TIM lidera em cobertura 4G no Brasil

Atualizado em 22/08/2019 às 12h41

Muitos clientes de internet fixa reclamam por receber velocidades inferiores às contratadas, porém no serviço de internet móvel o cenário é diferente, pelo menos até o momento. O sonho de internet rápida ainda está vivo quando o assunto é cobertura 4G. Mas será que é o momento de trocar seu celular por um celular 4G?

 

Cobertura 4G

Apesar da adoção tardia, a expansão da cobertura 4G no Brasil tem sido rápida. Lançada há pouco mais de 2 anos no país, a cobertura do serviço já ultrapassa 500 municípios, cobrindo 52% da população, de acordo com dados das operadoras. Considerando o tamanho do Brasil e que os primeiros países à adotar utilizar a tecnologia começaram a utilizá-la há sete anos atrás, podemos assumir que estamos tivemos um bom progresso nessa área. Possuímos hoje cobertura semelhante à do Reino Unido e Alemanha.

Melhor Escolha ofertas

 

 

Quanto comparamos as operadoras, vemos a TIM com ampla vantagem em número de cidades cobertas com 4G. São ao todo 443 cidades atendidas abrangendo 52% da população, contra 190 (48%) da Claro, 188 (47%) da Vivo, 147 (46%) da TIM e 10 (5%) da Nextel, conforme informações das operadoras. Tamanha superioridade da TIM não se reflete porém no percentual da população atendida, uma vez que a operadora atende grande número de cidades com populações menores.

Velocidade média no Brasil ultrapassa 10 mega, diz Opensignal

Além da cobertura expandida rapidamente, a velocidade também não deixa a desejar. Estudos recentes da empresa britânica OpenSignal revelam que a velocidade média do 4G no Brasil é de 11,36 mega.

Se por um lado estamos no final da fila quanto à comparação de velocidade com outros países, por outro temos velocidade 4G que supera tanto a velocidade média de internet fixa, que é cerca de 3 mega, quanto a velocidade média do 3G, que gira em torno de 2,4 mega. Obviamente grandes centros urbanos têm velocidades médias de internet fixa muito superiores, mas não refletem porém a realidade brasileira. Outro ponto positivo é que a velocidade também é média é bem superior à contratada. As operadoras estabeleceram como 5 mega a velocidade do 4G no Brasil.

 

Confira nossos post mais recentes em:

LEIA: Internet 4G: qual a melhor operadora de celular do Brasil?

E MAIS: A velocidade do 4G no Brasil está acima da média mundial

ENTENDA: 4.5G : o que muda na sua vida! saiba mais sobre a tecnologia

VEJA TAMBÉM: Velocidade 4G no Brasil é maior que dos Estados Unidos!

 

Temos uma boa velocidade 4G, mas até quando?

Não podemos nos iludir com a velocidade atual do 4G, pois trata-se de um cenário de transição. Na medida que mais pessoas trocam seus aparelhos por aparelhos compatíveis com 4G, teremos mais clientes dividindo a capacidade da rede. Isso significa que teremos uma redução da velocidade do 4G devido ao aumento de usuários do serviço.

 

Se sua ideia é investir em um smartphone compatível, certifique-se que exista cobertura 4G na sua cidade. Ao adquirir o pacote de dados, avalie para quais atividades você usa o seu smartphone. Se você não assiste muitos vídeos pode economizar optando por um pacote de internet menor.