X

Como instalar o conversor digital | Veja um guia prático

Quer saber como instalar o conversor digital na sua televisão, pois em sua cidade não é aceito mais o sinal analógico?

E mais: quer saber como descobrir se sua televisão tem ou não o receptor integrado?

Para você que está buscando dicas funcionais e simples sobre como instalar o conversor digital em sua casa, leia este conteúdo até o final.

 

O que é conversor digital?

Conversor digital é um aparelho que transforma o sinal de TV analógico em digital. Ele também é conhecido como set-top box.

Se você não tem em casa um plano de TV por assinatura, ou se está pensando em cancelar seu plano, e seu modelo de TV é antigo, você vai precisar de um conversor!

Inclusive, você deve ter visto uma campanha maciça nos últimos anos, das emissoras de TV incentivando as pessoas fortemente a colocarem os conversores digitais em sus TVs, pois o sinal analógico deixou de funcionar no país.

Nos aparelhos novos de televisão, o sinal digital já vem automático, ou seja, integrado. Há alguns anos os fabricantes estão trabalhando com essa tecnologia. No entanto, os monitores mais velhos precisam instalar.

Ah, e quem faz uma assinatura de plano de TV não precisa do conversor digital, pois a operadora já faz a conversão do sinal analógico para digital.

 

Como instalar o conversor digital na TV HD

Saiba aqui o método passo a passo de como instalar o conversor digital na sua TV:

 

Como instalar a antena do conversor digital

 

Como instalar o conversor digital na TV antiga

 

Lembrando que se você tem em casa um plano de TV paga ou vai adquirir, você não precisa se preocupar com isso. O aparelho da operadora já funciona como um conversor digital para sua casa!

 

Como instalar o conversor digital em TV digital

Você sabia que alguns aparelhos de TV tem conversor digital já integrado?

Como mencionamos anteriormente, muitas cidades em todo o país já estão substituindo a transmissão analógica pela digital. O que muitas pessoas ainda não sabem é que se você tem uma TV digital, não é necessário se desesperar para trocar seu receptor.

Agora, caso sua TV seja digital e ela não está funcionando devidamente, é necessário se atentar a instalação da sua antena. Sendo assim, a antena precisa estar instalada em um ponto alto da sua casa e sempre apontada para a torre de transmissão da sua cidade.

Se mesmo assim ela ainda estiver com problemas, confira o conector que se encaixa na TV, às vezes ele pode estar posicionado de maneira errada, seja na TV ou até mesmo na sua antena.

 

Está tendo problemas com a conexão da sua internet wi-fi? Precisa de algumas dicas para que ela volte a funcionar da mesma maneira como antes?

Escrevemos um post aqui no Melhor Escolha, sobre algumas dicas e soluções funcionais de como deixar sua internet mais rápida.

 

Conversor digital e receptor digital: diferença

Saber a diferença entre um conversor digital e um receptor digital é uma dúvida bem comum entre os interessados em transmissões de programas de TV. Afinal, os dois aparelhos não são a mesma coisa?

O conversor digital é um aparelho capaz de receber todos os canais abertos em HD, disponíveis na região em que você mora.

Saber como instalar o conversor digital é muito importante, pois o sinal analógico será extinto do Brasil.

 

Mas afinal, o que isso quer dizer?

Significa que os canais que funcionam através de uma antena VHF não funcionam mais dessa maneira.

Para que você não fique sem a opção de assistir aos canais abertos transmitidos na sua região, o conversor digital recebe os canais locais.

Sendo assim, com o conversor você recebe toda a programação dos canais sem assinatura e sem custo nenhum. Você precisa somente saber como instalar o conversor digital.

Já o receptor digital funciona de uma outra maneira.

Existem três tipos de receptores: o somente analógico, anadigi que capta os canais analógicos e digitais, os receptores que captam os canais analógicos e digitais e os canais em HD.

Ficou confuso? Fique tranquilo que nós te ajudaremos a reconhecer cada um deles.

 

Conversor digital

Ele tem uma pequena diferença na qualidade de imagem ao receptor analógico. Com o digital você também tem a possibilidade da ter uma certa interação no canal.

Por esse motivo, com esse receptor é possível conferir o guia de programação.

 

Canais em HD

Eles são os canais de alta definição, os canais com 1080 px. Para que você tenha uma imagem em qualidade HD, é necessário que o seu receptor também seja.

Você consegue instalar o receptor somente por um cabo HDMI e uma antena, assim é possível captar todos os canais disponíveis no satélite.

Lembrando que esses canais não são os privados disponíveis em pacotes de TV por assinatura, e sim para TV aberta.

 

Receptores anadigi

Eles normalmente não têm entrada HDMI. Já os modelos de receptores analógicos e digitais não tem entrada HDMI pois eles não transmitem a imagem com essa tecnologia.

 

Diferença entre antena UHF e VHF

Um dos passos importantes para saber como instalar o conversor digital é saber diferenciar as antenas.

Sendo assim, para instalar o conversor digital é recomendável usar uma antena UHF, uma sigla do termo inglês que significa Ultra High Frequency (Freqüência Ultra Alta).

Essa antena designa a faixa de radiofrequência de 300 MHz até 3 GHz. Por esse motivo ela é responsável pela exibição dos canais atuais de televisão.

Já a antena VHF, que também vem do termo em inglês Very High Frequency (Frequência Muito Alta), designa a faixa de radiofrequência que varia de 30 a 300 MHz.

Esse tipo de sinal é ideal para transmissão de rádio FM se a frequência for utilizada entre 88 a 108 MHz.

Agora ficou mais fácil saber como instalar o conversor digital, não é mesmo?!?

 

Como instalar o conversor digital na TV parabólica

Muitos interessados em adquirir o conversor digital acreditam que é possível instalá-lo em uma antena parabólica.

Infelizmente essa instalação não é possível, pois estamos falando de duas tecnologias distintas.

O conversor integrado da TV não serve para sinal adquirido via satélite, e sim para sinal UHF. Sendo assim, somente uma antena UHF servirá.

 

Quer saber se ter em casa um plano te TV pré-pago vale a pena? Escrevemos um post bem completo que pode ajudar a sanar todas as suas dúvidas.

 

 

Como saber se a TV tem o conversor integrado?

Você suspeita que sua TV tem o conversor integrado? Mas, antes quer conferir e ter a certeza?

Conheça três métodos infalíveis para descobrir:

 

Primeiro método

Alguns aparelhos vem com duas possíveis siglas, são elas a HDTV ou a DTV.

 

Segundo método

Agora, se mesmo tendo essas siglas você ainda quer tirar a prova, veja como é simples:

  1. Ligue a televisão e com o controle remoto acesse as configurações do seu aparelho.
  2. Faça uma busca automática de canais.
  3. Normalmente a TV aparece duas descrições em frente ao canal selecionado: cabo, ar ou antena.
  4. Se na programação constar que o canal é digital, significa que a sua TV tem o conversor integrado.

 

Terceiro método

O terceiro método de saber a se a sua TV é digital e se você realmente precisa saber como instalar o conversor digital, é pesquisando o modelo da TV diretamente no Google.

Essa é uma maneira eficiente de saber se o seu aparelho de TV tem ou não o conversor digital por conta do número de série que todo aparelho tem.

Dessa maneira, basta pesquisar a ficha técnica da TV na internet e lá aparecerá se o aparelho tem o conversor ou não.

Prático, não é mesmo?!?

 

Se você está pensando em como obter canais de TV por assinatura, confira em nosso comparador as ofertas dos planos: NET TV, Claro TV, SKY TV, Oi TV e Vivo TV.

Com ele você escolhe quais os canais mais compatíveis, de acordo com as necessidades da sua família e com mensalidades que cabem no seu orçamento.

Além do nosso comparador de planos de TV por assinatura, o Melhor Escolha também tem comparador de planos de telefone fixo, planos de celular controle e internet banda larga.

 

Porque ter o conversor digital para TV?

De 2016 até 2019, o sinal analógico de televisão foi desligado em 1378 cidades do Brasil. Dessa forma, 130 milhões de pessoas foram impactadas por esta mudança.

Para que ninguém ficasse sem o sinal de TV aberta, foi realizado um árduo trabalho, que durou anos.

Entre as ações, projetos como o Digital Solidário, Patrulha Digital, Diálogos da TV Digital, Fora de Rota e Feirões para compra ou entrega do conversor digital foram feitos em várias regiões do país.

Tudo para que a população brasileira tenha uma televisão com melhor sim, imagem, portabilidade, mobilidade e audiodescrição.

 

Por fim, esperamos que tenha dado tudo certo na instalação do seu novo conversor digital. Nossa intenção é sempre trazer conteúdo relevante e de qualidade até você.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, responderemos suas perguntas o mais breve possível.

 

Disqus Comments Loading...