Qual a diferença entre Mega e Giga?

Por Especialista do ME Atualizado em 03/10/2022 às 10h30

Qual é a diferença entre Mega e Giga e porquê é tão importante saber isso ao escolher um novo plano de internet para a sua casa ou para o seu celular?

Neste post, nós vamos te explicar a diferença entre Mega e Giga, e te mostrar o porquê é tão importante prestar atenção nisso na hora de escolher um novo plano de internet, seja para o seu celular ou para a sua casa.

Não sabe qual a velocidade do seu plano contratado? Faça agora o teste de velocidade do Melhor Escolha e descubra.

O que é Mega e Giga?

Mega e Giga é nada mais, nada menos que unidades de medida. O Mega e o Giga sempre foram muitos usados antes da era da internet, como por exemplo na frequência do rádio Megahertz, ou de eletricidade Gigawatts.

Mas quando falamos em internet, Mega e Giga podem ser usados para quantificar a quantidade de dados que você recebe ou envia pela rede, assim como da velocidade que você navega.

Qual a diferença entre Mega e Giga?

A diferença é simples: Para você que deseja saber o que é mega, pense que 1000 Mega é igual a 1 Giga na unidade de medidas. Mas quando o assunto é internet não é sempre assim, pois você pode usar essas medidas para se referir a velocidade ou a franquia de internet. Que são duas coisas diferentes.  É aí que entram as famosas siglas: Mbps e GB.

O que é Mbps e o que é GB?

Tudo começa com os bits e os bytes, que são as unidades de dados utilizados para transmitir informações pelas conexões de redes.

Isso quer dizer que: bit, bytes, Giga, Mega, Kbps e Mbps, são as unidades mais famosas de medidas digitais. 

  • Sempre que falarmos em velocidade da internet estaremos falando em Megabits por segundo. Ou seja, o Mbps.
  • Quando o assunto for franquia de dados, ou seja quantidade de informações que trocamos na rede, estamos nos referindo à Bytes. E aqui a sigla é GB para gigabytes.

Qual internet é melhor: GB ou Mega?

Você já deve ter percebido que, ao pesquisar sobre planos de internet, tanto o Mega quanto o Giga aparecem nas descrições dos pacotes. Mas o que eles querem dizer?

Quando falamos em Mega queremos falar sobre a velocidade de conexão da internet, ou seja, a velocidade que uma página de um site qualquer ou até um vídeo demora para abrir, por exemplo. 

Os planos de internet banda larga têm as suas velocidades medidas em Mbps, ou seja, megabits por segundo. Porém pra ficar mais fácil no dia a dia as operadoras resolveram simplificar e anunciar as velocidades dos planos apenas como MEGA.

E elas fizeram a mesma coisa pra Giga, quando a gente olha para os planos de internet de celular, a quantidade da franquia dos planos são anunciadas em GB, mas no dia a dia a gente acaba falando mesmo Giga.

Ou seja, ao baixar uma imagem no Whatsapp, postar em suas redes sociais ou assistir a um vídeo no Youtube, por exemplo, você vai estar gastando uma quantidade de gigabytes que serão descontadas automaticamente do seu plano.

Então você pode contratar um plano de celular com 5 Mega de velocidade e 8 Giga de internet. 

Quantos mega de internet é ideal?

Os planos de internet residencial estão cada vez mais rápidos, sendo na sua maioria acima de 50 Mega. Qualquer plano com essa velocidade ou acima dará conta tranquilamente do que você precisa para navegar em sites, assistir vídeos e filmes sem preocupação. 

Quem joga precisa de um pouco mais de velocidade, então vale a pena investir nos planos com mais de 200 Mega.

Aproveita e dá uma espiadinha no comparador de planos de internet residencial do Melhor Escolha que você vai encontrar várias ofertas no CEP da sua rua.

Como saber quantos gigas de internet você precisa? 

É claro que quanto mais internet melhor! Mas não é bem assim! Tirando o plano da Oi Controle que é ilimitado, os planos de celular costumam ter em média entre 5 a 10GB fora os bônus adicionais.

Os preços variam, mas em média você vai gastar por volta de R$50,00 em um plano de 5 a 6 Giga de franquia. Para saber mais visite nosso comparador de planos celular.

Conseguimos te ajudar?

Aproveite para acessar o comparador de Planos do Melhor Escolha e ver quais são as melhores ofertas disponíveis para você assinar!

Se ainda você tiver alguma dúvida sobre Mega, Giga, planos de celular ou de internet residencial

É só escrever aí nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.