Como trocar de internet: confira dicas para mudar de provedor

Por Especialista do ME Atualizado em 11/06/2024 às 00h49

Há vários motivos que levam alguém a querer trocar de internet. Porém, há quem adie esses planos por achar que essa pode ser uma tarefa complicada.

No entanto, com as dicas que vamos te dar agora, você faz essa mudança de forma rápida e sem complicações. Vamos te mostrar um passo a passo de como trocar de internet residencial.

Antes de trocar de internet, verifique a qualidade da sua conexão atual. Faça o teste de velocidade do Melhor Escolha para saber se está recebendo a velocidade contratada. Isso vai te ajudar a decidir se precisa trocar de provedor.

Tem como fazer portabilidade de internet residencial?

Infelizmente, não tem como fazer portabilidade de internet residencial. Trocar de internet residencial é um pouco mais complicado do que o processo de telefonia móvel. 

Isso significa que você não pode simplesmente transferir seu serviço de um provedor para outro mantendo as mesmas condições e infraestrutura. 

Geralmente é necessário cancelar o serviço com o provedor atual e contratar um novo plano com outro fornecedor. Portanto, é essencial estar preparado para fazer uma mudança completa de infraestrutura e contrato.

Confira 6 motivos para trocar o modem Wi-Fi da sua casa.

Quando trocar de internet?

Trocar de internet pode ser necessário em diversas situações. Mas quase sempre essa decisão envolve razões financeiras e a insatisfação com a empresa atual.

Para começar, quando a velocidade da internet não atende mais às suas necessidades e o serviço atual apresenta instabilidade e deixa você conectado sem internet. Afinal, estes são sinais claros de que a troca deve ser feita.

Além disso, há o fator econômico. Se o seu provedor atual está com cobranças excessivas ou se você encontrar um plano mais barato com melhores condições, considere a mudança.

Outros motivos incluem quando o suporte do provedor atual é insatisfatório. Ou, se você está se mudando para um lugar que não é atendido pelo seu provedor atual.

Como fazer a troca da internet em 5 passos?

Para te ajudar a trocar de internet e deixar todo esse processo mais organizado, siga esses passos:

Encontre planos de internet disponíveis no seu CEP 

Use ferramentas online para verificar quais operadoras e planos estão disponíveis na sua região. O comparador de planos do Melhor Escolha permite que você insira seu CEP e veja todas as opções de internet banda larga disponíveis.

Escolha o melhor plano de internet pra você e clique em “assinar”

Compare as ofertas considerando velocidade, preço, condições de contrato e suporte técnico. Ao clicar em “assinar” você consegue ver mais detalhes do plano e descobrir se ele melhor atende às suas necessidades.

Analise seu contrato atual de internet 

Verifique as cláusulas do seu contrato atual, principalmente em relação a multas por rescisão antecipada. Certifique-se de estar ciente de todos os detalhes antes de trocar de internet.

Agende a instalação do seu plano

Após escolher o novo plano, entre em contato com a nova operadora para agendar a instalação. Certifique-se de que a data de instalação do novo serviço esteja alinhada com o cancelamento do serviço antigo para evitar ficar sem internet.

Cancele o plano antigo de internet e peça a devolução do roteador

Entre em contato com o provedor antigo para cancelar o plano. Siga as instruções deles para devolver equipamentos como modem e roteador, se for o caso, e solicite a confirmação do cancelamento por escrito.

Descubra quais as operadoras de internet disponíveis no seu CEP

É importante saber quais operadoras atendem no seu endereço. Para isso, acesse o comparador de planos do Melhor Escolha e veja qual a melhor internet residencial disponível na sua região.

Nele você encontra quais operadoras atuam na localidade, além de detalhes dos planos oferecidos por elas.

Com essas dicas, trocar de internet vai ser mais fácil e menos estressante. Lembre-se de sempre ler os contratos com atenção e planejar a troca da internet, para evitar interrupções no serviço.