Sem internet | Saiba como resolver

Atualizado em 16/02/2021 às 16h08

É fato que, nos dias de hoje, é quase impossível executarmos nossas tarefas do dia a dia sem internet.

Obviamente, ficar sem conexão deixa muita gente de cabeça quente, irritada, querendo jogar o roteador contra a parede para ver se volta a funcionar. Normal, todo mundo passa por isso, não é mesmo? Quem nunca?

Melhor Escolha ofertas

Pensando em te ajudar nessa batalha que é ficar sem internet, neste post vamos te contar tudo o que é preciso saber sobre quedas de conexão para recuperar a sua internet.

Vem com a gente!

 

Verifique se realmente você está sem internet

Sempre que você entra em um site ele demora muito para carregar, já bate aquele desespero e a hipótese de que a conexão caiu vem a mente, não é mesmo?

Um site que demorar muito para abrir nem sempre quer dizer que você está sem internet.

Às vezes, o erro pode ter sido de digitação, a página pode ter sido tirada do ar ou ainda estar sobrecarregada, devido ao alto número de acessos.

Se esse for o caso, tente entrar em outros sites e verifique se realmente o problema está com a sua conexão com a internet.

Se continuar não conseguindo acessar nenhum site, aí então já será necessário checar o que pode estar acontecendo com a sua conexão.

Abaixo vamos te contar tudo o que você pode fazer para verificar as falhas de conexão da sua internet. Desde as mais simples e as que podem ser mais complexas.

 

Enquanto isso, você pode usar o speedtest Melhor Escolha e se certificar de que está recebendo toda a velocidade de internet pela qual está pagando. É rapidinho, só clicar em iniciar e pronto!

 

Quais os problemas mais comuns de falta de conexão

Conheça quais os principais problemas causadores de falta de internet

 

Posicionamento dos fios e dos cabos

Quando danificados, mal posicionados ou conectados da maneira errada, os fios e cabos do seu roteador podem fazer com que a conexão com a internet oscile, podendo ser interrompida completamente.

Esse é um problema bem simples que, por ser básico, acaba passando despercebido.

Por isso, quando você ficar sem internet, a primeira coisa que você pode fazer é dar uma olhadinha nos fios e cabos do roteador.

Desconecte-os e os ligue novamente e aguarde até que a conexão seja restabelecida. Se o problema com os cabos for o desgaste, o mais recomendável é que eles sejam substituídos por um novo cabeamento.

 

Firewall e malware

Para saber se o problema de conexão está afetando apenas o seu computador, o que pode ser um sinal de algum vírus ou software mal intencionado, tente se conectar à internet usando outro dispositivo, como smartphones ou tablets, e veja se tudo está funcionando perfeitamente.

Conhecidos por serem os vilões das conexões de internet banda larga, o firewall e o malware podem também comprometer o bom funcionamento de todo o seu computador.

Ainda mais, se somados à programas baixados pela internet e que não tenham sido verificados pelo seu sistema de antivírus.

Isso tudo pode fazer com que a sua conexão com a internet tenha quedas e não funcione da maneira que deveria.

Se identificar que esse é realmente o seu problema, você terá que recorrer a um ótimo antivírus para que ele faça uma varredura completa na sua máquina.

Melhor Escolha ofertas

Entretanto, se o seu notebook ou computador já estiver com vírus, apenas o antivírus não será o suficiente. Neste caso, será necessário ir até uma assistência técnica e pedir que seja feita uma reconfiguração completa do seu sistema operacional.

 

HD e espaço de memória

Muita gente não dá a devida atenção à falta de memória no notebook ou computador. Pode não parecer, mas isso também pode afetar a sua conexão com a internet. Como?

Observe se a sua internet está estável, mas mesmo assim quando você tentar se conectar a internet ou acessar algum site, a internet simplesmente cai.

Isso acontece principalmente porque alguns modelos de computador e notebooks precisam de uma memória interna maior para que possam operar normalmente as funções do dispositivo e, quando tenta se conectar à internet, ele é sobrecarregado.

 

Quando o problema de estar sem internet é na rede sem fio

Eis um fato: não importa quão rápida e estável seja o seu plano de internet banda larga, a rede wifi nunca vai ser melhor do que a transmissão feita pelo cabo.

Por isso, é normal que a conexão via rede sem fio tenha oscilações de sinal e que tenha quedas com alguma frequência.

Quando você ficar sem internet:

  • Clique no ícone do Wifi no seu notebook ou computador e veja se a sua rede sem fio está disponível.
  • Em seguida, desconecte o cabo de internet (LAN) do seu roteador, ligue-o diretamente no seu dispositivo e observe se a conexão funciona.
  • Se ela funcionar, o seu problema pode ser só no wifi.

Neste caso, use a solução de problemas do sistema operacional para que a conexão seja reparada.

Se mesmo assim a sua internet não voltar, é bom considerar comprar um novo roteador, pois o problema pode ser a qualidade do sinal que ele está transmitindo.

 

Conexão protegida

Se o seu wifi não tem senha para se conectar, o seu problema com lentidão, quedas e dificuldade de conexão pode ser exatamente por isso.

Isto porque, um wifi aberto pode fazer com que outras pessoas utilizem a sua conexão sem o seu consentimento, causando uma sobrecarga muitas vezes, levando a problemas de conexão.

Por esse motivo, recomendamos que você proteja a sua rede wifi com uma senha. Pois, além de impedir que outras pessoas usem a sua internet sem a sua permissão e sobrecarregar a sua conexão com a internet, ainda faz com que as trocas de dados fiquem mais seguras.

 

Fique atento, pois com a internet wifi em aberto fica mais fácil de pessoas mal intencionadas invadir a sua rede e ter acesso às suas informações, inclusive senhas pessoais.

Além disso, ainda podem enviar vírus através da conexão e afetar a saúde do seu equipamento.

 

 

Mantenha o modem em bom estado

Sempre que você verificar que a sua internet caiu, a primeira a ser feita é ver como está o seu modem ou roteador.

Por isso, observe se todas as luzes estão acesas, pois cada uma delas indica o funcionamento de função.

Óbvio que os aparelhos variam de acordo com a marca ou o modelo, mas geralmente cada uma das luzes significam o seguinte:

  • LAN ou Ethernet (que mostra a conexão entre o modem/roteador e computador/notebook);
  • Wireless (Sinaliza o estado da rede sem fio);
  • Power (Sinaliza se o aparelho está recebendo energia);
  • ADSL ou DSL (Indicam se o telefone fixo está ou não em funcionamento);
  • Data ou Activity (Indica a ligação entre o modem/roteador e a internet).

 

No caso de alguma dessas luzes estiver apagada ou apenas piscando, desligue o modem/roteador da tomada, aguarde alguns minutos e depois ligue-o novamente, espere até que todas as luzes se acendam e, em seguida, verifique se a conexão foi restabelecida.

Se a falha persistir, é possível tentar resetar o modem/roteador. Basta apertar o botão de reset e aguardar que a internet volte.

Entretanto, é importante ressaltar que não é aconselhável resetar o modem/roteador com muita frequência. Isso pode fazer com que ele perca todas as configurações estabelecidas.

Fez tudo isso e ainda continua sem internet na sua rede sem fio? O problema pode estar na “idade” do seu modem ou roteador.

Os aparelhos roteadores de rede sem fio ou modem de internet banda larga mais antigos podem provocar quedas e oscilações na sua conexão. Se este for o seu caso, não tem jeito! A solução é comprar um novo aparelho imediatamente.

Não sem antes fazer uma boa pesquisa, comparar preços, modelos e qualidade das marcas que estão atualmente no mercado, não se esqueça!

 

LEIA: Entenda a diferença entre modem e roteador

 

Muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo

Não tem jeito, quanto maior for o número de pessoas se conectando a uma mesma rede de internet, mais lenta será a velocidade de conexão de internet.

Se na sua casa é assim, e tem muita gente e dispositivo compartilhando a mesma rede ao mesmo tempo, a solução mais viável é assinar um plano de internet banda larga com mais velocidade.

Para isso, você pode usar o comparador de planos de Internet do Melhor Escolha e pesquisar um plano de internet que dê conta de toda essa demanda da sua casa.

No entanto, se você desconfiar que tem gente demais usando a sua internet, inclusive sem o seu consentimento, o melhor a fazer é trocar a senha do seu wifi.

 

Plano de banda larga

E já que tocamos no assunto de planos de internet , o seu plano contratado pode está diretamente ligado ao desempenho da sua conexão com a internet.

Pacotes mais baratos e com velocidades pequenas, como 1 ou 2 mega, podem não ser o suficiente para uma casa com muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo, por exemplo.

 

Aqui nós te ajudamos a descobrir se o problema está com a velocidade da sua internet, basta usar o nosso speedtest e ver se você está recebendo por tudo que paga. É rapidinho, não dura nem 1 minuto e você já saberá se o seu plano está te deixando na mão!

 

Está sem internet? Talvez seja a hora de trocar de provedor

Seguiu todas as nossas dicas e ainda sim não consegue melhorar a conexão com a internet? Talvez seja a hora de trocar de provedor!

Como já citamos acima, aqui no Melhor Escolha é possível conhecer e comparar todos os planos de internet banda larga que estão disponíveis na sua cidade. Tudo a um clique de distância!

Nós comparamos todas as principais provedoras de internet do Brasil, como Vivo Fibra, Claro NET Internet, Oi Fibra, TIM Live e muitas outras. É só clicar aqui e começar a comparar!

Mas lembre-se, antes de contratar qualquer que seja o plano de internet banda larga, da operadora que for, informe-se sobre qual é a tecnologia usada pela operadora para levar uma rede de internet até sua casa.

A forma como o sinal chega até a sua casa, pode interferir diretamente na qualidade da sua conexão e até mesmo de te  deixar sem internet frequentemente.

 

Esperamos que tenha se informado melhor sobre o que fazer quando estiver sem internet. Nosso intuito é sempre trazer informações relevantes e de qualidade.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.