X

WhatsApp vs Telegram | qual é o melhor?

Está em dúvida em qual app usar? Whatsapp vs Telegram: afinal qual é melhor? 

Os apps de mensagens instantâneas são uma ferramenta muito útil atualmente. Além de permitirem o envio de fotos, arquivos e mensagens, você pode fazer ligações de vídeo, realizar pagamentos e contar com uma série de outros recursos.

Além de facilitar a sua vida, eles ajudarão você a economizar dinheiro. Mas, para isso, é preciso se informar bem sobre qual plano de celular ou de internet banda larga é mais vantajoso.

Tendo feito a melhor escolha do seu plano, confira agora alguns detalhes sobre esses apps.

Como funciona o Telegram?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas que ganhou popularidade recentemente no Brasil. 

É um aplicativo gratuito, que oferece espaço ilimitado em nuvem para o armazenamento de fotos, vídeos, mensagens de texto e de voz e para demais conteúdos compartilhados ao longo das conversas.

Essa tecnologia de armazenamento possibilita uma transferência de informações bem rápida, já que os conteúdos ficam armazenados no servidor.

O Telegram está disponível na versão mobile, para celulares e demais dispositivos móveis, nos sistemas Android, iOS, Windows Phone e Telegram web

Quais as vantagens do Telegram?

Listamos oito vantagens do Telegram para você não ter dúvida ao escolher qual aplicativo de mensagens instantâneas usar:

  1. Grupos com maior quantidade de pessoas – O Whatsapp suporta 100 membros em seus grupos. O Telegram possibilita grupos com até 200.000 pessoas.
  2. Conversas secretas – Esse recurso codifica as conversas marcadas como secretas, ajudando muito na segurança e privacidade do usuário. Você pode, inclusive, determinar o tempo de duração do chat, de modo que ele é apagado automaticamente após o prazo estabelecido.
  3. Diversidade de plataformas – O Telegram está disponível para todos os sistemas operacionais do mercado, além de funcionar em todos os navegadores.
  4. Gratuidade – O Telegram é um aplicativo totalmente gratuito. Isso significa que você não terá de pagar assinatura nem serviços.
  5. Publicidade – Assim como no WhatsApp, o usuário do Telegram estará livre de propagandas indesejadas.
  6. Velocidade – Alguns testes indicam que o Telegram pode ser até 2x mais veloz que o WhatsApp que outros apps de mensagens.
  7. Compartilhe arquivos maiores – Com o Telegram, você pode compartilhar gratuitamente qualquer formato de mídia, em arquivos de até 2 GB.
  8. Armazenamento em nuvem – O Telegram usa o armazenamento na nuvem para você poder acessar suas conversas em diversas plataformas. Com isso, a memória do seu dispositivo não é comprometida.

Gostou das vantagens? Ainda não é hora de decidir. Listamos para você algumas desvantagens do Telegram, que devem ser levadas em consideração:

Whatsapp vs Telegram: desvantagens do Telegram

Como nem tudo é ponto positivo, confira as principais desvantagens do Telegram em relação ao WhatsApp:

  1. Novos usuários – O Telegram avisa o usuário cada vez que um contato de sua agenda se inscreve no aplicativo. Algumas pessoas mais preocupadas com a privacidade e a discrição podem não curtir essa função.
  2. Stories – O Telegram não permite o compartilhamento de fotos e vídeos nos Stories. Este é um recurso disponível apenas no WhatsApp.
  3. Status – O Telegram permite aos usuários “aparecer offline”, mas mostra uma estimativa de quando um usuário acessou o aplicativo pela última vez. Não é possível remover a função “visto por último”.

Como funciona o WhatsApp?

O WhatsApp é um aplicativo desenvolvido especialmente para celulares. Sua principal função é o envio de mensagens instantâneas para outros usuários do aplicativo, em tempo real e sem custos.

O usuário também pode compartilhar vídeos, fotos, mensagens de áudios e realizar pagamentos.

Assim como o Telegram, o WhatsApp é um aplicativo gratuito, que oferece espaço ilimitado em nuvem possibilitando uma transferência de informações bem rápida e gratuita.

WhatsApp fora do ar? Saiba como descobrir o problema.

Quais as vantagens e desvantagens do WhatsApp?

Telegram vs WhatsApp. Afinal, quais as vantagens e desvantagens do WhatsApp? Confira oito vantagens do de mensagens instantâneas mais utilizado no Brasil:

  1. Gratuidade – O WhatsApp é totalmente gratuito. Ele pode ser baixado sem se pagar nenhuma taxa de uso ou download.  Além disso, os serviços oferecidos (mensagens, chamadas etc.) também são disponibilizados gratuitamente.
  2. Sem publicidade – O WhatsApp não exibe anúncios. Isso é uma grande vantagem quando se fala de aplicativos gratuitos. Como isso, a navegação fica muito mais rápida e o usuário é preservado de conteúdos inadequados ou indesejados.
  3. Diversidade de serviços – O WhatsApp oferece inúmeros serviços: mensagens, chamadas (vídeo e voz), pagamentos, compartilhamento de arquivos, mensagens de áudio, emojis, figurinhas, dentre outros.
  4. Criptografia de ponta a ponta – Essa tecnologia protege suas mensagens, transformando-as em um código que só o WhatsApp consegue decifrar. Cada vez que você envia ou recebe uma mensagem, ela chega ao servidor do WhatsApp criptografada, e só é decodificada quando chega ao seu aparelho.
  5. Conteúdo multimídia compartilhado – O WhatsApp permite compartilhar uma infinidade de arquivo, que vão de imagens a áudios e vídeos.
  6. Importar contatos – Com o WhatsApp, você pode importar contatos diretamente do dispositivo em que está instalado, sem você precisar salvar os contatos no aplicativo.
  7. Oferecido para diversos sistemas operacionais – O WhatsApp é compatível com os sistemas operacionais Android, Windows, Blackberry OS, iOS, entre outros. Além disso, há também a versão web e a versão desktop (para PCs) e o WhatsApp Business.
  8. Mostrar o status das mensagens – O WhatsApp mostra o status das mensagens em diversas fases: envio, recebimento e visualização.

Como nem tudo é um mar de rosas, confira algumas desvantagens do WhatsApp:

WhatsApp vs Telegram: desvantagens do WhatsApp

  1. É impossível cancelar uma mensagem já enviada – Se a mensagem já tiver sido enviada, você não poderá cancelar o envio. É possível excluir uma mensagem da conversa, mas ainda sim o usuário que recebeu poderá lê-la. Você pode apagar a mensagem para todos os usuários, mas isso tem que ser feito imediatamente após o envio.
  2. Atualizações constantes – Se você tem preguiça de atualizar aplicativos, talvez o WhatsApp não seja para você. O aplicativo recebe novas atualizações todo mês.
  3. Armazenamento – O conteúdo compartilhado no WhatsApp pode ocupar bastante espaço, o que pode ser um problema para quem não dispõe de bastante memória de armazenamento.
  4. Lentidão – O espaço ocupado na memória pode afetar o bom funcionamento do dispositivo, fazendo com que outros aplicativos funcionem mais lentamente.

WhatsApp vs Telegram: qual é o melhor?

A verdade é que é bem difícil dizer qual aplicativo é o melhor. De modo geral, os dois apps cumprem muito bem o que prometem.

No entanto, a resposta vai variar de acordo com suas necessidades

Por exemplo, se você tem um celular com pouca memória, o Telegram é a melhor opção.

Se você faz questão de chamadas de vídeo, o WhatsApp é o único a oferecer esse recurso.

Confira as vantagens e desvantagens de cada um deles nos tópicos acima e faça sua escolha de acordo com suas necessidades.

Por fim, conseguimos ajudar você? 

Esperamos que tenha se informado melhor sobre o WhatsApp vs Telegram. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, e responderemos o mais breve possível. 

Disqus Comments Loading...