Google Assistente | Saiba como configurar essa ferramenta

Atualizado em 22/01/2024 às 18h55

O Google Assistente é uma ferramenta feita para auxiliar o usuário em diversas tarefas do dia a dia. No entanto, mesmo estando disponível há alguns anos no mercado, muitas pessoas ainda não utilizam ela no cotidiano. Um dos motivos principais para isso é não saber configurar.

Por isso, neste texto mostraremos tudo que você precisa saber para aproveitar ao máximo essa ferramenta. O objetivo é descomplicar a configuração do Google Assistente para tornar sua rotina mais simples e eficiente.

Melhor Escolha ofertas

Mas antes, que tal descobrir as melhores ofertas de internet fibra disponíveis no CEP da sua rua? Acesse agora o comparador de planos do Melhor Escolha e descubra.

Quais são as vantagens do Google Assistente?

Configurar o Google Assistente oferece uma série de vantagens aos usuários, pois essa é uma ferramenta muito versátil. Primeiramente, a conveniência que ela traz para o dia a dia, permitindo que tarefas diárias sejam realizadas de forma rápida e eficiente através de simples comandos de voz. 

Outra vantagem notável é a integração ampla com dispositivos inteligentes. O Google Assistente não se limita a smartphones, estendendo-se para televisores, smartwatches e outros dispositivos conectados. Essa integração possibilita o controle centralizado de diversos aparelhos e cria um ambiente doméstico mais inteligente.

Além disso, o acesso instantâneo a informações é mais uma vantagem oferecida pelo assistente virtual. Ao fazer perguntas ou solicitar atualizações, os usuários podem obter respostas em tempo real sobre notícias, condições climáticas, eventos esportivos e outros assuntos.

Ainda há a capacidade de personalização do Google Assistente, pois com o tempo ele se adapta ao comportamento e preferências do usuário. Isso faz com que a ferramenta forneça respostas mais relevantes e sugestões personalizadas, tornando a interação mais eficaz e adaptada às necessidades individuais.

Por fim, há a facilidade de configuração, descomplicada, permitindo que os usuários explorem suas capacidades sem grandes obstáculos. Mais isso, iremos explorar nos tópicos a seguir.

Como configurar o Google Assistente do celular?

Nos aparelhos celulares, configurar o Google Assistente é um processo bastante simples. Primeiro, é preciso verificar se o seu dispositivo Android possui o aplicativo Google instalado, caso não possua, basta baixar na loja de app do celular.

Em seguida, é preciso abrir o aplicativo e tocar no ícone “Mais” no canto inferior direito para acessar as configurações. Dentro das configurações, basta selecionar “Google Assistente” e, em seguida, acessar a guia “Geral”. Aqui, é possível encontrar novamente a opção “Google Assistente”, onde dá para ativar a funcionalidade.

Vale lembrar, que durante esse processo, o Assistente pode solicitar algumas permissões para acessar informações e interagir com outros aplicativos. Sendo assim, é necessário liberar alguns acessos para que a ferramenta consiga realizar o seu trabalho.

Uma vez ativado, o usuário pode personalizar ainda mais suas preferências, como idioma de preferência e ativação por voz. Depois disso, é só dizer “Ok Google” e pronto!

Como configurar Google Assistente na TV?

No caso da TV o processo também é simples, mas somente se o aparelho for compatível com a ferramenta. Caso seja, basta verificar que a TV esteja conectada à mesma rede Wi-Fi que seu dispositivo móvel.

A maioria das TVs inteligentes modernas possui a opção de configurar a assistente do Google diretamente nas configurações do sistema. Caso a televisão não seja Smart, aparelhos como o Chromecast podem resolver isso.

Para a configuração, é preciso acessar o menu de configurações da TV e procurar por uma seção relacionada a “Assistentes Virtuais” ou “Configurações de Voz”. Dentro dessa seção, é necessário encontrar a opção para ativar e configurar o Google Assistente.

Durante o processo de configuração, a TV geralmente fornecerá instruções passo a passo sobre como vincular a conta do Google ao Assistente na TV. Basta seguir essas instruções e conceder as permissões necessárias para que o Assistente funcione adequadamente.

Após configurar o Google Assistente, o usuário poderá usar a função para controlar a TV. Assim, é possível ajustar o volume, trocar de canal, abrir aplicativos de filmes e séries e até mesmo buscar informações na web somente com o comando de voz.

Assim como no celular, o processo para configurar o Google Assistente pode mudar conforme as características de cada aparelho. Porém, em geral, o processo não varia muito e você conseguirá realizar a configuração mesmo que mude um passo ou outro. 

Como fazer para desativar o Google Assistente?

Porém, se após realizar todo esse processo, você precisar desativar o assistente de voz, não tem problema. A desconfiguração também é simples e pode ser necessária, tanto por preferência pessoal quanto por outras circunstâncias.

Lembre-se de que as instruções podem variar dependendo da versão do sistema operacional ou do modelo do dispositivo. Mas, em geral, esses são os procedimentos para celular e TV:

Como desativar no celular?

Em dispositivos Android, basta acessar as configurações do telefone, ir para “Google” e selecionar “Google Assistente”. Na guia “Assistente”, selecione “Dispositivos” e desative o Assistente para os dispositivos desejados. 

Melhor Escolha ofertas

Agora, se o objetivo é desativar completamente o Assistente como aplicativo padrão, acesse as configurações de aplicativos padrão e selecione “Assistente do Google” e remova a função.

Como desativar na TV?

Em geral, basta acessar as configurações da TV, ir para o menu e procurar por opções relacionadas a “Assistentes Virtuais” ou “Configurações de Voz”. Dentro dessa seção, você deve encontrar a opção para desativar ou remover o Google Assistente. 

Entretanto, em alguns casos, a opção pode estar em “Aplicativos” ou “Assistentes”, dependendo da interface do usuário da sua TV. 

Configurar o Google Assistente é uma forma de mudar completamente a forma de realizar tarefas cotidianas. E agora que você sabe como habilitar essa função, não perca tempo, aproveite tudo que ela tem a oferecer!

O que é Google Assistente?

Pra você que ainda não conhece, o Google Assistente é uma plataforma de assistência virtual do Google. Ela foi criada com o propósito de proporcionar aos usuários uma experiência mais intuitiva e interativa com seus dispositivos. A ferramenta funciona por meio de comandos de voz, e utiliza inteligência artificial e processamento de linguagem natural para responder às solicitações dos usuários.

Ao configurar nos seus dispositivos, os usuários podem realizar ações como:

  • Chamadas telefônicas
  • Envio de mensagens
  • Obter informações sobre o clima
  • Criar lembretes
  • Reproduzir música
  • Controlar dispositivos inteligentes dentro da residência

Essa versatilidade faz com que o Google Assistente seja uma plataforma importante para quem quer estar integrado no ambiente digital. Ela está disponível em uma ampla gama de dispositivos, desde smartphones até aparelhos de televisão.