Não me Perturbe | Como bloquear ligações

Atualizado em 09/06/2023 às 17h37

Está cansado de receber aquelas ligações insistentes das operadoras de telecomunicações que por muitas vezes nos tiram do sério? Saiba que essas ligações podem ser bloqueadas pela ferramenta chamada “Não me perturbe”

Se interessou por este assunto? Continue lendo este post até o final.

Melhor Escolha ofertas

Aliás, se quiser saber sobre planos e promoções, você pode sempre usar o nosso comparador de planos de Celular, TV por assinatura, internet banda larga e telefone fixo para conhecer o serviço que seja ideal para suas preferências e orçamento.

O que é o Não me Perturbe?

O Não me Perturbe faz parte de uma determinação da Anatel onde permite que os usuários de celulares possam bloquear chamadas telefônicas das empresas de Telecom.

Sabe aquelas ligações repetidas e indesejadas, que mesmo bloqueando pelo celular insistem em ligar de números parecidos?

Com a função Não me perturbe esses problemas estão próximos de chegarem ao fim.

A função faz com que empresas como, Claro, Vivo, TIM e SKY não tenham mais acesso ao seu número para realizar ligações informando promoções de planos e serviços.

Para ativar o Não me Perturbe é simples.  Veja a seguir o passo a passo que preparamos pra você.

Como fazer o cadastro no Não me Perturbe

Fazer o cadastro do Não me Perturbe garante que você não receberá mais chamadas de telemarketing  das principais operadoras do Brasil.

Entretanto, para você fazer o pedido de bloquear ligações de telemarketing é necessário ter em consideração alguns pontos:

  • Somente o titular da linha pode se cadastrar no Não me Perturbe.
  • O bloqueio é válido somente para chamadas de ofertas ou vendas de serviços de telecomunicações.

Veja o passo a passo de como se cadastrar:

  1. Primeiramente acesse o site do Não me Perturbe
  2. Em seguida, na página inicial, clique na opção “Solicitar Bloqueio”
  3. Se essa for sua primeira visita ao site, faça o cadastro no link “Quero me Cadastrar”, se não, faça o seu login.
  4. Após efetuado o cadastro e login, na tela de bloqueio, insira seu número de telefone e em seguida, marque quais os serviços você não deseja mais receber ligações.
  5. Conclua esse processo clicando em “Cadastrar telefone”.
  6. Por fim, você pode imprimir o comprovante com o seu pedido de bloqueio Não me Perturbe.

O prazo de bloqueio é de até 30 dias após a sua solicitação. 

Quais tipos de ligações são bloqueadas pelo Não me Perturbe?

O serviço “Não me Perturbe” bloqueia ligações de telemarketing realizadas por empresas de telecomunicações que atuam nos setores de telefonia, TV por assinatura, internet e serviços financeiros.

As ligações bloqueadas pelo “Não me Perturbe” incluem aquelas realizadas por operadoras de telefonia móvel e fixa, provedores de internet, empresas de TV por assinatura, instituições financeiras, entre outros serviços relacionados.

É importante destacar que o “Não me Perturbe” não bloqueia ligações de órgãos governamentais, entidades filantrópicas, pesquisas de opinião, empresas com as quais você possui relacionamento contratual vigente e empresas com as quais você tenha autorizado o contato.

Além disso, é válido ressaltar que o serviço “Não me Perturbe” é aplicável somente a números de telefones pessoais, cadastrados individualmente por cada consumidor, e não é voltado para bloquear ligações para números de empresas.

No caso de empresas que desejam evitar ligações de telemarketing, existem outras opções disponíveis, como o cadastro no “Bloqueio de Telemarketing” oferecido por órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Esses serviços permitem que as empresas se cadastrem para não receberem chamadas indesejadas de telemarketing. Recomenda-se verificar o site do Procon do seu estado ou município para obter informações específicas sobre o bloqueio de telemarketing para empresas.

Como consultar números bloqueados no Não me Perturbe

Você pode consultar os números em que você bloqueou na opção “Consulta” ou “Solicitar Desbloqueio”, na tela inicial do site Não me Perturbe.

O Não me Perturbe é seguro?

Sim, o Não me Perturbe é seguro. Ele faz parte de uma implementação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que as principais empresas de  bancos consignados e telecomunicações deem liberdade para seus consumidores escolherem não receber ligações de telemarketing de bancos e serviços de internet, telefonia e TV.

Sendo assim, essa determinação vale para as operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi Sercomtel, SKY, TIM e Vivo.

E para as Instituições Financeiras, como: Agibank, Banco Alfa, Banco do Brasil, Banrisul, Bari, BMG, Bradesco, Bradesco Financiamentos, BRB, BV, Caixa, Cetelem, CCB Brasil, Digio, Daycoval, Facta Financeira, Financeira Alfa, Inter, Itaú-Unibanco, Itaú Consignado, Mercantil do Brasil, Mercantil do Brasil Financeira, Olé, PAN, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Zema Financeira.

Melhor Escolha ofertas

O Não me perturbe bloqueará todas as chamadas da operadora?

Não! O Não me Perturbe bloqueará somente as ligações de chamadas de telemarketing da sua operadora.

Sendo assim, fique tranquilo, pois, você continuará tendo contato com sua prestadora de serviços caso alguma coisa aconteça com seu plano de telefone fixo, celular, TV por assinatura ou internet banda larga.

Me cadastrei e ainda continuo recebendo ligações. O que fazer?

O Não me Perturbe estabelece um prazo de até 30 corridos para encerrar as ligações de telemarketing.

Caso já tenha se passado esses 30 dias após a data da sua solicitação, entre em contato no site Não me Perturbe, no link “Continuo Recebendo ligações”.

Você também pode fazer uma reclamação na Anatel caso seu pedido de bloqueio de ligações não seja atendido.

Para saber mais detalhes, clique no link anterior e consulte como você pode fazer essa reclamação de maneira prática.

Quanto tempo as ligações levam para ser bloqueadas?

Após o cadastramento no serviço “Não me Perturbe”, as ligações de telemarketing das empresas participantes devem ser bloqueadas em um prazo de 30 dias a partir da data de registro.

Durante esse período, as empresas de telemarketing têm o prazo para atualizar suas bases de dados e implementar o bloqueio dos números cadastrados no sistema “Não me Perturbe”.

É importante ressaltar que o prazo de 30 dias é uma referência e pode variar de acordo com a efetividade das empresas em realizar a atualização de suas listas de contatos de telemarketing. Algumas empresas podem implementar o bloqueio em um prazo mais curto, enquanto outras podem levar mais tempo.

Durante o período de 30 dias, é possível que você ainda receba chamadas de telemarketing. Caso isso ocorra após o prazo estabelecido, é recomendado entrar em contato com a empresa que realizou a ligação e informar sobre o cadastramento no “Não me Perturbe”. Dessa forma, eles devem cessar as chamadas indesejadas.

Fiz a portabilidade de número. Preciso realizar alguma ação?

Nesses casos não há necessidade de fazer um novo cadastro no Não me Perturbe. Com a portabilidade, sua opção por não receber chamadas de telemarketing será mantida em sua operadora atual.

Por fim, lembre-se que no site da Anatel é possível encontrar diversas cartilhas sobre seus direitos como consumidor de serviços de Telecom.

Inclusive você pode ter acesso a alguns conteúdos nesses guias aqui:

Esperamos que tenha se informado sobre o não me perturbe. Nosso intuito é sempre trazer informações relevantes e de qualidade.