Casa inteligente vs casa conectada | diferenças e semelhanças

Atualizado em 31/10/2023 às 12h49

Descubra as principais diferenças e semelhanças entre uma casa inteligente vs casa conectada.

Tanto o termo casa inteligente quanto casa conectada são dois conceitos que ganharam força nos últimos anos. Isso porque os alto-falantes inteligentes da Google e Amazon chegaram ao Brasil, abrindo espaço no mercado para outros dispositivos conectados.

Melhor Escolha ofertas

Aliás, para ter uma casa inteligente ou mesmo uma casa conectada, é necessário ter um bom plano de internet fixa. Para isso, acesse o comparador de planos do Melhor Escolha, digite o seu CEP e encontre as melhores ofertas e promoções para você.

Qual a diferença entre uma casa inteligente e conectada?

A diferença é que tanto a casa conectada quanto a casa inteligente têm aparelhos conectados à internet residencial. A grande diferença é como esses aparelhos funcionam e se encaixam na casa. Na casa conectada, geralmente são dispositivos que se conectam à internet, mas não “conversam” entre si. 

Por exemplo, você pode ter uma lâmpada inteligente e um ar condicionado, mas eles funcionam separadamente, sem se comunicar.

Já na casa inteligente, os aparelhos não só se conectam à internet, mas também se comunicam uns com os outros

Isso significa que você pode programar o ar condicionado para se desligar quando a lâmpada estiver apagada, economizando energia. A casa inteligente é como ter uma equipe de aparelhos que trabalham juntos para tornar sua vida mais prática e eficiente.

Resumindo, enquanto a casa conectada é mais sobre ter dispositivos online, a casa inteligente é sobre ter uma casa que pensa por si mesma, tornando as coisas mais fáceis e econômicas para você

Como funciona a casa conectada?

Uma casa conectada é uma etapa inicial para a casa inteligente, oferecendo conveniência e controle remoto, enquanto uma casa inteligente vai além, automatizando tarefas e antecipando suas necessidades. Portanto, a escolha entre uma casa conectada e uma casa inteligente depende das suas necessidades e do nível de automação desejado.

Pensando nisso, é fundamental ressaltar que, para ter uma casa conectada e, principalmente, uma casa inteligente, é muito importante contar com um bom plano de internet de fibra óptica. 

A conectividade confiável e de alta velocidade desempenha um papel crucial na comunicação eficaz entre todos os dispositivos, garantindo que você possa controlar e monitorar sua casa de forma eficiente, mesmo quando estiver longe dela.

Quer saber como está a velocidade da sua conexão atual? É muito simples, basta fazer o teste de velocidade do Melhor Escolha e descobrir o quanto de internet você está recebendo.

O que torna uma casa inteligente?

O que torna uma casa inteligente, também conhecida como “smart home”, é a integração de dispositivos e sistemas automatizados, visando melhorar o conforto, eficiência e a segurança dos moradores. 

Isso é possível pela alta conectividade, permitindo o controle remoto a partir de dispositivos móveis. 

A automação desempenha um papel fundamental, com dispositivos que podem funcionar de maneira autônoma ou seguir programações específicas.

A integração é essencial, reunindo dispositivos e sistemas em uma única plataforma ou aplicativo para facilitar o controle centralizado. 

Assistentes virtuais, como Amazon Alexa e Google Assistant, também desempenham um papel importante, permitindo comandos de voz. 

Além disso, casas inteligentes frequentemente incluem sistemas de segurança avançados, como câmeras e sensores, que podem ser monitorados remotamente.

Falando sobre tecnologia e casa inteligente, você conhece como funciona a tecnologia mesh? Temos um post detalhado explicando mais detalhes sobre como funciona o Google Mesh e como você pode instalar este aparelho na sua casa. 

Quais as vantagens de uma casa inteligente?

Uma casa inteligente oferece várias vantagens que melhoram a qualidade de vida e proporcionam conveniência aos moradores. Algumas das principais vantagens incluem:

  • Conveniência: A capacidade de controlar dispositivos e sistemas remotamente, seja por meio de um aplicativo ou comandos de voz, torna a vida mais conveniente. Você pode ajustar a iluminação, a temperatura, a segurança e outros aspectos da casa com facilidade.
  • Economia de Energia: A automação de dispositivos, como ar condicionado e iluminação, permite otimizar o consumo de energia.
  • Segurança Avançada: Sistemas de segurança integrados, como câmeras de vigilância e sensores de movimento, permitem monitorar a casa em tempo real e receber alerta em caso de atividades suspeitas.
  • Personalização: Uma casa inteligente pode ser personalizada conforme as preferências, criando um ambiente que se adapta ao estilo de vida de cada morador.
  • Entretenimento Integrado: A integração de sistemas de entretenimento como Smart TVS para curtir streamings de música ou de filmes, iluminação e sistema de som proporciona uma experiência de entretenimento. 
  • Sustentabilidade Ambiental: Casas inteligentes também podem fazer a integração de tecnologias sustentáveis, como painéis solares e sistemas de reciclagem de água;

Casa inteligente vs Casa conectada: o que é melhor? 

Tornar uma casa inteligente está diretamente relacionada à disponibilidade de dispositivos no mercado. No Brasil, o interesse começou a ganhar destaque em 2019, quando empresas como Google e Amazon lançaram oficialmente seus alto-falantes inteligentes. Antes disso, a única opção era importar esses produtos.

Melhor Escolha ofertas

Infelizmente, transformar uma residência em uma casa inteligente no Brasil ainda é um processo lento. Além disso, a falta de produtos de qualidade no mercado nacional obriga os entusiastas a buscar alternativas no exterior, por meio da importação.

No entanto, tornar uma casa conectada é mais fácil devido aos inúmeros dispositivos que já têm acesso à conexão com a internet, como é o caso das TVs, lâmpadas, geladeiras, ar-condicionado, entre outros aparelhos. No entanto, sua conexão de internet banda larga precisa ser suficiente para atender às suas necessidades sem travamentos ou lentidão na navegação.

Qual a melhor internet para ter em uma casa inteligente?

A internet de fibra óptica é uma tecnologia de alta velocidade que utiliza filamentos finos de vidro ou plástico para transmitir dados em forma de luz. Suas principais vantagens incluem velocidade rápida, alta confiabilidade devido à resistência a interferências, e baixa latência, sendo ideal para atividades como jogar online e fazer videochamadas.

Além disso, ela é a melhor escolha para uma casa inteligente, onde muitos dispositivos podem estar conectados simultaneamente.