Internet para casa | Como escolher a melhor para sua casa?

Atualizado em 15/09/2022 às 11h51

Descubra aqui, como encontrar o melhor plano de internet para sua casa.

Existem muitas maneiras de avaliar a melhor internet para casa. Neste post você vai encontrar informações para escolher a melhor internet residencial, conforme as melhores pesquisas de satisfação.

Melhor Escolha ofertas

Aproveite que está aqui e descubra as principais ofertas de planos de internet banda larga disponíveis no CEP da sua rua, por meio do comparador de planos do Melhor Escolha.

Qual a melhor internet residencial em 2022?

Responder qual é a melhor internet para casa em 2022 é uma resposta que depende de muitos fatores, como as velocidades de upload, download e o ping de uma conexão. Pensando em velocidade, de acordo com uma pesquisa feita pelo prêmio Melhor Escolha, o provedor com a internet residencial mais rápida do país é a Claro Fibra

De acordo com os dados da pesquisa, a Claro internet ficou em primeiro lugar em 10 estados brasileiros, como internet mais rápida

A Anatel divulga, anualmente, os resultados de uma pesquisa que avalia a melhor internet banda larga do Brasil. Além disso, a Netflix também realiza um ranking anualmente, com os melhores provedores de internet do Brasil.

Para a Anatel, em 2021, a internet para casa que teve a nota mais alta no ranking de satisfação geral nacional foi a operadora Unifique internet, operadora com cobertura apenas no estado de Santa Catarina.

Em segundo lugar está a Brisanet Internet, operadora regional presente em 5 dos 9 estados do nordeste

Já os dados da Netflix pontuam a Claro Internet e a Oi fibra como os melhores provedores de internet do Brasil

Seu plano de internet banda larga não entrega mais a velocidade contratada? Descubra o quanto de internet você está recebendo, fazendo o teste de velocidade do Melhor Escolha. 

Como saber qual internet pega no meu CEP?

A melhor maneira de saber os planos de internet residencial disponíveis na sua região, é acessando o comparador de planos do Melhor Escolha. Nele, tudo o que você precisa fazer é digitar o seu CEP.

O comparador faz uma busca com os principais planos e preços disponíveis onde você mora.

Depois, é só clicar em “assinar”. Você será redirecionado para o site da operadora escolhida, onde poderá preencher todas as suas informações e agendar a instalação.

Qual a velocidade ideal de internet residencial? 

Geralmente, a velocidade ideal de internet para casa vai depender do número de pessoas que moram com você. Também é legal pensar nos tipos de serviços que serão acessados e a quantidade de dispositivos que estarão conectados em simultâneo

Se você vai usar a internet apenas para pequenas pesquisas ou para ver o feed de sua rede social favorita, um plano com velocidade menor pode ser o ideal

No entanto, se a internet para a sua casa terá um alto uso, como para assistir filmes e séries em plataformas de streaming, a velocidade terá que ser maior. 

Por esse motivo, recomendamos que você entenda o consumo de internet da sua casa para que a velocidade do plano consiga dar conta de todas as suas necessidades. Veja alguns exemplos que separamos para você:

  • Internet banda larga de até 200 mega: é para quem gosta de ficar conectado nas redes sociais, sites e demais plataformas, mas não costuma fazer downloads ou uploads de arquivos pesados e nem compartilha internet com muitas pessoas no mesmo ambiente.
  • Internet banda larga acima de 300 mega: é uma opção para quem busca mais velocidade para navegar por redes sociais, sites, streamings de filmes e séries, aplicativos e outros canais digitais. Se você não quer perder a qualidade de conexão ao dividir o plano com a família, essa é uma opção vantajosa.
  • Internet banda larga acima de 600 mega: pacotes como este garantem uma velocidade excelente para acessar seus conteúdos favoritos, além de garantir estabilidade para um bom número de pessoas conectadas em um mesmo ambiente.

Com essas dicas fica mais fácil escolher a velocidade ideal da internet da sua casa!

Qual é a melhor internet para casa fibra óptica?

O ranking do Prêmio Melhor Escolha também considerou o tipo de conexão utilizada pelas operadoras. Ao final, a Claro Internet Fibra foi a operadora com os melhores resultados, considerando os quesitos de velocidade de download.

Segundo os dados divulgados pela Anatel, em sua pesquisa sobre a melhor internet banda larga do Brasil, a operadora Unifique, com cobertura no estado de Santa Catarina, obteve nota 7,9 de satisfação geral, conquistando o topo do ranking e o título de melhor internet.

Logo abaixo dela, com nota 7,7, está a Brisanet, seguida da Mob Telecom (7,3) em terceiro lugar.

Melhor Escolha ofertas

A internet banda larga com tecnologia fibra óptica é a conexão mais rápida que existe hoje. Em alguns lugares no Brasil você pode contratar um plano de internet fibra, com 1 giga de velocidade. A TIM Live é uma dessas operadoras. 

É possível contratar apenas internet para casa?

Sim, é possível contratar apenas internet para casa. Aliás, todas as operadoras de internet residencial que estão disponíveis no Brasil oferecem planos em que é possível contratar apenas a internet para casa.

Por fim, conseguimos ajudar você?

Esperamos que tenha se informado melhor sobre como contratar a melhor internet para casa. Qualquer dúvida ou sugestão, envie nos comentários, e responderemos o mais rápido possível.