O que é Chromecast | Como conectar sua TV na internet

Atualizado em 07/02/2022 às 13h46

O Chromecast transforma qualquer TV em uma SmartTV, te dando acesso às mais diversas plataformas de streaming.

Neste post você descobrirá mais detalhes sobre o que é Chromecast, qual a sua maior vantagens e como instalar o aparelho.

Melhor Escolha ofertas

Aproveite que você precisará de um bom plano de internet para usar o Chromecast e confira planos e promoções de internet residencial disponível no CEP da sua rua.

O que é o Google Chromecast?

Quem olha à primeira vista, pode não dar nada para o Google Chromecast. Mas a verdade é que este pequeno aparelhinho, disponível no mercado desde 2013, já revolucionou completamente a forma como consumimos conteúdos pela internet e fez com que as concorrentes do Google dessem o start para a corrida dos stickers para TV, como o Fire StickTV da Amazon, Roku e muitos outros. 

Não à toa, o Google Chromecast é o hardware mais popular não só do Brasil, como do mundo! 

Para que serve o Chromecast e sua principal função

Basicamente, o Chromecast é capaz de transformar qualquer TV em uma SmartTV, te dando acesso às mais diversas plataformas de streaming que existem no mundo atualmente, como Netflix, Amazon Prime, HBO Max, Spotify, Disney+, Globoplay e muito mais — e, de verdade, a lista de apps compatíveis com o Chromecast é imensa! 

Tudo o que você precisa é ter uma TV com entrada HDMI, ter uma internet banda larga de qualidade e pronto, é só conectar! É possível transmitir por smartphones, tablets, notebooks e é ideal para assistir filmes, séries e dá até pra jogar online!

Como fazer funcionar o Chromecast na TV?

Assim como mencionamos acima, este aparelho serve para conectar TV no Wifi, e para fazer o Chromecast funcionar na sua TV, ela precisa ter uma entrada HDMI e, dependendo da versão do seu Chromecast, pode ser necessário também que uma entrada USB esteja disponível, para que o equipamento seja ligado. 

Depois de conectado à TV, é só alterar a fonte (source no controle) da TV para HDMI que ele irá ligar automaticamente. Em seguida, você terá de fazer a configuração do aparelho através do app Google Home, disponível gratuitamente na Play Store, a loja de aplicativos do Google. Depois disso, é só transmitir o conteúdo para a TV! 

O passo a passo para configurar o Chromecast a gente explica nos tópicos abaixo. 

Qual a vantagem de ter um Chromecast?

Bom, se 7 anos atrás teve gente achando que o Chromecast era um produto supérfluo, o tempo mostrou que ele foi e continua sendo muito útil para quem investe no gadget. 

Isso porque o Chromecast, junto aos demais stickers do mercado, tornou mais barato ter uma Smart TV em casa. Isso porque com o aparelho, qualquer TV pode ser uma Smart TV. O valor dele é bem atrativo também, então é acessível para a maioria do público. 

Além disso, além de servir para assistir filmes e séries, também é possível ouvir música, assistir lives direto do Youtube, Facebook Watch e diversas outras plataformas, além de também dá pra jogar online direto na TV – desde que o jogo seja compatível, claro. E, como mencionamos acima também, a lista de serviços compatíveis com o Chromecast é imensa e continua sendo a maior do mercado de stickers. 

Como instalar Chromecast na TV?

Agora que você já sabe o que é Chromecast, você comprou um aparelho e está com dificuldades para instalar o gadget na sua TV? Não se preocupe!

Nós do Melhor Escolha já fizemos um post dedicado a explicar o passo a passo de como instalar Chromecast É bem rápido e fácil, vai lá conferir!

Não se interessou em comprar o Chromecast, fique tranquilo pois também existem algumas maneiras de você espelhar o celular na TV. Descubra como.

Conseguimos tirar as suas principais dúvidas sobre o que é Chromecast?

Qualquer outra dúvida que tenha ou até mesmo, qualquer sugestão em nosso conteúdo, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.