Como conectar internet na TV | passo a passo completo

Atualizado em 24/03/2024 às 22h44

Descubra como conectar internet na TV, seja por cabo de internet ou via Wi-Fi.

Neste conteúdo, você vai aprender como usar a internet na sua TV, tanto se ela for uma Smart TV quanto se for uma TV comum, que não tem acesso à internet de fábrica.

Melhor Escolha ofertas

E pra não ter problemas na hora de assistir, acesse o comparador de planos do Melhor Escolha e conheça as melhores ofertas de planos de internet banda larga no CEP da sua rua.

O que fazer quando a TV não quer conectar na internet?

Quando a televisão não quer se conectar à internet, existem algumas coisas que você pode fazer para tentar para resolver o problema:

  1. Primeiramente, veja se outros dispositivos estão conectados à internet, como o seu smartphone por exemplo. Se eles estiverem, sua conexão está funcionando. Se não, talvez seja um problema com sua rede Wi-Fi.
  2. Se continuar sem conectar internet na sua TV, reinicie ela. Às vezes, desligar e ligar a TV pode resolver o seu problema. Tire-a da tomada por alguns minutos e depois ligue-a novamente.
  3. Verifique se sua TV está conectada à rede Wi-Fi certa e se a senha também está correta.
  4. Veja se existe alguma atualização disponível para sua TV. Elas podem corrigir problemas de conexão.
  5. Certifique-se de que seu roteador está configurado para permitir que a TV se conecte à internet. Às vezes, ele pode bloquear alguns dispositivos.
  6. Evite interferências! Dispositivos como telefones sem fio ou microondas podem atrapalhar o sinal Wi-Fi, então deixe eles o mais longe possível da sua TV.
  7. Se nada funcionar, entre em contato com o suporte técnico da marca da sua TV. Eles podem ajudar a resolver o seu problema.

Como conectar a TV na internet com cabo HDMI?

Conectar a TV na internet com um cabo HDMI não é comum. O que você pode fazer é usar um cabo HDMI para transmitir a tela do seu laptop com internet para a sua TV. Para isso, faça o seguinte:

  1. Primeiramente, conecte uma ponta do cabo HDMI no seu laptop e a outra na TV;
  2. Em seguida, use o controle remoto para selecionar a entrada HDMI na TV onde você conectou o cabo;
  3. Dependendo do seu laptop, você talvez precise ajustar as configurações para que a imagem apareça na TV. Isso geralmente é feito nas configurações de tela do laptop;
  4. Use o Wi-Fi ou um cabo de internet para conectar o laptop à sua rede;
  5. Por último, espelhe ou estenda a tela. Você pode escolher se quer ver a mesma coisa que está no laptop na TV ou usar a TV como uma tela extra.

Mas lembre-se, isso não conecta a TV diretamente na internet. Se você quiser isso, é melhor usar outro método, como um dispositivo de streaming ou um adaptador Wi-Fi.

Como conectar internet na televisão Smart?

Conectar uma televisão Smart à internet é geralmente bastante simples. Siga esses passos:

  1. Para começar, use o controle remoto para encontrar as configurações da sua TV;
  2. Quando estiver nas configurações de Wi-Fi, sua TV mostrará uma lista das redes disponíveis. Escolha a sua e digite a senha para conectar;
  3. Se sua Smart TV tiver alguma atualização disponível, siga as instruções para atualizar o software da sua TV;
  4. Pronto! Agora sua TV Smart está conectada à internet e pronta para usar apps de filmes e séries, canais online, ou até mesmo IPTV, como o Pluto TV ou DirecTV Go.

Descubra aqui como conectar TV no Wi-Fi em um guia mais detalhado. 

Se você preferir, também pode conectar um cabo ethernet direto na sua TV em vez de usar Wi-Fi. Isso pode proporcionar uma conexão mais estável.

Qual aparelho que coloca na TV para pegar internet?

Existem vários aparelhos que você pode colocar na sua TV para acessar a internet, então você pode escolher o que melhor atende às suas necessidades e orçamento:

  • Chromecast: O Chromecast é um dispositivo pequeno que você conecta à sua TV pela porta HDMI. Ele permite que você transmita conteúdo de aplicativos compatíveis do seu smartphone, tablet ou computador para a tela da TV. Saiba aqui como instalar Chromecast.
  • Fire TV Stick: É parecido com o Chromecast, mas é da Amazon. Ele se conecta à porta HDMI da sua TV e oferece acesso a uma variedade de aplicativos de streaming, como Netflix, Prime Video e outros.
  • Apple TV: É uma caixa de streaming que oferece acesso a uma variedade de conteúdos, incluindo filmes, programas de TV, música e muito mais. Você pode baixar aplicativos diretamente na Apple TV e acessar conteúdo da internet.
  • Roku TV: O Roku TV é outra opção popular para acessar a internet na TV. Ele oferece uma ampla variedade de aplicativos de streaming e são conhecidos por sua facilidade de uso.

Como colocar internet na TV que não tem Wi-Fi?

Se sua TV não tem Wi-Fi, ou seja, não é Smart, você pode conectar internet nela de outro jeito, como usando um Chromecast, Roku TV, ou até um videogame.

Você pode usar um Chromecast, aquele aparelho que você conecta à sua TV pela entrada USB. Ele permite conectar celular na TV, ou até mesmo o seu computador, e transmitir conteúdo para ela, desde que estejam conectados à mesma rede Wi-Fi.

Uma outra opção pode ser o Roku TV, uma plataforma de streaming que oferece acesso a uma variedade de aplicativos e serviços, como Netflix, YouTube, Prime Video, e transforma qualquer TV em smart.

Se você tiver um cabo HDMI, conecte seu notebook à TV usando ele. Assim, tudo o que você fizer no computador aparecerá na TV, incluindo vídeos. Use um mouse e teclado sem fio para mais conforto.

Um videogame, como Playstation ou Xbox, também pode ser útil para você conectar internet na TV. Instale apps de streaming nele e navegue usando o controle do videogame.

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a saber como conectar internet na TV. Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários.