Cobertura 4G da TIM chega em todas as cidades do Brasil

Atualizado em 21/12/2023 às 00h03

Em julho de 2020, a TIM firmou um compromisso de levar a internet 4G para todas as cidades do Brasil até o final de 2023. Pouco menos de um mês para terminar o ano, a operadora já pode se orgulhar de cumprir a meta. Agora, a cobertura 4G da TIM está em todos os 5.570 municípios brasileiros. 

O final dessa jornada aconteceu na cidade de Guarinos, interior de Goiás, onde todos os 2,1 mil moradores podem contar com o 4G na sua rotina. A notícia foi compartilhada oficialmente pela operadora, que se mostrou bastante orgulhosa e destacou que nenhuma concorrente chegou perto deste feito.

Melhor Escolha ofertas

Você pode conferir quais as melhores ofertas da TIM celular, por meio do comparador de planos do Melhor Escolha. É simples, prático e muito rápido.

Planos para o futuro com a cobertura 4G da TIM

Anteriormente, a TIM celular já havia atingido 100% das cidades brasileiras com as coberturas 2G e 3G. 

A implantação destas tecnologias mais antigas abriu caminho para a chegada do 4G em todas as regiões do país, e a ideia é que a partir de agora, o 4G sirva de escada para a expansão da internet 5G.

Atualmente em processo de ampliação e já operacional em 191 municípios, a tecnologia 5G está em destaque. Conforme a operadora, a TIM tem o maior número de antenas instaladas para 5G, o dobro da segunda empresa.

Apesar deste feito significativo, a empresa destaca que oferecer o sinal móvel em áreas remotas requer uma série de desafios. Dentre os obstáculos há questões como a ausência de infraestrutura elétrica, superada em alguns casos por meio do uso de placas solares e baterias de lítio.

Cobertura 4G da TIM em todas as cidades, mas não em todo o território

O amplo alcance da cobertura 4G da TIM em todos os municípios é impressionante, mas não implica automaticamente que todas as regiões do Brasil tenham sinal de celular.

Segundo a própria operadora, existe uma dificuldade extrema em abranger todo o território com sinal de internet móvel e telefonia celular. Isso porque se for analisada todas as operadoras, a cobertura de celular abrange apenas 17% do território brasileiro.

Leia também

  • TIM 5G | Conheça a tecnologia e seus benefícios
  • Vivo Box 5G | Conheça novo serviço de internet residencial via 5G
  • 5G FWA revoluciona conexão à Internet no Brasil

Outras operadoras

Os dados do Teleco apontam que logo após a TIM, quem ocupa a segunda maior cobertura 4G no Brasil é a Vivo celular, abrangendo 4.750 municípios. Logo em seguida vem a Claro celular, que oferece esta tecnologia em 4.480 cidades.

Porém, a previsão é que o feito do TIM 4G possa repercutir positivamente no trabalho das outras operadoras. Pois agora, elas terão acesso à rede, conforme exigência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que exige às empresas de telecomunicações que devem abrir suas redes em regime de roaming em todos os municípios com menos de 30 mil habitantes. 

Porém, segundo a TIM, as operadoras concorrentes não têm a obrigação de utilizar o roaming, embora a rede permaneça acessível.