Como fazer Live na Twitch | Guia completo de como streamar

Atualizado em 09/09/2022 às 10h34

Descubra neste post o passo a passo de como fazer live na Twitch. Nos últimos tempos, a Twitch se transformou em um dos maiores streamings do mundo. Assim como os apps de filmes e séries, o destaque dessa plataforma vai para transmissão ao vivo de jogos online. 

Atualmente a Twitch pertence à Amazon e vem sendo uma das maiores promessas no Brasil, com mais de 15 milhões de usuários ativos todos os dias. 

Melhor Escolha ofertas

Buscando a melhor internet para jogar online?  Acesse agora mesmo o comparador de planos do Melhor Escolha e veja as principais ofertas e promoções de internet fibra com cobertura no CEP da sua rua.

Fazer lives na Twitch é o objetivo central do streaming desde sua criação, em 2005. A ideia é que as pessoas façam lives de suas rotinas, como um reality show da própria vida.

Mesmo que hoje haja principalmente canais pro players com vídeos ao vivo de jogos, tem também uma grande quantidade de streamers voltados para música, shows, lives de pessoas cozinhando, arte e outras categorias criativas.

Mas afinal, qual a velocidade de internet para fazer lives, jogar ou assistir streamings? Clique no link e descubra mais detalhes. 

Ao fazer lives na Twitch, os streamers vão cativando cada vez mais seguidores com seus conteúdos ao vivo, criando comunidades, ou verdadeiros fãs, em torno daquilo que produzem. 

O que é preciso para fazer live na Twitch?

Primeiro, se ainda não tiver sua inscrição na plataforma, você precisará fazer a sua. É fácil, rápido e gratuito. Inclusive, você poderá utilizar as informações cadastrais que já tem na Amazon, ou criar uma conta, caso ainda não tenha.

Feito isso, vamos ao passo a passo.

1. Configurações de segurança 

Antes de fazer a primeira live na Twitch, é necessário configurar o AutoMod e nomear espectadores para moderadores do seu canal, lembrando que o criador também pode ser um moderador. 

Esse processo garante a retenção de mensagens que envolvam discriminação, conteúdo sexual, linguagem vulgar e hostilidade. As configurações e moderadores também permitem o controle de frases permitidas ou não.

2. Aproveite agora para personalizar o seu canal na Twitch

Defina sua marca pessoal na Twitch e permita que seu canal seja sempre lembrado e atrativo para novas inscrições

É importante que seu conteúdo e a comunidade tenha uma identidade visual e conceitual. Seja criativo na biografia e capriche na foto de perfil da Twitch.

3. Fazer uma live na Twitch exige uma certa estrutura

Entrar ao vivo é coisa séria e precisa de preparo quanto a softwares e hardwares que permitem uma transmissão de qualidade, sem interferências ou travamentos. 

Se você tem um PlayStation ou Xbox para fazer sua live na Twitch, pronto, rapidamente sua transmissão estará no ar. A duração máxima de transmissão da Twitch é 48 horas

Outros dispositivos envolvem laptops, mixers, microfone, câmera e iluminação. 

Os equipamentos precisam ter configurações de alto desempenho para que vídeo e áudio possam ser rapidamente codificados e enviados à plataforma para serem transmitidos.   

4. Recomendações de softwares de transmissão na Twitch

Agora que você já está aprendendo como fazer live na Twitch, você precisará instalar o software responsável por administrar as transmissões. 

É nele também que você faz as configurações necessárias de microfone, câmera e layout, além da velocidade da internet para Twitch. 

A Twitch recomenda o software Twitch Studio, que integra chat, alertas e recursos de monitoramento às transmissões ao vivo. 

Aliás, será que a sua conexão de internet banda larga passa no nosso teste? Faça agora mesmo o teste de velocidade do Melhor Escolha e descubra se a sua conexão corresponde com a velocidade contratada.

Melhor Escolha ofertas

5. Tudo certo! Agora é só começar a sua transmissão! 

Agora que você já sabe como fazer live na Twitch, arregace as mangas e crie conteúdos interessantes. Com eles você aumenta suas chances de arrecadar inscrições e conquistar fãs para a sua comunidade!

A Twitch se tornou um grandioso veículo de comunicação, onde as pessoas podem ir avançando nos níveis de transmissão e desbloqueando recursos que transformam os canais em verdadeiros centros de entretenimento.  

Para se comunicar pelo Twitch, uma internet residencial é essencial. 

Como fazer vídeo no Twitch? 

Para gravar um vídeo na Twitch você precisa ter um bom software de gravação da tela. Atualmente existem programas como o Filmora, OBS, Camtasia, VLC, dentre outros. 

Lembrando que para ter uma boa performance nos jogos online é necessário ter uma boa conexão de internet banda larga, pensando nisso, se a sua conexão trava muito, acesse agora mesmo o comparador do Melhor Escolha e encontre o melhor plano de internet banda larga para sua casa. 

Agora, quer saber como melhorar a latência da sua internet? Clique aqui e descubra como fazer o teste de ping

O boom das transmissões ao vivo

Não é segredo pra ninguém que a pandemia movimentou os conteúdos online. 

Isso porque, com as medidas sanitárias impostas para proteger as pessoas contra a COVID-19, o mundo isolado migrou suas vivências para as plataformas da internet, buscando dar continuidade ao desenvolvimento da vida social, artística e profissional.

Fora das ruas e dentro das plataformas de streamings e serviços online, estima-se que o número de visualizações de lives na Twitch subiu de 19 mil para 42 mil em um ano, segundo informado pelo Twitch Tracker, site que disponibiliza estatísticas e métricas sobre os canais da plataforma.

E não só de visualizações vive a Twitch. 

Com a vida precisando criar novos meios de entretenimento e comunicação no universo online, fazer lives na Twitch também motivou novos produtores de conteúdos, os streamers. Ou seja, pessoas que buscaram (e buscam) na plataforma um jeito de transmitirem ao vivo suas produções autorais, artísticas e culturais. 

O que são os streamers? 

Se você é uma pessoa que faz conteúdos com transmissão ao vivo, então, sim, você é um streamer. 

Seja na Twitch, no Instagram, Youtube ou no Facebook, fazer uma live de música, arte, comida, jogos torna você um streamer nato.

Quando faz lives na Twitch, você tem o seu próprio canal de conteúdo na plataforma. 

Com as transmissões você vai conquistando sua audiência e pode, até mesmo, ganhar dinheiro com isso. 

Para ajudar os streamers a irem mais longe, a Twitch dispõe da Escola de criadores. 

Trata-se de uma parte da Twitch.tv que dispõe de dicas, materiais e truques que ajudam o streamer a aprender tudo sobre transmissão na plataforma. 

O streamer que pretende evoluir em suas lives na Twitch precisa acessar o conteúdo da Escola de criadores para entender melhor como funciona a plataforma. 

Para fazer live na Twitch, é necessário que os usuários saibam, por exemplo, o que são níveis de transmissão e os requisitos obrigatórios para ampliarem seus horizontes no site de streaming.   

Como fazer live na Twitch: quais os níveis de transmissão?

Para fazer live na Twitch cada vez melhores e atrativas, é necessário que o streamer fique por dentro desses níveis. Ao avançar cada etapa, o usuário aprimora sua atuação na plataforma e usufrui cada vez mais de seus benefícios.

É essencial que você crie conteúdos atrativos e direcionados, de modo que os usuários se sintam interessados em fazer inscrições pagas em seu canal na Twitch. A plataforma de streaming tem três níveis de transmissão, conheça todos:

Streamer de hobby 

Neste nível, o streamer já pode ter acesso ao chat, saber a capacidade de espectadores de seu canal e estatísticas de desempenho das transmissões. 

Após fazer uma live na Twitch no hobby, o usuário pode ver se atingiu os requisitos para alcançar o próximo nível.  

Como fazer live na Twitch sendo Afiliado

Aqui o streamer tem à sua disposição muito mais recursos, como emotes personalizados e um botão de inscrição para que outros usuários apoiem sua comunidade a crescer. 

As inscrições no canal são pagas e o valor é dividido com a plataforma.

Parceiro

Alcançar este nível é trabalhoso, o streamer deverá se dedicar bastante para se tornar um Parceiro da Twitch. 

Esta etapa possibilita diversos benefícios, incluindo oportunidades de renda com a plataforma Twitch, mais recursos com emotes, conteúdo educacional exclusivo da Twitch e inscrições gratuitas. 

Conseguimos ajudar você? 

Esperamos que tenha se informado um pouco mais sobre como fazer live na Twitch e a quantidade de internet necessária. 

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, e responderemos o mais rápido possível.