Fim da TV paga? Por que Claro e SKY se renderam ao streaming? 

Atualizado em 23/01/2024 às 22h29

O mercado de TV paga no Brasil enfrenta uma crise devido à constante perda de assinantes, pelo aumento da preferência por serviços de streaming mais acessíveis e pela concorrência dos IPTVS não legalizados.

Neste conteúdo, falaremos sobre a resposta das principais operadoras do país a essa tendência, e também sobre todas as outras opções de serviços de streaming disponíveis, para te ajudar a escolher o serviço de TV que melhor atenda às suas demandas.

Melhor Escolha ofertas

E já que estamos falando sobre isso, acesse o comparador de planos do Melhor Escolha e encontre as melhores ofertas de internet banda larga com cobertura no seu endereço.

Como está a TV por assinatura atualmente?

A TV por assinatura tradicional está passando por um momento difícil no Brasil, com menos pessoas se inscrevendo nos últimos meses. 

Isso está acontecendo porque mais gente está gostando de assistir TV online, por meio dos streamings, que são mais baratos e mais atrativos. Além disso, algumas pessoas estão usando IPTV não legalizado para assistir a canais de TV sem pagar.

Para tentar manter seus clientes, as principais empresas de TV por assinatura, como a Claro TV e a SKY TV, estão oferecendo mais canais pela internet. A Claro, por exemplo, decidiu parar de vender seus pacotes básicos e só oferece um plano chamado 4K Claro TV+.

Esse novo jeito de transmitir TV se chama IPTV. É diferente do jeito antigo, que usava cabo, satélite ou fibra ótica. 

O que é IPTV e como funciona

IPTV é um jeito de assistir TV usando a internet em vez de antenas ou cabos. É como assistir vídeos no YouTube, mas com canais de TV online ao vivo. 

Funciona assim: os canais de TV são transmitidos pela internet para a sua casa ou dispositivo, como um computador, uma smart TV ou um celular. 

Você pode assistir aos programas em tempo real, como se estivesse assistindo na TV normal. Também dá para voltar e ver programas que já passaram, como nos serviços de streaming.

O DirecTV Go é um tipo de IPTV, por exemplo.

Por que o streaming é mais barato que a TV paga?

Assistir TV usando a internet é mais barato do que usar a TV paga normal, porque os impostos são menores. 

Nos últimos 12 meses, o número de pessoas que usam TV paga diminuiu em 14,7%, de cerca de 15,1 milhões para 12,9 milhões, e continua caindo todo mês, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Outros serviços de streaming disponíveis além da TV paga

Além dessas iniciativas das operadoras, o mercado de TV por streaming também conta com outros serviços. Por exemplo, o Globoplay + canais ao vivo dá acesso a 21 canais em tempo real por R$ 42,90 por mês.

Embora alguns serviços de streaming mostrem eventos esportivos ao vivo, como jogos de futebol, eles não são iguais à TV por assinatura, com canais esportivos o dia todo.

A Pluto TV, da ViacomCBS, é um jeito grátis de assistir TV. Tem vários canais com séries e filmes, como na TV normal.

Com tantas mudanças acontecendo na TV, é importante pensar bem antes de escolher um serviço. 

É importante considerar o seu perfil ao escolher entre esses serviços, de acordo com o que você gosta de assistir, quais as suas preferências individuais, e de quem mora com você.

Gostou do conteúdo? Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar nos comentários, e te responderemos o mais rápido possível.