitado, ou seja, consome dados enquanto você utiliza e, após atingir o limite estabelecido pela operadora, a conexão com a internet é suspensa

As velocidades de conexão também variam de operadora para operadora, mas no geral, assim como nos planos de celular, não ultrapassam muito dos 20Mpbs.

A internet 4G é boa?

No geral, a internet 4G é muito boa para desempenhar as pequenas funcionalidades que fazemos ao longo do dia, como acessar e-mails, redes sociais, enviar e receber mensagens, receber e realizar chamadas de vídeo e de voz.

Entretanto, é preciso levar em consideração que essa resposta vai variar de operadora para operadora. Pois depende muito da cobertura, da estrutura da rede e da quantidade de internet que foi contratada. 

Para atividades que requerem dados mais pesados, como jogos, aplicativos de streamings e outros, a conexão não é a mais indicada. 

Por fim, esperamos que tenha se informado melhor sobre como funciona a internet 4G. Nosso intuito é sempre trazer informações relevantes e de qualidade. 

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.