Como descobrir operadora de um número?

Atualizado em 13/03/2024 às 13h02

Você já se perguntou como descobrir qual a operadora de um número de telefone celular? 

Com tantas operadoras e planos diferentes por aí, pode ser difícil saber qual é a empresa dona de um número de telefone. Mas neste guia vamos te mostrar várias maneiras de descobrir isso.

Melhor Escolha ofertas

Já que está por aqui, que tal dar uma olhada nas melhores ofertas de planos de celular disponíveis? Acesse agora o comparador de planos do Melhor Escolha!

Como descobrir qual a operadora de um número de telefone celular?

Você pode descobrir qual a operadora de um número de telefone facilmente em sites gratuitos disponíveis na internet.

Um dos mais populares é o portal Qual Operadora, mas há também outras opções como o site Consulta Operadora.

Ambos permitem você descobrir a operadora de um número de forma fácil e rápida. É só digitar o número e ver qual operadora está associada a ele.

Alguns aplicativos móveis também têm a opção de descobrir a operadora.

Assim como os sites, eles são fáceis de usar e podem até oferecer recursos adicionais, como bloquear chamadas que você não quer receber.

Então se você prefere usar um app, aqui vão algumas opções: 

Como saber de qual operadora é o chip?

Para saber de qual operadora é o chip que você está recebendo ligação, você pode usar sites ou aplicativos que tem a funcionalidade de descobrir a operadora.

Os sites “Qual Operadora” e “Consulta Operadora” são portais onde você pode digitar o número e ver qual a operadora associada a ele. É só acessar o site, digitar o número e fazer a pesquisa.

Já se você prefere usar o celular para pesquisar qual a operadora de um número, alguns apps como o Whoscall (para Android e iOS), o Consulta Operadora (para Android) e o Operadora (para iOS) são boas opções.

Todas essas opções mostram informações sobre a operadora tanto de celulares quanto de telefone fixo.

Como saber se a operadora de um número é TIM ou Claro?

Você pode usar sites como “Qual a Operadora” ou “Consulta Operadora” para descobrir se um número é da TIM ou da Claro.

Além disso, alguns aplicativos também podem ajudar nessa pesquisa. O “Consulta Operadora” é para Android e o “Operadora” é para iPhone. Eles oferecem a mesma funcionalidade dos sites, mas também permitem ver a operadora dos seus contatos.

Usar os aplicativos tem suas vantagens, porque você não precisa acessar um site toda vez que quiser descobrir qual a operadora de um número, o que faz as consultas serem ainda mais práticas.

Qual o código das operadoras?

Confira abaixo qual o código de cada uma das operadoras:

  • Vivo Celular, Telefônica e GVT: 15
  • Claro Celular, NET e Embratel: 21
  • TIM Celular: 41
  • CTBC e Algar: 12
  • Sercomtel: 43
  • Gente Telecom: 10
  • Transit Telecom: 17
  • Neotelecom: 64

Porém, é importante mencionar que muitas pessoas optam pela portabilidade para não perder o número de telefone que usam há tanto tempo.

Com isso, números que costumavam ser de uma operadora agora podem ser de outra. Ou seja, fica difícil descobrir qual é a operadora de um número só de olhar. Então, usar os sites e apps são uma boa opção.

Por outro lado, atualmente, muitos planos de Celular controle oferecem ligações ilimitadas para qualquer operadora. Isso significa que não tem mais diferenças em termos de custo ao fazer chamadas para números de operadoras diferentes.

Então, saber ou não a operadora de um número para qual você está ligando, é mais uma questão pessoal e da preferência de cada um.

Melhor Escolha ofertas

Inclusive, se você quiser saber mais sobre os planos de celular controle disponíveis, visite as páginas da Vivo Celular, Claro Celular ou TIM Celular.

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a descobrir a operadora de um número que está te ligando. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários.