Como enviar internet para outro celular

Atualizado em 14/04/2023 às 14h06

Entenda como enviar internet para outro celular a partir de qualquer operadora de telefonia móvel

Precisando ajudar um amigo que está sem internet na rua para pedir um carro de aplicativo? Essa e outras situações são comuns entre amigos e familiares. Neste artigo, você vai descobrir como enviar dados móveis para outra pessoa poder usar a internet no seu próprio celular. 

Melhor Escolha ofertas

Mas, antes, que tal conferir quais planos de celular controle, celular pós e celular pré estão disponíveis na sua região? Corre para ver no site do Melhor Escolha, compare sem complicação e contrate a internet que mais faz o seu perfil.

Tem como transferir internet de um celular para outro?

Sim, existem diferentes maneiras de enviar parte da sua franquia de dados móveis para outro celular e para uma operadora diferente da sua. Além de entrar nesse assunto, este artigo também vai te orientar sobre como rotear a internet com um aparelho que esteja próximo de você. 

Os motivos são muitos. Às vezes, um amigo está na rua e fica sem internet para chamar um carro de aplicativo. Acontece também de precisar enviar uma mensagem urgente, um e-mail para ontem ou qualquer outra emergência que torna você, alguém com internet no celular, um verdadeiro herói.

Para isso, basta enviar alguns de seus dados da franquia para esse amigo, familiar ou parente. É importante lembrar que não é possível compartilhar uma grande quantidade de gigas de internet, então a necessidade em questão não deve exigir muitos dados. 

Como compartilhar internet para outro celular Android?

A seguir, confira um passo a passo de como enviar internet para outro celular de um Android para outro dispositivo. A depender do modelo, as instruções podem mudar um pouco, mas o caminho é praticamente o mesmo, confira.

  1. Primeiro, certifique-se de que você tem internet disponível para compartilhar com outro aparelho;
  2. Toque no ícone de Configurações do seu Android;
  3. Dentro da seção Rede e internet, escolha a opção Roteador Wi-Fi e conexão;
  4. Feito isso, toque em Configurar roteador Wi-Fi;
  5. O celular informará, automaticamente, o nome da rede de internet do seu celular e uma senha, porém você pode renomear a rede e definir uma nova senha;
  6. Informe esses dados de acesso ao seu amigo e peça que ele conecte o celular à sua rede de internet compartilhada.

A pessoa que deseja usar a sua internet deverá acessar as opções de rede Wi-Fi do próprio celular e localizar o nome da rede de internet compartilhada por você. Em seguida, basta ela tocar sobre esta rede e digitar a senha que você informou. Pronto, ela estará conectada. 

Como compartilhar internet do iPhone para outro celular? 

Assim como no Android, também tem como enviar internet para outro celular do iPhone para outro aparelho celular. Siga as instruções e saiba como. 

  1. Verifique se você tem dados móveis para rotear para outra pessoa;
  2. Se tiver franquia para transferir, vá até o botão de Ajustes do iPhone;
  3. Em Ajustes, toque em Acesso pessoal. Em seguida, escolha a opção Senha Wi-Fi;
  4. Anote e repasse os dados de acesso informados pelo dispositivo ou crie seu próprio nome de rede e senha;
  5. Toque na opção Permitir acesso a outros.

Feito isso, você terá compartilhado sua internet com outros dispositivos, sejam eles Android ou iPhone. Para que eles tenham acesso, basta irem até as opções de rede de internet do celular, escolher a informada por você e digitar a senha. 

Como transferir internet do pacote de dados móveis? 

Acima há as instruções de como enviar internet para outro celular do seu aparelho para outro celular, como se seu dispositivo fosse um roteador de Wi-Fi, distribuindo seu sinal de internet para outros celulares. 

Agora, compartilhar dados móveis com um amigo, por exemplo, é o mesmo que doar uma parte da sua franquia de internet.

Ele não precisa estar próximo de você, como no caso em que seu celular serve de roteador, basta transferir internet do pacote de dados e pronto, ele conseguirá usar de onde ele estiver.

As formas como fazer essa transferência vai depender de cada operadora. A seguir você confere as instruções para compartilhar dados móveis da Vivo, Claro e TIM

Compartilhar internet Vivo

O melhor jeito para transferir internet Vivo para outro celular é usando o aplicativo da Vivo. 

  1. Em sua loja de aplicativos de celular, procure pelo app Meu Vivo, baixe-o e comece a usá-lo;
  2. No seu primeiro acesso, você vai precisar fazer o login com sua senha Vivo;
  3. Toque na seção Consumo e depois em Envie sua internet disponível;
  4. Digite o número do destinatário que receberá os dados móveis do seu Vivo ou busque pela sua agenda de contato do telefone;
  5. Escolha entre as opções que deseja compartilhar: Vivo Pré Turbo Semanal ou Bônus pra contatos;
  6. Feito isso, toque na quantidade de internet que quer compartilhar, de 50 MB a 1 Giga;
  7. Confirme os dados e toque em Sim para confirmar.

Com a transferência realizada, você receberá um SMS confirmando a operação.

Precisa de mais detalhes de como distribuir sua internet Vivo para outro celular? Confira esse artigo sobre compartilhar internet Vivo e fique por dentro de todos os passos. 

Se você e seu amigo têm algum dos planos Vivo Pré Turbo ou Vivo Controle, vocês conseguem compartilhar a internet mais facilmente, com histórico de transações pelo Meu Vivo.

Compartilhar internet Claro

Infelizmente, a Claro não oferece serviços de compartilhamento do pacote da franquia de dados de internet.

Caso você seja um cliente da operadora e precisa de crédito, faça uma recarga pelo site, pelo aplicativo Minha Claro ou ligue para *555, você também pode fazer uma recarga via SMS enviando uma mensagem para *555. 

Compartilhar internet TIM

Tem como enviar internet da TIM para outro celular? Essa é uma pergunta frequente entre os clientes da operadora, já que o compartilhamento de dados móveis da TIM não é tão simples quanto o de outras empresas de telefonia móvel.

Melhor Escolha ofertas

Para conseguir transferir parte do seu pacote de franquia de internet da TIM, você vai precisar ter um plano pós-pago, planos pré-pagos não dão direito a esse serviço.

Entre em contato com a operadora pelo número 4003-0941 e informe os números que serão seus “dependentes”. Feito isso, a TIM libera até 500 Giga de internet para os aparelhos cadastrados. 

Conclusão

Este artigo buscou dar respostas sobre como enviar internet para outro celular. Primeiro, o conteúdo ensina o passo a passo de como rotear a internet do seu dispositivo para outro que esteja próximo.

Em seguida, o artigo buscou apresentar formas de como transferir e doar parte de seus dados de internet móvel para um amigo, familiar ou parente.

É possível concluir que a operadora que mais oferece formas facilitadas de transferência de internet é a Vivo. A empresa de telecomunicações possui serviços focados nessa necessidade do usuário pelo aplicativo Meu Vivo.

Enquanto isso, as operadoras Claro e TIM são mais complexas quando o assunto é como enviar internet para outro celular.

A Claro não oferece esse tipo de oportunidade de transferência de internet. Já na TIM os números a serem beneficiados com a doação da internet devem ser previamente informados à operadora. 

Gostou deste conteúdo? O Melhor Escolha é um comparador de internet móvel, banda larga e TV a cabo. Verifique os melhores preços e serviços disponíveis no seu CEP sem complicação.