Como funciona internet fibra | Saiba tudo sobre esta tecnologia

Atualizado em 05/10/2022 às 22h34

Você acha que a internet fibra é melhor do que a TV a cabo? Neste post explicaremos tudo o que você precisa saber sobre como funciona internet fibra óptica, para você decidir qual a melhor tecnologia para você.

Como internet fibra óptica funciona? Quais suas principais vantagens e desvantagens?

Melhor Escolha ofertas

Se interessou por este conteúdo? Continue lendo este post até o final.

Aliás, se você está em busca de um bom plano de internet fibra, conheça o nosso comparador de planos e descubra qual o melhor plano, pelo menor preço.

O que é Fibra óptica?

A internet fibra óptica é a conexão mais rápida que existe atualmente. Formada por uma estrutura de vidro, cilíndrica, transparente e flexível, a fibra óptica é uma das formas de transmissão que permite o tráfego de dados com velocidades equivalentes à velocidade da luz.

Em determinados lugares do Brasil já é possível contratar planos de internet fibra com 1 Giga de velocidade.

Operadoras Claro Fibra e Vivo Fibra e Oi Fibra já usam essa tecnologia.

Aliás, temos um vídeo comparando as duas maiores operadoras com tecnologia FTTC e FTTH. Assista e entenda melhor sobre como funciona internet fibra.

Como a internet fibra funciona?

A fibra óptica é a tecnologia mais avançada de transmissão de dados da internet, por isso, em todo o sistema de dados do planeta são transmitidos entre os continentes via fibra.

O planeta está todo interligado por cabos de fibra óptica. São mais de 800 mil km de cabos submersos nos oceanos.

Aliás, você pode saber mais detalhes sobre como funciona a internet fibra por meio deste vídeo que preparamos para você em nosso canal do Youtube.

Quais as vantagens da Internet fibra

Agora que você já sabe como funciona internet fibra, saiba que uma das grandes vantagens desta tecnologia é que os cabos de fibra são muito resistentes e têm grandes capacidade de transmissão de dados.

Como a comunicação é realizada por pulsos de luz, ela não sofre interferência do campo magnético ou de eletricidade. Por esse motivo, a internet fibra consegue ser melhor e atingir velocidades constantes.

Outra vantagem da tecnologia fibra óptica é que a velocidade de upload é tão rápida quanto a velocidade de download. Para quem joga online essa notícia agrada muito.

Porém atenção! Isso não quer dizer que se você contratar um plano fibra sua conexão será dessa forma. O operadora não é obrigada a entregar a velocidade upload igual a velocidade de download, verifique no seu plano antes de contratar.

Quais as desvantagens dos planos fibra?

A maior desvantagem da internet fibra óptica é que ela ainda não estar presente em todas as localidades do Brasil. Isso porque a instalação da sua estrutura custa muito caro para as operadoras.

Quais os tipos de conexão com a internet fibra?

Existem dois tipos de conexões de internet via fibra: o FTTH (Fiber to the home) que em português significa “Fibra que vai até sua casa” e o  FTTC (Fiber to the curb) que pode ser traduzido por “Fibra até o armário”.

O FTTH é tipo de conexão que chega via fibra de ponta a ponta, ou seja, todo o processo de envio de internet é feito 100% com cabos de fibra.

Já a internet FTTC chega por meio da fibra até aos armários da operadora. Em seguida, o envio da internet é distribuído por meios dos cabos até o seu modem. Inclusive no seu bairro é provável que tenha um desses armários, já que eles são locais.

Plano de internet fibra é bom?

Conforme dissemos anteriormente no tópico sobre como a internet fibra funciona, saiba que esta tecnologia de transmissão é uma das mais avançadas no mundo.

O plano de internet fibra é bom, mas para ter uma boa conexão não depende apenas dos cabos, mas de alguns outros fatores que podem interferir na qualidade do plano, sendo eles o modem Wi-Fi e o limite de banda disponível.

Melhor Escolha ofertas

De acordo com a Anatel, toda operadora é obrigada por lei a entregar a velocidade mínima de 40% do contratada na medição instantânea.  A divisão de sinal que pode haver entre casas próximas pode gerar baixa de sinal.

Se o aparelho Wi-Fi de sua casa não for de boa qualidade ou se não estiver programado corretamente, pode causar lentidão do sinal e quedas constantes.

Qual é mais rápida: Internet a cabo ou fibra?

Quando pensamos na internet fibra, pensamos que essa tecnologia é capaz de ignorar qualquer problema de interferência externa, como condições climáticas e interferências eletromagnéticas, para te entregar velocidades e desempenhos maiores que a internet a cabo

Já a internet via cabo tradicional, além de oferecer planos com velocidades menores do que a internet fibra, acaba sofrendo a potência do sinal transmitido conforme a distância e está mais vulnerável à deterioração dos cabos.

Entretanto, uma tecnologia não é mais rápida que a outra.

Se você contratar um plano de 100 Mega de Fibra e um plano de 100 Mega de internet a cabo, ambos têm que entregar 100 Mega. Sendo assim, seu plano de internet fibra não será mais rápido, será igual.

Aliás, já que estamos comparando os planos de internet fibra versus internet a cabo, recentemente foi divulgado uma pesquisa onde os planos de fibra passa internet a cabo pela primeira vez, no Brasil.

Você pode saber mais detalhes sobre a pesquisa por meio do nosso post no blog.

Por fim, esperamos que tenha se informado melhor sobre como funciona internet fibra. Nosso intuito é sempre trazer conteúdos relevantes e de qualidade.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários pois responderemos o mais breve possível.