Como ligar para outro estado? | Passo a passo completo

Atualizado em 14/03/2022 às 14h34

Descubra o passo a passo de como ligar para outro estado ou mesmo outro DDD dentro do seu estado. A sequência da discagem é simples e sempre seguirá uma ordem fixa. 

Se você tem um casa um plano antigo, saiba que as ofertas de telefone fixo estão cada vez mais competitivas e baratas, especialmente pra quem precisa ligar pra outro estado com frequência. Dá uma espiada no nosso comparador do Melhor Escolha.

Melhor Escolha ofertas

Quanto custa uma ligação para outro estado?

Atualmente a maioria dos planos de celular pré e celular controle das principais operadoras do país permitem que as ligações sejam ilimitadas tanto para telefones fixos quanto para celulares de todo o Brasil. Se o seu plano atual for assim, fique tranquilo, você não precisa se preocupar com o valor da tarifa de ligação interurbana feita pelo celular.

Agora, se você não tiver um plano em ainda não cobre ligações interurbanas, acesse agora mesmo o comparador do Melhor Escolha e contrate uma oferta de celular com ligações ilimitadas.

E você estiver fazendo uma ligação interurbana de um telefone fixo, saiba os planos do Claro fixo, oferecem uma quantidade de minutos mensais para ligar de Claro pra Claro de todo o Brasil. Já a Vivo fixo oferece um plano de ligação com minutos ilimitados para qualquer fixo e celular do Brasil usando o 15.

Como ligar para outro estado com telefone fixo ou celular?

Para você ligar para outro estado usando um telefone fixo, digite: 0 + código da sua operadora + DDD + número de telefone

Mesmo processo de discagem que é a mesma feita no seu celular. Porém no celular você não precisa digitar o código da sua operadora, ele é adicionado automaticamente.

Qual o código da operadora?

Basicamente todas as operadoras tem um código de discagem. Ele é importante para selecionar a sua operadora em chamadas telefônicas em áreas de cobertura que não seja a sua.

Confira o código das principais operadoras do país:

  • Claro: código 21
  • Vivo: código 15
  • Oi:  código 31 
  • TIM: código 41
  • Algar  código 12

O que é DDD?

DDD significa Discagem Direta. Ao discar para fazer uma ligação interurbana o DDD identifica para qual região você deseja ligar. Se você quer saber como fazer uma ligação para outro estado, disque os números na seguinte ordem: 0 + código da operadora + código DDD para onde deseja ligar + número do telefone.

Quais os principais DDD’s do estados?

Confira os principais códigos dos estados regulamentados pela Anatel. 

EstadosCapitalDDD dos estados
AcreRio Branco68
AlagoasMaceió82
AmapáMacapá96
AmazonasManaus82
BahiaSalvador71
CearáFortaleza85
Distrito FederalBrasília61
Espírito SantoVitória24
GoiásGoiânia62
MaranhãoSão Luís98
Mato GrossoCuiabá65
Mato Grosso do Sul Campo Grande67
Minas GeraisBelo Horizonte31
ParáBelém91
ParaíbaJoão Pessoa83
ParanáCuritiba41
PernambucoRecife81
PiauíTeresina86
Rio de JaneiroRio de Janeiro21
Rio Grande do NorteNatal84
Rio Grande do SulPorto Alegre51
RondôniaPorto Velho69
RoraimaBoa Vista95
Santa CatarinaFlorianópolis47
São PauloSão Paulo11
SergipeAracaju79
TocantinsPalmas53

Lembrando que os estados possuem suas áreas regionais, portanto, este DDD dependendo para qual região você quer ligar pode não ser o ideal. Clique aqui, selecione seu estado e depois abra o pdf com todos os municípios e DDD’s.

Agora com esses dados você pode entrar em contato com qualquer pessoa.

Qual o código da Claro para ligar para outro estado?

O código da operadora Claro é 21 e ele é usado para selecionar a Claro em chamadas de longa distância. Para fazer uma chamada para outro estado usando seu chip Claro basta discar 0 + código da operadora + DDD + número de telefone.

Aliás, aqui no Melhor Escolha nós temos um guia completo de como fazer uma ligação internacional. Caso essa também seja a sua dúvida, vale a pena conferir!

Como ligar para um número de outro estado da TIM?

Digite 0 + código da operadora + DDD + número de telefone. Para ligar para outro estado usando um chip TIM você deve usar o código da TIM que é o 41.

Como ligar para outro estado com a Oi?

Para ligar para outro estado usando o chip Oi, saiba que o código da Oi é o 31. Agora, se você deseja ligar para outro estado e não sabe como discar, siga o passo a passo a seguir:

  1. Digite o número zero no teclado do seu dispositivo;
  2. Coloque o código da operadora Oi, 31;
  3. Digite os números do DDD da cidade para onde você pretende fazer a chamada;
  4. Coloque o número de telefone que você deseja chamar (residencial, celular, entre outros);
  5. Realize a chamada normalmente.

Como ligar para outro estado com a Vivo Telefônica e GVT?

Para ligar para outro estado usando o código da Vivo digite o 15. A Vivo e a GVT eram companhias separadas, mas em 2016, viraram uma só. Digite 0 + código da operadora + DDD + número de telefone.

Como Ligar para outro Estado com a Algar?

Quer ligar para outro estado usando sua linha Algar Telecom? Saiba que o código da operadora é o 12 e para ligar para fazer chamadas interurbanas é só discar  0 + código da operadora + DDD + número de telefone.

Por fim, esperamos que tenha se informado com este post, qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários pois responderemos o mais breve possível.