X

Ligação interurbana | Como fazer interurbano para fixo ou celular

Quer aprender a fazer ligação interurbana para telefone fixo e móvel? Esse é o lugar certo para ter essas e outras informações sobre ligações para longas distâncias.

Além disso, saiba também quais os principais DDDs das macrorregiões brasileiras para você ligar.

Veja quais conteúdos abordaremos neste post:

Como fazer uma ligação interurbana?

Precisa aprender como fazer uma ligação interurbana e não sabe como discar os números corretamente? Fique tranquilo, que iremos te ajudar nessa fórmula.

O melhor de tudo é que independente de qual for o estado e número de telefone para onde você pretende discar, a forma de ligar é a mesma. O que mudará será apenas o DDD da sua operadora, o DDD do número de destino e, obviamente, o número de telefone.

Antigamente era obrigatório digitar o código da operadora antes do DDD da cidade, mas agora ficou mais fácil. Você não precisa mais digitar o código da sua operadora, ele vai automático.

Para fazer qualquer tipo de ligação interurbana disque:

0 (zero) + DDD da cidade do número que vai ligar + o número do telefone.

Veja o exemplo a seguir para fazer uma ligação interurbana para a cidade do Rio de Janeiro:

Como fazer uma ligação interurbana a cobrar?

Todo mundo já precisou ligar a cobrar pelo menos uma vez na vida, não é mesmo?!?

Às vezes precisamos ligar para uma determinada pessoa, porém estamos sem crédito, longe de um outro telefone celular ou fixo, sem internet móvel e até mesmo sem dinheiro para um telefone público.

Calma! Essa situação tem solução: a ligação a cobrar. Vamos te explicar como fazer esse tipo de ligação. Veja abaixo como discar:

Disque 90 + código da sua prestadora + DDD do número contactado + número do telefone celular.

Veja o exemplo a seguir:

Porque tem que colocar o 9 antes?

O nono dígito começou a ser implementado no Brasil em 2012, quando a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) decidiu tomar essa decisão com base na Resolução nº 553/2010.

A implementação teve como objetivo aumentar a disponibilidade de números de telefones celulares e também dar continuidade a um processo de padronização da marcação das chamadas que estavam em andamento.

A Anatel iniciou o processo de inclusão do nono dígito em 2012, para o DDD 11, e seguiu alterando também os outros DDDs do Estado de São Paulo, nos anos seguintes.

Em meados de 2015, o processo foi concluído em todo o país, com os celulares de todos os estados com o número 9 adicionado à frente do número.

Quer conhecer os melhores planos de celular família? Esse conteúdo vai te ajudar a encontrar o melhor serviço para você.

Digitar o código da operadora

Como mencionamos anteriormente, não é mais preciso colocar o código da sua operadora para fazer ligação.Porém vale lembrar que as operadoras, como forma de benefício aos seus clientes, oferecem descontos ou ligações gratuitas para quem usa o código correspondente de cada operadora ao realizar chamadas.

Nos planos de fixo e celular os minutos inclusos só valem para ligações interurbanas feitas com o código da operadora.

Para tanto você pode digitar o código da sua operadora antes do DDD da cidade ou simplesmente não digitar nada que ele irá automaticamente.

O que você não pode fazer é digitar o código de uma outra operadora que não seja a sua, pois se isso acontecer você será cobrado, mesmo que tenha minutos interurbanos inclusos no seu plano.

Veja quais os códigos das principais operadoras do Brasil:

Está procurando por algum código que não se encontra nessa lista que mencionamos? Você pode encontrar o código mais facilmente dentro do próprio site da operadora.

Saiba mais informações sobre DDD Oi | DDD Nextel | DDD TIM | DDD Vivo | DDD Claro  e descubra todas as formas de fazer ligações por essas operadoras.

Quais os principais DDDs das cidades brasileiras?

Está procurando pelos principais DDDs do Brasil? Esse tópico tem o intuito de te informar quais são os DDDs das macrorregiões brasileiras. Por exemplo, se você faz parte da região de São Paulo, seu DDD será o 11.

Quer saber mais sobre os códigos de longa distância? Pois então veja a lista abaixo com os principais DDDs brasileiros e suas respectivas regiões:

Ligações interurbanas estado de São Paulo

Ligações interurbanas estado do Rio de Janeiro

Ligações interurbanas estado do Espírito Santo

Ligações interurbanas estado de Minas Gerais

Ligações interurbanas estado do Paraná

Ligações interurbanas estado de Santa Catarina

Ligações interurbanas estado do Rio Grande do Sul

Ligações interurbanas Distrito Federal

Ligações interurbanas estado de Goiás

Ligações interurbanas estado de Tocantins

Ligações interurbanas estado do Mato Grosso

Ligações interurbanas do estado Mato Grosso Sul

Ligações interurbanas estado do Acre

Ligações interurbanas estado de Rondônia

Ligações interurbanas estado da Bahia

Ligações interurbanas estado de Sergipe

Ligações interurbanas estado de Pernambuco

Ligações interurbanas estado de Alagoas

Ligações interurbanas estado da Paraíba

Ligações interurbanas estado do Rio Grande do Norte

Ligações interurbanas estado do Ceará

Ligações interurbanas estado do Piauí

Ligações interurbanas estado do Pernambuco

Ligações interurbanas do estado do Pará

Ligações interurbanas estado do Amazonas

Ligações interurbanas estado de Roraima

Ligações interurbanas estado do Amapá

Ligações interurbanas estado do Maranhão

Este são apenas alguns dos DDDs dos estados brasileiros, para ver a lista completa acesse a página da Anatel de códigos de área nacionais.

Planos e promoções das operadoras de telefone

Há um tempo, ligações para outro DDD era algo esporádico, apenas em datas comemorativas ou em situações importantes como aniversário, Natal ou alguma fatalidade. Graças a evolução da tecnologia, agora é possível se comunicar de diversas formas, sejam elas gratuitas ou custando bem pouco.

Atualmente, fazer chamadas para outro DDD não é mais como antigamente, hoje é possível realizá-las pagando caro ou não, tudo depende de como você realiza essa chamadas. Aliás, você sabia que muitas ligações DDD podem custar zero reais dependendo do plano de telefone que você tem? É isso mesmo!

Isso acontece graças ao DDD da sua operadora, que permite que você faça ligação DDD pagando praticamente o mesmo valor de uma chamada local.

Você pode conhecer mais sobre esses planos que estamos falando nesses conteúdos sobre os melhores planos de celular família.

Entretanto algumas operadoras oferecem esse mesmo serviço de forma ilimitada aos seus clientes. Claro, Oi e TIM estão entre essas operadoras que oferecem ligações ilimitadas tanto para telefone fixo quanto para celulares por todo o Brasil.

Os planos de telefone fixo da Claro, NET também oferecem minutos interurbanos ilimitadas para qualquer DDD, basta procurar pelo plano Brasil.

Diferença entre interurbano e roaming

Quer saber qual a diferença entre uma cobrança interurbana e de roaming? Veja como é simples de compreender.

O roaming é destinado ao uso da rede de celular da sua operadora fora da sua área original.

Ou seja, quando você vai viajar para outro estado e faz ligações, envia SMS e usa a internet com a sua operadora brasileira, você é tarifado como roaming nacional, tarifa essa que é bem maior do que a convencional.

Isso acontece porque para que seu dispositivo tenha acesso a uma rede, recebendo e enviando dados, é feita uma troca de dados entre várias operadoras. Por isso, o roaming geralmente é cobrado a parte.

Porém desde 2011 existe um debate na Câmara e no Senado sobre o fim da cobrança de roaming nacional e atualmente a grande maioria dos planos de celular não tem mais esta cobrança.

Já a ligação interurbana pode acontecer com ou sem a cobrança de roaming, dependendo de onde você estiver no Brasil, se dentro ou fora da sua área de cadastro. As taxas e tarifas variam de acordo com cada operadora.

Apesar dos roaming nacional praticamente ter acabado, as operadoras ainda cobram roaming internacional para que você utilize seu celular no exterior. Conheça os pacotes e tarifas internacionais das operadoras:  TIM Roaming Internacional | Claro Roaming internacional | Vivo Roaming Internacional | Oi Roaming Internacional em conteúdos explicativos que escrevemos pra você.

Esperamos que tenha se informado melhor sobre como ligar interurbano.

Nosso objetivo é sempre trazer conteúdos relevantes e de qualidade. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, que responderemos em breve.

Disqus Comments Loading...