Chip Internacional | Internet no exterior

Atualizado em 17/02/2023 às 12h02

Chip Internacional passou a ser um item obrigatório na bagagem de quem vai viajar para fora do país e deseja ter internet móvel no celular. Veja onde comprar chip internacional e outras informações úteis

Usar a internet no exterior, com chip internacional, tem sido algo cada vez mais indispensável. Muitos se perguntam como ter internet no celular em caso de viagens internacionais, já que, muitas vezes, pagar pelo roaming internacional da operadora brasileira pode ser algo um pouco caro.

Melhor Escolha ofertas

Por esse motivo, fizemos um post super completo aqui no Melhor Escolha, com várias dicas e soluções para usar a internet em viagens internacionais: desde os benefícios de se ter internet no celular, até as operadores mais famosas de cada destino.

Estamos acostumados a usar a rede 3G ou 4G para nos conectarmos à internet quando viajamos para qualquer lugar do Brasil. O que muitos não sabem é que, ao sair do país, também saímos das áreas de cobertura das operadoras nacionais. E para continuar utilizando o 4G temos que utilizar o serviço de roaming de dados internacional, quando disponível.

Aproveite para conhecer nosso comparador de planos. Encontre planos melhores e mais baratos para seu celular controle, internet banda larga, TV por assinatura ou telefone fixo. Comparamos diversas planos e operadoras para ajudar você a encontrar o melhor plano pelo menor preço!

O que é roaming de dados internacional?

O roaming de dados internacional é um acordo entre operadoras nacionais e internacionais para a utilização de suas redes, permitindo que você possa continuar acessando à internet quando estiver fora do país.

A qualidade de navegação varia de acordo com a qualidade da operadora e do roaming internacional que você está utilizando. Mas o que mais varia são as taxas cobradas para utilizar a internet, o que pode te desanimar completamente de usar internet no exterior.

No Brasil são comuns casos de contas de roaming de dados que ultrapassam mil reias. Mas o Brasil não está sozinho, já que a maioria dos países também sofrem com esse problema.

Por isso que antes de viajar é importante consultar os valores dos pacotes de roaming na sua operadora e fazer a conta do que compensa mais, se usar sua operadora lá fora ou optar por um chip internacional. Falaremos um pouco destas duas opções aqui.

Por que o roaming de dados é tão caro?

Existem vários fatores que contribuem para o preço alto do roaming de dados. Operadoras, querendo proteger a qualidade de suas redes, cobram valores altos para o acesso dos turistas, pois geram picos de demanda que são difíceis de prever, causando queda de qualidade da rede.

Por meio de acordos de roaming, altos valores são cobrados das operadoras nacionais, que nos repassam esses custos por meio dos pacotes e planos de roaming internacional.

Outro problema é que são necessários vários acordos de roaming para que a cobertura esteja disponível em diversos países. Cada acordo é feito com uma operadora diferente, em mercados diferentes e sob regulamentações distintas. Portanto, os valores dos acordos podem variar de um país para outro.

Com diferentes preços de roaming em cada país, fica difícil divulgar claramente aos clientes os preços de roaming. Também é mais complicado configurar sistemas de faturamento para tantas tarifas diferente.

Diante desse cenário, a solução encontrada por muitas operadoras para dar acesso a internet no exterior, foi agrupar tarifas por região (como Europa, América, entre outras). Mas, isso causa um outro problema, pois mesmo países dentro da mesma região podem ter tarifas de roaming completamente diferentes.

Nesses casos, para assegurar a rentabilidade do negócio, operadoras repassam aos clientes tarifas baseadas no custo mais alto de roaming disponível naquele lugar.

Separamos aqui algumas dicas para usar a internet e evitar surpresas desagradáveis na sua conta

Porque ter internet no exterior no celular?

Você pode até estar se perguntando qual a necessidade de se ter internet no exterior, sendo que nos dias de hoje existem sinais de wi-fi gratuitos em quase todos os estabelecimentos.

Acontece que se você tiver um chip com dados e ou até mesmo com ligações e SMS disponível, sua vida pode ficar um pouco menos dependente de sempre ter que comprar um café para ter acesso ao wi-fi dos estabelecimentos. E ainda mais:

  • Você não vai bancar o turista carregando pra cima e pra baixo aqueles mapas de papel.
  • Tem acesso a todos os mapas, horários de ônibus e metrô, o que torna sua viagem menos estressante e corrida.
  • Encontrar restaurantes e bares pode se tornar algo super legal ao invés de sempre ir naqueles que os guias de viagem sempre recomendam.
  • Ver todos os horários de funcionamentos de museus e lojas.
  • Usar as redes sociais como Instagram, Facebook em tempo real, e o WhatsApp para contar todas as novidades para seus amigos sobre a viagem.
  • Além de poder usar todos os apps de viagem do celular, como Uber, Trip Advisor ou consultar a estadia no Airbnb.

Internet 4G | Pesquisa mostra melhor operadora do Brasil

Chip pré-pago internacional

Tenha um chip internacional pré-pago do país em que estiver. É fácil encontrar e barato adquirir um chip internacional pré-pago quando estiver no exterior. Eles normalmente custam entre R$ 30 e R$ 100. Além disso, você pode aproveitar ótimas tarifas de internet, que são muito mais econômicas que as tarifas do roaming internacional.

Uma dica super válida é colocar um chip de outra operadora no seu celular antes de viajar, para verificar se ele está desbloqueado para o uso em outras redes. Se não estiver, entre em contato com sua operadora e solicite o desbloqueio.

Melhor Escolha ofertas

Onde comprar chip internacional?

Existem algumas formas de você adquirir um chip internacional para ter internet no exterior, desde comprar os chips aqui no Brasil ou até mesmo no seu lugar de destino. Veja!

Como comprar chip internacional no Brasil

Uma opção que pode fazer você ganhar mais tempo na sua viagem é comprar um chip internacional pré-pago pela internet.

Isso mesmo!

Eles são super eficazes por possuir vários planos que possam atender às suas necessidades. E mais, você já sai usando do Brasil.

Uma das empresas que fornece esse tipo de produto é a EasySim4U. Com ela você pode acessar filmes, aplicativos de viagem, entre muitas outras funcionalidades.

A EasySim4u é pioneira no sistema de telefonia internacional e possui quatro planos principais.

Um dos mais vendidos é o plano de Dados North que custa $37 dólares, seguido do plano da 4G Europa por $60 dólares, com durabilidade de 5 dias e franquia de internet ilimitada. Esses planos podem te oferecer  internet de qualidade 4G nos EUA, Canadá, México ou pela Europa.

Existem outras operadoras de Chip Internacional além da Easy, e você pode conferir a avaliação delas por este blog de viagem “Dicas de onde ficar“.

Qual o melhor chip Internacional?

Se você preferir, pode optar por outras operadoras que oferecem planos para ter internet no exterior e escolher qual o melhor chip internacional, dependendo de seu destino:

  • Skill SIM: Os pacotes oferecidos pela Skill SIM são oferecidos por países e continentes e as escolhas são feitas por tempo de utilização. E isso depende do seu tempo de viagem.
  • Shopp USA: Essa opção é somente para cobertura nos EUA.
  • My simTravel: Uma opção bastante conhecida e de qualidade. O que difere ela de outras operadoras é o seu sistema de recargas.
  • Travel Mobile: Os planos também dependem dos países, dos continentes e operadora. A Travel Mobile possui operadoras super parceiras que facilitam a sua escolha de pacotes de serviços.
  • Fale Global: Possui opção de SIM CARD válido para os EUA, Europa e Japão e que podem ser pagos em moeda brasileira em até 12 vezes.
  • ChatSim: Por fim, essa opção foge um pouco da “internet para tudo” o que você precisar no celular. Ele é um SIM CARD internacional apenas para redes de mensagens como o WhatsApp, Facebook e similares. O Instagram e os demais apps não são disponíveis.

Comprar Chip Internacional na Europa

Uma das opções é comprar um SIM CARD no exterior. Ele funciona da seguinte forma:

Quando você chegar no seu destino, você precisa procurar uma operadora local. Se você quer saber qual as operadoras mais procuradas de cada lugar, vamos deixar uma lista aqui embaixo. Assim você já viaja preparado e sabendo de todas as informações.

Continuando, você pode comprar esse chip internacional em qualquer lugar, pode ser até mesmo no aeroporto, em alguma estação do trem ou então na própria loja física da operadora.

É recomendável que você chame o chip internacional de SIM CARD, essa é uma forma mais universal das pessoas entenderem.

Geralmente, existem dezenas de planos que você pode escolher, agora é você que decide qual o melhor serviço, de acordo com a sua necessidade. Os vendedores sempre ajudam os turistas a configurar no aparelho.

Já com chip internacional no seu celular, você terá um número local para fazer ligações. Dessa forma, você aproveita as promoções e os benefícios como se fosse um nativo da cidade.

Atenção, nem todos os planos internacionais oferecem minutos de ligações inclusas.

E você pode usar o WhatsApp tranquilamente enquanto estiver viajando, você não precisa configurar o seu app para o seu novo número. Ele funcionará normalmente fora do Brasil.

Caso você mude de país, verifique a necessidade de adquirir um novo chip. Se você for fazer mais de um país na sua viagem, opte por planos mundo. Assim não precisará ficar trocando de chip toda hora.

Algumas operadoras na Europa, por exemplo, oferecem planos que podem ser usados em viagens pelos países europeus livremente.

9 Direitos do Consumidor de Plano de Celular que você ainda não sabe!

Quais as operadoras de Chip Internacional?

Quer saber quais empresas de telefonia são ativas no seu país de destino? Vamos te ajudar nessa missão.

Tem um site com uma lista completa sobre esse assunto. Mas veja alguns exemplos:

Quanto custa um chip internacional?

Um chip internacional custa entre R$ 59,90 e R$ 400,00.

O valor exato vai depender da quantidade de dias que o viajante precisa e de qual velocidade de internet que deseja.

Outros serviços adicionais, como ligações ilimitadas também influenciam no valor do chip internacional.

Pacotes de roaming das operadoras

Uma outra opção de ter internet no exterior é verificar quais pacotes de roaming internacional são oferecidos pela sua operadora.

Todas as operadoras oferecem pacotes internacionais com franquia de internet por um valor fixo.

Esses valores geralmente não são tão baixos como os valores cobrados ao utilizar um chip internacional de uma operadora local, mas podem reduzir significativamente sua conta.

Chip pré-pago internacional ou pacote de roaming da sua operadora?

Agora que você já sabe como conseguir um Chip Internacional, vale a pena comparar os valores com as opções de pacote de internet no exterior da sua operadora.

Clique nos links abaixo para saber detalhes sobre os planos de cada operadora.

Exemplo de valores de pacotes para os Estados Unidos:

  • TIM Roaming Internacional: um pacote de 300MB sai por volta de R$ 104,90. Esse pacote não é diário, quando acabar você pode começar outro.
  • Claro Roaming Internacional: os pacotes são diários, uma franquia de 50MB de internet custa R$29,90 por dia.
  • Vivo Roaming Internacional: a diária é de R$39,90 e você tem direito a uma franquia por 1GB de internet por dia.
  • Oi Roaming Internacional: pacote diário com 500MB ao custo de R$29,90. (Regulamento Oi)

Compare Chip Internacional versus Roaming da sua operadora

Fazendo uma comparação simples, se você pretende usar bastante internet 4G na sua viagem para os Estados Unidos, compensa mais financeiramente adquirir um Chip Internacional.

Um Chip Internacional para os Estados Unidos, com internet ilimitada para 7 dias vai custar em torno de R$170,00.

Já um pacote de roaming internacional da sua operadora não vai sair por menos do que R$209,00 e você terá uma quantidade de internet limitada para usar.

Para quem viaja com muita frequência para os Estados Unidos, e tem um plano pós da Claro, o pacote Claro passaporte Américas pode ser bem vantajoso.  Por R$9,90 ao mês você tem seu plano de celular liberado para usar em 18 países da América, incluindo Estados Unidos.

Chip internacional vale a pena?

As vantagens do Chip Internacional são definitivamente o preço e a possibilidade do uso de internet ilimitada.

Mas tem uma pequena desvantagem a ser considerada, seu número de telefone ficará indisponível, você não conseguirá receber ligações nele.

O que pode não ser um problema para muitos, pois seu WhatsApp continuará ativo com seu número do Brasil normalmente. Você poderá fazer e receber ligações pelo WhatsApp à vontade enquanto estiver usando seu chip internacional pré-pago.

Ou seja, se você não precisa ficar disponível para receber ligações durante sua viagem, optar por um chip internacional vale a pena.

Considerações importantes

Wi-Fi sempre salva!
Utilize Wi-Fi gratuito! Muitos estabelecimentos, incluindo hotéis, restaurante, cafés e aeroportos, oferecem acesso à internet gratuitamente.

Uma dica é usar o aplicativo do Facebook para encontrar pontos de Wi-Fi gratuitos. se você ainda não conhece essa funcionalidade, temos um post que explica certinho como usar.

Como encontrar redes Wi-Fi usando o Facebook

Esperamos que tenha gostado desse post e que ele tenha sido útil pra você. Se quiser, conte-nos aqui nos comentários se você já usou algum desses recursos e o que achou.