Como espelhar celular na TV | Tire todas as dúvidas

Atualizado em 11/11/2021 às 12h16

Descubra todas as maneiras de como espelhar celular na TV e transmita tudo o que passa no seu smartphone para uma tela maior.

Além de replicar o que está em seu smartphone, espelhar o celular na TV também é uma alternativa de transformá-la em Smart TV. Com isso, você pode assistir diversos conteúdos de streamings.

Melhor Escolha ofertas

Garanta uma boa conexão de internet para sua casa. Confira as melhores ofertas e promoções de planos de internet fibra com cobertura no CEP da sua rua, por meio do comparador de planos do Melhor Escolha.

Como espelhar celular na TV via USB

Uma das maneiras de conectar o celular na TV é via USB. Por meio desta conexão, o celular é reconhecido pela TV como um pen drive. Assim, é possível acessar e visualizar fotos, ouvir músicas e até assistir filmes que estão armazenados dentro do smartphone.

Muitos modelos de televisão permitem esse tipo de conexão entre ela e o celular.  No entanto, não são todos os celulares que permitem o acesso aos dados armazenados, principalmente os iPhones, cujo sistema operacional é o iOS.

Para conectar o celular na TV via USB é fácil, veja:

  • Conecte o celular à porta USB principal da TV;
  • Você receberá uma notificação de que seu celular está carregando;
  • Em seguida, ative o “modo de armazenamento” no celular;
  • Por fim, escolha o arquivo desejado e inicie a reprodução.

Como espelhar celular na TV Samsung, LG ou AOC?

Você pode preferir uma conexão sem o uso de fios e cabos. Então, modelos de TV mais recentes podem resolver. Assim, com a função Miracast ou Digital Media Renderer, você poderá fazer a conexão wireless entre o celular e a TV, saiba mais a seguir.

O que é Miracast?

Este é um tipo de conexão criada por uma empresa de tecnologia, a Wi-Fi Alliance, que permite a transferência de imagens, sons e, inclusive, vídeos entre dispositivos móveis e TVs de alta resolução.

O Miracast, no entanto, não depende de conexões adicionais (cabo ou internet Wi-Fi) e sim da existência de compatibilidade com o serviço por parte da TV e do celular.

Isso porque esta é uma conexão direta, realizada pelo padrão Wi-Fi Direct, que elimina a necessidade de roteadores.

Onde encontrar o Miracast?

O Miracast está disponível em grande parte das Smart TVs atuais. Porém, dependendo da marca, o nome do serviço pode mudar. Assim, você pode encontrar o Miracast com os seguintes nomes:

  • Miracast: em TVs Philips e LG;
  • Screen Share: em alguns modelos LG e Samsung;
  • Ou Screen Mirroring: em TV’s da Sony e Samsung;
  • Digital Media Renderer: em televisores AOC.

O Miracast só é compatível com os sistemas Android, Windows ou Linux. Então, dispositivos Apple não podem ser espelhados por ele, já que a empresa utiliza o Airplay para essa finalidade.

Uma vez que o Miracast não é compatível com dispositivos da Apple, descubra agora como espelhar seu iPhone, iPad ou iPod no seu televisor.

Como espelhar iPhone, iPad ou iPod na TV?

Precisa saber como espelhar celular na TV? Antes de tudo, conecte o seu aparelho à mesma rede Wi-Fi da sua Smart TV;

  • Em seguida, deslize o dedo para baixo, partindo do canto superior direito, ou deslize a tela para cima, caso esteja usando um iPhone 8 ou inferior.
  • Feito isso, toque na opção “emparelhar a tela”,  e selecione o televisor pareado. Por fim, é possível que um código de acesso ao Airplay seja exibido na tela da TV. Se este for o seu caso, insira-o no dispositivo móvel.

Como desvincular o espelhamento da TV?

Caso queira parar o espelhamento, abra de novo a central de console, aperte “Espelhar a tela” e, logo após, “Parar espelhamento” ou pressione Menu no controle da TV.

Como usar o Chromecast para espelhar celular na TV?

O Chromecast tem a função de transformar televisores comuns em Smart TVs. Assim, há como espelhar o celular na TV por meio desse dispositivo. Então, tudo o que é necessário é utilizar um aplicativo próprio para ele, o Google Home.

Antes de mais nada, é necessário instalar o Google Home no seu celular. Caso ainda não saiba como fazer isso, fizemos um passo a passo completo aqui no blog ensinando como instalar Chromecast

  1.  Depois do Google Home instalado, abra o app pela primeira vez e o vincule à sua conta Google. Assim, o aplicativo pedirá acesso à sua localização, clique em “Permitir”.
  2. O app iniciará a busca por dispositivos compatíveis. Este processo levará algum tempo, mas quando a busca estiver finalizado, a página principal do app será aberta. Agora, abra o menu no canto superior esquerdo da tela e selecione “Transmitir tela/áudio”.
  3. Feito isso, o passo seguinte é selecionar a opção “Chromecast”
  4. Por fim, o seu televisor com esse dispositivo iniciará a reprodução da tela do seu celular.

Quais são os aplicativos para espelhamento de tela?

Espelhar a tela é um recurso que vai muito além do entretenimento. Ele pode ser muito útil para quem precisa acessar ou compartilhar conteúdos do celular em outro display, ou até mesmo acessar um computador de forma remota. 

Por isso, conheça os melhores aplicativos que permitem o espelhamento de tela, bem como, a execução de mídias armazenadas em um dispositivo celular na tela de uma TV, por exemplo.

1 – Chrome Remote Desktop

O Chrome Remote Desktop é considerado o melhor app gratuito para acesso remoto. Dessa forma, quem usa o Google Chrome como navegador, certamente terá neste aplicativo, que é compatível com o Android, a melhor alternativa para compartilhamento de conteúdo na TV.

2 – Google Home

Quando o assunto é espelhar celular na TV, este é, sem dúvida, o app mais completo. Mas, para um funcionamento perfeito em aparelhos de TV é necessário um Chromecast.

Melhor Escolha ofertas

3 – Apower Mirror

O Apower Mirror também espelha a tela do celular diretamente na TV. E mais, permite, além da reprodução de vídeos, o compartilhamento de jogos, fotos e arquivos de texto. Portanto, você poderá também ler e-books na sua TV, por exemplo.

4 – Microsoft Remote Desktop

Um app que oferece acesso remoto e espelhamento do celular na TV de forma muito simples, entre o smartphone e o PC ou a televisão. Por fim, oferece a transmissão de vídeo e áudio de boa qualidade.

5 – LetsView

Além de permitir o espelhamento do celular ou tablet na TV com apenas um clique, este app gratuito serve também para o compartilhamento de vídeos a partir do smartphone. Ainda, oferece o compartilhamento de apresentações salvas no telefone.

Conseguimos te ajudar?

Esperamos que as informações sobre como espelhar celular na TV tenham sido úteis. 

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.