O que é OTT? | A revolução da TV online

Atualizado em 24/07/2023 às 10h34

O que é OTT? Se você é um apaixonado por séries e filmes, é bem provável que já tenha ouvido falar sobre OTT

Se você não sabe do que se trata, fique tranquilo, neste artigo vamos desvendar esse mistério e explicar tudo o que você precisa saber sobre o que é OTT, e as principais informações sobre o assunto.

Melhor Escolha ofertas

O que é OTT?

O termo OTT é a abreviação de “Over-The-Top”, que significa “por cima do topo”. Mas o que isso quer dizer na prática?

A OTT é um serviço de streaming que permite o acesso a conteúdos de áudio e vídeo pela internet, sem a necessidade de uma operadora de TV por assinatura tradicional. Esse serviço vai além dos meios convencionais de distribuição de conteúdo, como a televisão e o cinema.

Imagine ter a liberdade de escolher o que assistir e quando assistir, tudo isso por meio do seu celular, tablet, smart TV ou qualquer outro dispositivo conectado à internet, com a OTT isso é possível!

Funcionamento da OTT: tecnologia pura

A OTT usa a internet como meio de transmissão dos conteúdos. As empresas que oferecem esse tipo de serviço são chamadas de provedores OTT, e disponibilizam plataformas de streaming com uma variedade imensa de programas, filmes, séries, documentários e muito mais.

Todo esse catálogo de conteúdo pode ser facilmente acessado através de diferentes dispositivos, como smartphones, tablets, TVs e computadores. A única coisa que você vai precisar além dos dispositivos é da conexão com uma boa internet.

Entre os provedores OTT mais conhecidos, podemos citar 

Cada um deles oferece um catálogo diversificado, com opções para todos os gostos e idades.

Por que a OTT está revolucionando a forma de assistir TV?

Quando entendemos o que é OTT, fica claro o quanto esse tipo de serviço tem transformado a forma como consumimos entretenimento, tanto para os conteúdos em vídeo, como em áudio. 

Para confirmar isso, basta voltar um pouco ao passado e analisar como assistíamos aos filmes, séries, programas e até escutávamos músicas. Precisávamos esperar um horário exato para consumir o conteúdo que queríamos, hoje isso já não é mais necessário!

Outra coisa muito legal que as OTTs possibilitaram, foi a ampliação na criação de novas produções, que antes eram limitadas apenas a TV e ao cinema, hoje tanto as plataformas, como produtores independentes tem a liberdade e possibilidade de criar produções e lançar em diferentes serviços de streaming. 

OTT ou TV a Cabo: qual a melhor?

Essa pode acabar sendo uma escolha bem difícil para algumas pessoas, principalmente as que ainda consomem conteúdos exclusivos de emissoras, por exemplo. 

Em ambos os serviços, você vai encontrar prós e contras, que podem pesar na sua escolha. Para ajudar nessa tomada de decisão, vamos conhecer as principais vantagens de cada serviço, e assim te ajudar na hora da escolha.

Vantagens da TV a cabo

Esse é simplesmente um dos maiores e mais tradicionais de serviço de entretenimento doméstico dos últimos anos. Sempre oferecendo uma variedade gigantesca de canais, oferece uma diversidade de canais que agrada a todos.

Com o passar dos anos, as operadoras de TV a cabo adicionaram outros serviços aos seus pacotes como telefone e internet, o que para muitas pessoas acaba sendo uma grande vantagem, já que acaba tendo todos os serviços em um único pacote.

Outro ponto que favorece demais a TV a cabo, é o fato de que sua transmissão tem uma ótima estabilidade, principalmente pelo fato de que o seu sinal é enviado por cabos e satélites dedicados. Isso reduz as chances de quedas de sinal.

Desvantagens da TV a cabo

Esse serviço tem algumas limitações, principalmente ligadas a escolha de canais, já que você não tem tanta flexibilidade na hora de montar a sua grade de canais. 

No geral, você pode escolher pacotes com canais já definidos, o que faz com que você pague muitas vezes por canais que não vai assistir. Outro ponto, é a programação com horários fixos, que obriga que você tenha que se adequar aos horários de exibição dos programas. 

Vantagens da OTT

Entre as principais vantagens podemos citar a liberdade de escolha de programação. Você pode assistir o que você quiser em qualquer lugar que esteja, em qualquer dia ou horário. 

Além disso, as OTTS oferecem catálogos gigantescos com uma ampla variedade de séries, filmes e até produções originais.

Melhor Escolha ofertas

O quesito acessibilidade é outro que pesa bastante, já que estamos falando de um serviço que você pode utilizar de qualquer dispositivo, seja do seu celular, da TV da sua casa, do seu tablet, do seu computador ou notebook, e até mesmo do seu console de videogame, basta ter acesso à internet. 

Existem algumas plataformas que oferecem até mesmo a possibilidade de assistir aos conteúdos mesmo sem internet, precisando apenas fazer o download do conteúdo quando estiver conectado. 

Os preços também pesam bastante na hora da decisão, principalmente se compararmos com pacotes de TV a cabo tradicional. A liberdade de poder cancelar a qualquer momento sem carência, também é algo que atrai bastante.

Desvantagens da OTT

Entre as principais desvantagens sem dúvida está a dependência de uma internet estável para aproveitar o serviço. Isso quer dizer que se você não tem uma boa internet pode não conseguir aproveitar o melhor do conteúdo das plataformas

Isso por que os conteúdos vão ficar travando, e em muitos casos até ter dificuldade para carregar por conta de uma internet lenta. O que impacta diretamente na qualidade de reprodução. 

Para quem é apaixonado por programas exclusivos de canais abertos e eventos esportivos, por exemplo, pode sentir bastante a ausência desses canais ao contratar um serviço OTT, já que em sua maioria não os disponibiliza. 

Qual a melhor opção?

Acredito que tenha ficado bem claro que existem vantagens em ambos os serviços, assim como desvantagens. O ponto de decisão está principalmente ligado as suas preferências e possibilidades:

  • Liberdade de escolha de programação é importante para você?
  • Costuma assistir a conteúdos ao vivo de emissoras?
  • Qual o seu orçamento?
  • Você assiste conteúdos apenas em casa?

Essas são algumas das perguntas que você precisa se fazer antes de decidir. São os seus hábitos de consumo que mostraram as suas necessidades e consequentemente, te ajudarão a chegar na melhor escolha.

Agora, se você optar pelo serviço das OTTs, pode ser que surja uma outra dúvida:

Qual OTT escolher? Conheça algumas opções populares!

Existe uma enxurrada de opções de serviços de streaming no mercado e, é justamente por conta de toda essa variedade que a dúvida acaba surgindo, principalmente por que a cada dia surge um conteúdo mais interessante. 

Para te ajudar nessa escolha, listamos as opções mais famosas do mercado:

Netflix

Uma das primeiras a surgir no mercado de OTTs, disponibiliza um catálogo gigantesco de séries, documentários e filmes. Muitos desses conteúdos são exclusivos da plataforma, o que acaba atraindo milhares de assinantes. 

Amazon Prime Vídeo

Quem assina o Amazon Prime Vídeo, acaba levando junto uma série de vantagens no próprio site da Amazon, como, por exemplo: entregas mais rápidas, com desconto, e em alguns casos até grátis.

Disponibiliza um catálogo bem extenso, e ainda oferece a possibilidade assinar outros canais dentro da própria plataforma, o que aumenta ainda mais a sua variedade de conteúdo. 

Disney+

É nesse streaming que você vai encontrar todas as produções dos estúdios Disney, Marvel, Pixar e National Geographic. Quem não perde um lançamento das franquias de super-heróis ou os dos filmes Disney e Star Wars, precisa ter esse serviço. 

HBO Max

Lar de séries aclamadas como Game Of Thrones, e clássicas como Friends, a plataforma é uma das queridinhas dos assinantes. Com um amplo catalogo de filmes, séries, documentários e produções exclusivas e uma ótima opção. 

Listamos apenas algumas, das muitas opções disponíveis no mercado, mas é claro que existem centenas mais. Vale a pena analisar cada uma, para entender qual mais chama a sua atenção. Na dúvida: assine todas!

OTT é a revolução da TV!

Chegamos ao fim deste artigo, e espero que você tenha entendido sobre o que é OTT e como o serviço está revolucionando a forma de assistir TV. Com a OTT, você tem liberdade, variedade e controle sobre o que assiste.

Se quiser saber mais sobre operadoras, planos de internet, telefonia fixa e muito mais, continue aqui no nosso blog Melhor Escolha. 

Temos diversos artigos que vão te ajudar a fazer as melhores escolhas na hora de contratar serviços de telecomunicações, como esses:

Vale também acessar nossa ferramenta de comparação de operadoras. Com ela, você vai encontrar o plano ideal para as suas necessidades. 

Agora é só escolher seus serviços de streaming preferidos, preparar a pipoca e aproveitar as maratonas. Divirta-se!