Desativar assistente de voz | Confira o passo a passo

Atualizado em 29/08/2022 às 10h41

Como desativar assistente de voz? Descubra tudo sobre uma das ferramentas que se tornou algo comum para muitas pessoas.

O assistente de voz se transformou em um otimizador de tarefas. Conforme os dados internos do Google, cerca de 60% dos brasileiros conectados, já utilizam o controle do celular por voz. Além disso, 90% enviam mensagens por voz.

Melhor Escolha ofertas

Com a ajuda do recurso de voz, fica muito mais fácil cumprir as tarefas do dia enquanto trabalhamos ou organizamos a casa. Mas, como desativar assistente de voz  quando não usamos?

Aproveite que está aqui e descubra as principais ofertas e promoções de celular controle e garanta uma boa franquia de internet para usar como quiser.

Como desativar Assistente de voz?

Veja nos tópicos abaixo em como desativar assistente de voz de cada uma das principais assistentes de voz:

Desativar o Google Assistente

  1. Primeiramente, no seu  smartphone ou tablet Android, diga “Ok Google, abra as configurações do Google Assistente”.
  2. Na opção “Todas as configurações”, toque em ”Geral”, depois em “Ver todas as configurações” ou “Ver todas as configurações do Google Assistente”.
  3. Desative o Google Assistente.

Viu só como é fácil?

Desativar o assistente de voz Siri no iPhone

A assistente de voz Siri iPhone é normalmente ativada automaticamente e por padrão quando usamos o iPhone pela primeira vez. Se deseja desativar assistente de voz siga o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro de tudo vá em Ajustes e toque em “Geral”;
  2. Em seguida, clique em Siri e Busca;
  3. Agora desative os três botões ativados;

Está pensando em trocar o modelo do eu iPhone? Confira mais detalhes sobre o Vivo iPhone e descubra como comprar um celular novo pela Vivo celular

Desativar a Alexa

O dispositivo da Amazon, possui uma tem que permite desligar a Alexa diretamente no aparelho. O botão é aquele com uma bolinha riscado ao meio. Ao apertar o botão a assistente será desativada de forma temporária.

Outra funcionalidade é o modo não perturbe que pode ser feito diretamente no aplicativo. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro abra o aplicativo
  2. Selecione a opção Dispositivos
  3. Escolha a opção “Echo e Alexa”
  4. Selecione o dispositivo desejado 
  5. Clique em “Não perturbe” ou agendar as horas exatas que ele pode se ativar ou desativar sozinho

Caso escolha ativar o modo manualmente, também terá que desativá-lo da mesma forma.

Se preferir agendar, você só terá que escolher os horários. Tanto uma hora para iniciar a ativação deste modo, como um horário para ele ser desativado.

Enfim, é só pensar nos horários que você quer mais calma, como a hora que estiver trabalhando ou estudando, por exemplo.

O que é uma assistente de voz?

Uma assistente de voz é um programa capaz de realizar ações baseadas em palavras e comandos de voz.

Os primeiros aparelhos a aderirem a essa ferramenta foram os smartphones. Com uma assistente é possível controlar o dispositivo, configurar o GPS e até mesmo enviar uma mensagem pelo Whatsapp.

Falando em WhatsApp, você precisa usar 2 WhatsApp no mesmo aparelho? Confira dicas de como fazer isso no seu celular, aqui no blog.

Quais as vantagens de ter uma assistente de voz?

Ter uma assistente de voz otimiza as tarefas do dia a dia e traz várias facilidades, como configuração do GPS, envio de mensagens, ativação de playlists de uma música e diversas outras funções. Confira mais detalhes sobre o que você pode poder caso resolva desativar assistente de voz do seu celular:

Configurar o GPS

Ter o auxílio de um GPS facilita muito para quem dirige. Com o comando de voz você pode programar a sua rota de destino

A assistente de voz pode te ajudar a localizar alguns lugares como um restaurante mais próximo. Depois é só escolher o que mais te agrada e o GPS traçará a rota até o destino.

Já que estamos falando sobre GPS e conexão, você já viu o plano da Vivo para conectar carros? Conheça mais detalhes sobre o Vivo Car.

Tire dúvidas

Com os assistentes de voz você pode realizar pesquisar e até mesmo tirar uma dúvida, como por exemplo: “Qual o nome da música que está tocando?” ou “Como está o clima hoje?”.

Melhor Escolha ofertas

Assistentes de voz e a Acessibilidade

Entre os benefícios dessa ferramenta está em promover a inclusão de pessoas não alfabetizadas e com limitações. Há relatos de que pessoas com deficiências visuais  conseguem utilizar os assistentes e voz para ter acesso a aplicações e serviços, até então inacessíveis.

No próximo tópico conheça as assistentes de voz mais conhecidas no mercado.

Quais são as principais assistentes de Voz

Muitos dispositivos que usamos no dia a dia possuem assistentes de Voz, como a Siri, do iPhone, Google Assistente e a Alexa. Estes assistentes nos acompanham em nossos smartphones e nos recebem em casa através dos Smart Speakers. Veja abaixo as principais assistentes de voz presentes no mercado.

Assistente de voz da Apple: Siri

Desenvolvida em 2010, é a mais antiga das assistentes de voz. Através do comando de voz, é possível:

  • Abrir aplicativos;
  • Fazer Ligações;
  • Enviar mensagens;
  • Adicionar lembretes;
  • Pesquisar na internet;
  • Entre outras funções.

Ela também tem algumas funções divertidas como cantar e fazer piadas. Para ativar essa função basta dizer? “E aí, Siri” no iPhone ou em quaisquer outros aparelhos Apple.

Assistente de voz da Google: Google Assistente

Semelhante à Siri, foi criado em 2016, como uma extensão do Google Now, é encontrado nos dispositivos Android. Veja quais funções você perderá ao desativar assistente de voz:

  • Controlar dispositivos
  • Enviar mensagens
  • Leia suas notificações para você
  • Traduções faladas em tempo real
  • Agendar compromissos
  • Reproduza conteúdo em seu Chromecast ou outros dispositivos compatíveis

O Google Assistente tem integração com diversos aparelhos com o sistema operacional Android e também pode ser usado com o Android Auto. 

Além disso, tem parceria com outras empresas que possuem aparelhos compatíveis, como: LG, Logitech, Samsung SmartThings, TP-Link, Philips Hue, iRobot, Honeywell, WeMo e Osram. 

Para ativar o comando de voz, basta falar “OK, Google” ou “Ei Google”. Além disso, oferece suporte para entrada de texto ou voz.

Assistente de voz da Amazon: Alexa

Pode ser conectada em diversos objetos na casa compatíveis.  Com ela pode:

  • Agendar lembretes
  • Controlar música
  • Pesquisar a internet
  • Pedir um Uber

Também apresenta funções de casa inteligente como acender e apagar as luzes, ligar a televisão, entre outros. E também tem a opção de checar o nível de combustível e de bateria de carros com sistema compatível.

O aplicativo da Alexa pode ser usado mesmo sem a presença de um dispositivo da Amazon: basta, apenas, ter uma conta na plataforma para acessar as principais funções.

Para ativá-la, diga “Alexa” ou faça uma pergunta sempre começando com o nome da assistente. 

Um diferencial que a Alexa tem em relação às outras assistentes é que ela tem um recurso de privacidade e apaga tudo que foi dito no dia.

Assistente de Voz da Samsung: Bixby

Essa ferramenta está instalada nos aparelhos da linha Galaxy e tem integração com outros dispositivos da empresa, como o Galaxy Watch, Smart Tags, Galaxy Buds, Smart TVs e outros eletrodomésticos.

Os comandos são semelhantes às outras opções.  Além disso, você pode criar o próprio comando de voz para que o assistente execute diversas ações de uma vez.

Assistente de voz da Microsoft: Cortana

A Cortana é a assistente de voz da Windows Phone que foi lançada em smartphones e computadores. Com ela o usuário pode:

  • Fazer perguntas
  • Pesquisar na Web
  • Controlar o calendário e a agenda

Embora seja muito parecida com o Google assistente e a Siri, a cortana vai além das funcionalidades tradicionais, ela informa de modo automático detalhes conforme a preferência do consumidor.

Bom, agora que você conheceu as principais assistentes de voz, veja como você pode escolher a que melhor atende a sua rotina.

Qual a melhor assistente de voz?

Conforme pesquisa da Bespoken, foram realizados testes comparando o desempenho de três principais assistentes virtuais: Siri, Alexa e Google. Como teste foram realizadas várias perguntas de diferentes graus de dificuldade. 

Como resultado, as três forneceram a mesma porcentagem de respostas corretas. A líder na resposta foi o Google assistente com 76% de precisão nas respostas, em segundo a Alexa com 56% e como pior resultado a Siri com apenas 47%

Cabe ressaltar que você deve avaliar a assistente virtual conforme a funcionalidade que mais te agrada, e para te ajudar a selecionar a melhor, veja abaixo como escolher.

Como escolher a Assistente de voz?

Como visto anteriormente há uma série de assistentes de voz disponíveis no mercado. Para te ajudar a escolher, ativar ou desativar assistente de voz que menos gosta, veja alguns requisitos abaixo:

Funcionalidade 

Na hora de escolher a melhor assistente de voz, analise a sua rotina e dos demais que moram com você. Veja como você gostaria de automatizar as suas tarefas.

Custo benefício 

Os assistente de voz virtual são grátis, no entanto, se você deseja explorar todo o potencial do assistente há um custo sobre esse produto. Nesse caso, se o serviço não te interessar mais, desativar assistente de voz é uma opção.

Certifique se o valor do produto corresponde com as funcionalidades oferecidas.

Compatibilidade com demais produtos inteligentes

Busque por produtos que sejam compatíveis com a assistente de voz que seja de sua preferência. 

Conseguimos te ajudar?

Por fim, esperamos que tenha se informado melhor sobre como desativar assistente de voz. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.