Como localizar um celular perdido

Atualizado em 16/02/2024 às 16h52

Saiba como localizar um celular remotamente e proteger seus dispositivos de maneira eficaz. Nunca se sabe quando essa habilidade será útil, então é importante entender as ferramentas disponíveis e como utilizá-las.

Neste conteúdo você vai descobrir dicas práticas sobre como encontrar um celular perdido ou roubado usando plataformas oficiais. Também vamos esclarecer se é possível localizar o celular pelo seu número IMEI.

Melhor Escolha ofertas

Se você está pensando em trocar seu plano de celular, acesse o Melhor Escolha e confira as opções de planos controle disponíveis na sua região.

Como descobrir a localização de um celular? 

Uma das maneiras mais comuns de localizar um celular é usando os serviços de rastreamento que vêm com o sistema operacional do seu smartphone. 

Você pode usar o “Encontre meu iPhone”, se o seu aparelho tiver o sistema iOS (Apple) ou o “Encontre meu dispositivo”, do Google, que funciona com celulares Android.

Esses serviços permitem que o proprietário do celular, após autenticação, acompanhe a localização do dispositivo em tempo real. No entanto, é importante notar que esses serviços funcionam apenas se o celular estiver ligado e conectado à internet.

Esse método é bom para quando você perdeu o celular, mas pode não ser muito útil se ele foi roubado ou furtado.

No caso de furto ou roubo o melhor a se fazer é registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com a operadora do seu celular para denunciar o ocorrido. 

Dessa forma, sua linha ficará inativa, e a operadora também pode te ajudar a obter informações sobre a localização do dispositivo. É importante estar com os documentos do titular do plano em mãos, para o caso de confirmação dos dados.

É possível rastrear a localização do celular pelo número? 

Apesar de muita gente pensar que é fácil achar um celular só pelo número do chip, na verdade, é bem complicado.

Para rastrear um celular, normalmente você precisa usar serviços específicos. Esses serviços pedem para o dono do celular se identificar e dar permissão, ou seja, é difícil controlar isso.

É possível localizar um celular pelo IMEI?

Se você está se perguntando se dá pra rastrear um celular pelo IMEI, a resposta é não.

O IMEI, que é um número de identificação único de cada celular, serve principalmente para bloquear o aparelho caso seja perdido ou roubado, mas não serve para rastreá-lo.

Apesar disso, é importante ter o número do IMEI para proteger seu celular e sua privacidade. 

Se você ainda não sabe onde encontrar o seu IMEI, é fácil e rápido descobrir. Confira nosso post sobre como consultar IMEI para mais detalhes.

Não conseguiu localizar o seu celular? O governo criou o Celular Seguro, uma plataforma que bloqueia o aparelho, restringindo o uso do seu celular, protegendo suas informações.

Agora que você já aprendeu algumas formas de localizar um celular, lembre-se sempre de usar essas ferramentas com responsabilidade, pensando na sua segurança e respeitando a privacidade das outras pessoas.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários e responderemos assim que possível.