Qual é a Melhor Operadora de celular? Pesquisa revela a melhor do Brasil 2021

Atualizado em 11/09/2022 às 22h58

Anatel e Opensignal analisam e divulgam uma pesquisa com a melhor operadora de celular do Brasil.

Como forma de orientação, diversas empresas, assim como a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reúnem informações por meio de pesquisas, como forma de nos ajudar a encontrar a melhor operadora de celular considerando os quesitos técnicos, como cobertura, experiência em vídeo, cobertura de internet 4G e assim por diante.

Melhor Escolha ofertas

Aliás, se você está buscando um novo plano de celular, nosso comparador pode te ajudar a escolher a melhor operadora, de acordo com suas necessidades e orçamento.

Qual é a melhor operadora de celular do Brasil?

Em questão de planos de celular pré-pagos, a melhor operadora de celular do Brasil em 2021 foi a Claro, segundo a pesquisa de satisfação e qualidade da Anatel. 

Ranking Melhor Operadora para planos pré-pagos de celular 2021 Anatel

E qual a melhor operadora de celular no Brasil para plano pós-pago? 

Para os planos pós-pagos, a Claro também alcança o melhor lugar do ranking, mas divide esse primeiro lugar com a Vivo. 

Ranking Melhor Operadora para planos pós-pagos de celular 2021 Anatel

  • Claro celular: 7,6
  • Vivo celular: 7,6
  • TIM celular: 7,4
  • Algar: 7,2
  • Oi celular: 6,8

Mas será que a pesquisa da Anatel é suficiente para dizermos qual é a melhor operadora de celular?

Se considerar a avaliação de desempenho geral como atendimento, problemas de cobrança, variedade de ofertas, etc, podemos dizer que sim.

Porém, quando precisamos ir no detalhe da qualidade da rede, como velocidade de conexão para ver ou postar vídeos, a Anatel não consegue nos dar uma resposta precisa.

Sendo assim, com o objetivo de encontrar uma alternativa para avaliar o desempenho das redes móveis brasileiras, consideramos também em nossa análise os dados divulgados pela consultoria global Opensignal, divulgados em 2021. Confira o resultado!

Como funciona a pesquisa da Opensignal?

A Opensignal é uma empresa global de análise móvel criada em 2010, com o objetivo de melhorar a performance da conectividade móvel tanto no Brasil quanto no mundo.

Por esse motivo, eles seguem um padrão internacional, com o intuito de entender a qualidade da internet móvel, com base nos resultados das medições e experiências reais de cada usuário.

De acordo com as pesquisas realizadas pela Opensignal, para o relatório, foram coletadas medições em todas as principais operadoras de celular do Brasil – Claro, Oi, TIM e Vivo – entre 1 de setembro e 29 de novembro de 2021. As medições 5G também contribuíram para as pontuações gerais. 

Nas avaliações, as operadoras de celular Claro e celular TIM continuam competindo em melhorias. 

Neste relatório divulgado para descobrir a melhor operadora de celular, foram analisadas a experiência de quatro das principais operadoras: celular TIM, celular Claro, celular Vivo e celular Oi. 

Qual é a melhor operadora de celular para usar WhatsApp?

Claro é a melhor operadora para enviar e receber mensagens de voz pelo WhatsApp. 

No relatório divulgado sobre a melhor operadora de celular 2021, a Opensignal avaliou a experiência dos usuários usando aplicativos de voz como: WhatsApp, Skype e Facebook Messenger por meio dos dados móveis. 

Em uma escala de 0 a 100, a melhor operadora de celular que se destaca na experiência em serviços de voz é a Claro com 78,1 pontos. A operadora é seguida por: TIM com 74,0, Vivo com 72,1 e Oi com 69,3 pontos respectivamente. 

Em comparação com os resultados da pesquisa anterior, todas as operadoras tiveram uma pequena queda na faixa de classificação. A operadora Oi foi a única a ficar abaixo de 70 pontos. 

Isso significa que muitos clientes da operadora estavam insatisfeitos e muito provavelmente, sofreram algum tipo de prejuízo por isso.

Aliás, se você tem problemas com a Oi e gostaria de explicações e soluções referentes a sua linha, você pode ligar no número da Oi para falar com um dos atendentes disponíveis ou acessar o Minha Oi para diversos esclarecimentos.  

Qual é a melhor operadora de celular de velocidade de upload? 

A internet móvel da Claro é a mais rápida para planos de celular. 

Melhor Escolha ofertas

De acordo com o relatório, a Claro ganha os dois prêmios de experiência em velocidade. No prêmio Upload Speed Experience, a pontuação da Claro foi de 8,6 Mbps, o que significa 1,5 Mbps à frente da segunda colocada Vivo e 1,6 Mbps à frente da terceira colocada TIM. 

Os usuários nas redes dessas três operadoras viram aumentos em suas velocidades médias de upload variando entre 0,6 e 0,7 Mbps. Enquanto isso, a Oi ficou atrás de seus concorrentes com pontuação de 4,9 Mbps. 

Para saber qual é a velocidade da internet do seu 4G, desconecte-se do seu wi-fi e acesse o nosso teste de velocidade.

Melhor Operadora de velocidade de download

Caso você descubra que a melhor escolha é migrar para outra operadora, uma das opções para fazer essa mudança da melhor maneira possível é se informando sobre como fazer portabilidade.

Melhor operadora para jogar

Pra quem gosta de ficar conectado no 4G jogando, vai gostar de saber que a Claro foi a melhor operadora no quesito jogar online. Com uma pontuação de 63,6 pontos – 8,7 pontos à frente da TIM, segunda colocada. A Vivo ficou em terceiro lugar com 47,5 pontos e a Oi alcançou a pontuação de 39,6 pontos. 

Quando estamos falando de rede, latência significa atraso. Ou seja, esse termo expressa a quantidade de tempo que um pacote de dados demora para ir de um ponto que foi enviado para o outro. Quanto melhor o 4G da operadora melhor será seu controle sobre o jogo.

Como já mencionamos no post sobre o teste de ping, não só uma conexão que promete velocidades rápidas faz um bom desempenho de uma conexão de internet móvel ou uma internet fixa.

Melhor operadora para jogar

Qual é a melhor operadora em cobertura 4G no Brasil?

A melhor operadora de celular no Brasil em quesito de cobertura 4G é a TIM. Sua pontuação nos resultados foi de 89,1%, o que significa 6,5 pontos percentuais à frente da segunda colocada Vivo. Ambas as operadoras foram as únicas onde os usuários estavam conectados a serviços 4G ou melhores em mais de 80% do tempo. 

Veja o ranking da melhor operadora de celular cobertura 4G segundo resultado da pesquisa da OpenSignal: 

  • TIM celular – 89,1 
  • Vivo celular – 82,6 
  • Claro celular – 77,4 
  • Oi celular – 68,5 
Ranking melhor operadora em cobertura 4G no Brasil

Melhor cobertura de celular por região

Talvez os resultados nacionais sejam bem diferentes do que você enfrenta no seu dia a dia na sua cidade. Isso porque a qualidade do sinal e cobertura variam muito de um lugar pro outro no Brasil.

Melhor operadora de celular do Rio de Janeiro

Segundo a pesquisa da Anatel, o ranking de melhores operadoras para o plano de celular pós-pago foram: 1ºTIM, 1º Vivo, 1º Claro e 2º Oi. 

Na avaliação dos planos pré-pagos, houve empate no 1º lugar entre as operadoras TIM e Claro, enquanto Vivo e Oi empatam em 2º lugar. 

Qual é a melhor operadora de celular de São Paulo?

No Estado de São Paulo, o ranking de melhores operadoras para os planos pós-pagos ficou assim: Vivo, Claro e TIM em 1º lugar e Algar e Oi em 2º. 

Já nos planos pré-pagos, tivemos as seguintes colocações: Algar em 1º lugar. Claro, Vivo, Oi e TIM em 2º. 

Vale destacar que a operadora Algar Telecom teve notas mais altas que as demais operadoras, mas seus planos não estão disponíveis em todo o Estado e a rede Algar nada mais é do que a rede Vivo. 

Qual é a melhor operadora de celular em Santa Catarina?

Segundo a Anatel, o ranking de melhor operadora para planos pós-pagos de Santa Catarina, fica assim: Claro em 1º lugar, Vivo em 2º, TIM e Oi em 3º. 

Já no ranking de melhor operadora para planos pré-pagos de Santa Catarina, as operadoras ficaram com as seguintes colocações: Claro em 1º lugar. Vivo, TIM e Oi em 2º lugar. 

Qual é a melhor operadora de celular de Minas Gerais?

Segundo a Anatel, o ranking de melhor operadora para planos pós-pagos de Minas Gerais, fica assim: 1º Vivo, Claro, Algar, TIM e Oi. 

Já no ranking de melhor operadora para planos pré-pagos de Minas Gerais, as operadoras ficaram com as seguintes colocações: Claro e Vivo em 1º lugar, enquanto Algar, TIM e Oi ficaram em 2º. 

Esperamos que tenha se informado e encontrado a melhor operadora de celular de acordo com suas necessidades. Nosso objetivo é trazer conteúdo relevante e de qualidade por aqui.

Dúvidas ou sugestões, deixem nos comentários e responderemos o mais breve possível.