TESTE DE VELOCIDADE
Compare planos em
12 planos encontrados

Internet Speed Test

O teste de velocidade de internet, que também é chamado em inglês, de speed test, é o medidor que confere a velocidade de conexão da internet banda larga para saber se a operadora está entregando a velocidade contratada.

Como fazer o
teste de velocidade de Internet?

Para saber se velocidade de internet você recebe em casa ou na empresa é a velocidade do plano de internet que contratou, basta fazer o speed test do Melhor Escolha.

Antes de testar a velocidade recomendamos que você saiba qual é a quantidade contratada de Mega com sua operadora, para saber se ela está entregando. O teste de velocidade dura de 10 a 20 segundos, aproximadamente, dependendo da velocidade de conexão, latência ou teste de ping.

Para obter os melhores resultados, damos algumas dicas para você fazer do teste de velocidade mais preciso e mais confiável:

  1. Feche todas as janelas abertas do browser e deixe aberta apenas a que realizará o teste de velocidade.
  2. Confira se o roteador está com os fios bem conectados.
  3. Feche todos os programas que estão abertos ou sendo executados.
  1. Certifique-se que não tenha nenhum upload ou download sendo feito.
  2. Se possível, conecte o computador ou notebook à Internet pelo cabo de rede, pois pode ser que pelo wi-fi a velocidade seja menor, já que ela se "perde" pelo caminho.
  3. Clique no botão para fazer o speedtest.

Speed Test para computador

Conecte seu dispositivo diretamente ao seu modem com um cabo Ethernet e desligue todos os outros programas em seu dispositivo além do teste de internet. Desligue seu roteador Wi-Fi. Faça o teste de velocidade três ou quatro vezes para obter uma média precisa.

Speed Test para celular

Feche todos os programas que estão abertos ou sendo executados no seu celular. Certifique-se que não existem outros dispositivos na sua rede fazendo download ou upload. Se possível desligue o Wi-Fi destes outros dispositivos antes de iniciar seu teste de internet. Se aproxime a uma distância máxima de 1 metro do seu roteador e faça o teste de velocidade pelo celular de três ou quatro vezes para obter uma média precisa.

Speed Test para Wi-Fi

Para fazer o teste de internet wi-fi no seu notebook, feche todos os outros programas em seu computador além do speed test do Melhor Escolha, e desconecte da rede do seu aparelho celular. Se aproxime a uma distância máxima de 1 metro do seu roteador e faça o teste de velocidade de três ou quatro vezes para obter uma média precisa.

Speed Test para Jogos

Para jogadores online a melhor forma para se obter um resultado de teste de velocidade confiável é conectando seu dispositivo diretamente ao modem com um cabo Ethernet. Feche todos os outros programas em seu dispositivo além do teste de internet. Desligue seu roteador Wi-Fi. Faça o teste de velocidade três ou quatro vezes para obter uma média precisa.

Por que fazer
teste de velocidade de Internet?

Muitas vezes, as operadoras não entregam toda a velocidade que o cliente contrata e paga por ela. Ter uma conexão lenta é muito usual e cada vez mais essas oscilações de velocidade irritam usuários, já que a Internet está presente em quase que 100% de nossas atividades diárias.

O Speed Test é o medidor de velocidade de internet que mostra se o problema de internet lenta é em sua casa, com seus aparelhos ou se é uma falha do seu provedor, que não entrega a velocidade contratada em seu plano de internet.

A vantagem de fazer o teste de velocidade Melhor Escolha é monitorar o desempenho de sua conexão à internet, para acompanhar a variação do desempenho e velocidade.

Dessa forma, você pode fazer contato com sua operadora e exigir que sua conexão seja melhor, caso a velocidade não esteja sendo entregue como deveria por contrato.

Como interpretar o resultado do medidor de velocidade?

Ao fazer o teste de velocidade você descobriu a velocidade da internet em sua casa ou empresa, no entanto você não sabe interpretar esses dados? Ainda tem dúvidas sobre isso e quer saber como ler melhor esses números? Nós explicamos!

O que significa download no teste de velocidade?

Na hora de fazer o teste de velocidade é bom ficar atento à velocidade de download, que é a rapidez com quem você recebe os dados pela internet. Ou seja, quando navegamos em sites, assistimos a vídeos ou navegamos nas redes sociais estamos recebendo dados. Por isso que quanto maior for a velocidade de download, mais rápida será a sua navegação.

O que significa upload no teste de velocidade?

Apareceu essa informação em seu teste de velocidade e você não sabe o que é? Velocidade de upload é a velocidade com que os dados são enviados pela internet. Por exemplo, quando postamos uma foto ou jogamos online com outras pessoas, estamos enviando dados pela rede. Essa velocidade faz pouca diferença no dia-a-dia de usuários residenciais.

O que significa ping no teste de velocidade?

Latência é o tempo em que o sinal da sua conexão de internet leva para ir até o servidor mais próximo. Ping é o tempo que a rede demora para responder a esse sinal enviado, considerando o tempo de ida e volta do sinal até você. Esse teste de velocidade pode ser relevante para quem joga online com outras pessoas.

Porque usar o Speed Test
do Melhor Escolha

  • Teste de velocidade 100% confiável

    O Speed Test do Melhor Escolha é uma forma confiável de testar a velocidade e o desempenho da sua conexão de internet. Nós usamos uma das ferramentas mais premiadas e sérias do mundo para garantir que o medidor de velocidade seja preciso e certeiro.

  • Seus dados estão seguros conosco

    Com o Speed Test Melhor Escolha você testa a sua velocidade de internet sabendo que seus dados estão seguros. Não temos propagandas em nosso teste de conexão de internet, por isso você não precisa se preocupar em ter seus dados vendidos e expostos à marcas que queiram vender produtos e fazer ofertas invasivas a você.

  • Você não será bombardeado com anúncios

    No momento em que estamos fazendo um teste de velocidade de internet não queremos ser bombardeados com anúncios e propagandas invasivas. Por isso, o Melhor Escolha oferece gratuitamente o Speed Test e garante que você tenha uma experiência confiável, isenta de marcas e tranquila para saber o que você realmente deseja: testar a velocidade da internet de sua casa ou empresa.

  • Você poderá ter uma base de comparação

    Se você está insatisfeito com sua conexão de internet e quer saber se o problema é em sua casa, com seus equipamentos, ou se a falha está no seu provedor de internet, fazer o teste de velocidade de internet será uma boa. Depois de usar o nosso velocímetro de velocidade de internet você terá condições de avaliar a sua operadora e trocar de plano ou mesmo de empresa, se for o caso.

Como funciona o teste
de velocidade
de internet

Ao iniciar o teste de velocidade, o velocímetro seleciona automaticamente o melhor servidor para executar o teste com base na sua localização. Seu teste usará um servidor próximo a você para manter os resultados o mais preciso possível.

Como a velocidade da internet é medida?

Quando você está online, navegando na internet, assistindo a vídeos, ouvindo músicas ou postando fotos e mensagens nas redes sociais, seu plano de internet está transmitindo estes dados do seu dispositivo para um outro lugar na rede.

O tempo entre a transmissão dos dados do seu computador e o recebimento dos dados na rede é o que é medido no teste de velocidade.

As velocidades de internet banda larga são mais comumente medidas em Megabits por segundo (Mbps ou MB), o que costumamos chamar no dia a dia de Mega.

Como funciona o Speed Test?

O medidor de velocidade Melhor Escolha funciona sincronizando o tempo em que a conexão leva para baixar um arquivo de amostra da web e, em seguida, o tempo em que a conexão leva para fazer o upload de volta para o servidor. Nosso teste é 100% seguro e não armazena nada em seu computador ou celular. Muito menos invade seus dados e informações pessoais.

O Speed Test Melhor Escolha mede a velocidade da internet fixa e móvel. O velocímetro testa qualquer tipo de conexão, seja ela via cabo ou ADSL, da Internet via Rádio, da Conexão Discada (dial-up), da Internet via Satélite, da Internet via Fibra Ótica ou via 3G e 4G.

O resultado do medidor de velocidade é preciso?

O teste de velocidade de internet banda larga fornece uma medição instantânea do desempenho da sua conexão, determinando sua velocidade de download e de upload no tempo de teste. No entanto, você precisa ter em mente que as velocidades variam durante o dia. Além disso, é importante saber algo sobre velocidade: a velocidade instantânea não é a mesma coisa que a velocidade média mensal e a velocidade contratada.

Como deixar a
internet mais rápida?

Existem algumas dicas essenciais que podem te ajudar a conseguir uma conexão de internet wi-fi mais rápida. Se, ao fazer o teste de velocidade Melhor Escolha, você perceber que sua conexão está abaixo do esperado por contrato, dê uma olhada nas dicas que preparamos para você.

  • Coloque o modem em um local adequado
  • Programe seu roteador para trabalhar em duas frequências
  • Troque de canal para evitar conflitos com conexões vizinhas

Velocidade dos planos
de internet banda larga

Algar velocidade

10, 20, 30, 40, 60, 200, 300, 400, e 500 Mega

Vivo velocidade

5, 10, 25, 50, 100 e 300 Mega

Claro NET velocidade

10, 35, 120, 240 e 500 Mega

Oi velocidade

15 e 200 Mega

Hughestnet velocidade

10, 15, 20 e 30 Mega

TIM velocidade

40, 60, 100, 150, 300 e 500 Mega; 1 e 2 Giga

Copel velocidade

75, 150 e 200 Mega

Brisanet velocidade

50, 100 e 200 Mega

Qual a velocidade de
internet
que eu preciso?

Velocidade de Internet até 50 Mega

Planos com velocidade de internet até 50 Mega são ideais para pessoas que moram sozinhas ou famílias que acessam poucos dispositivos ao mesmo tempo. Uso ideal para navegar em sites, usar as redes sociais como Facebook, Whatsapp e Instagram, e assistir vídeos.

Velocidade de Internet entre 50 e 100 Mega

Se você assiste a vídeos e em sua casa tem mais de duas ou três pessoas conectadas ao mesmo tempo, recomendamos planos com velocidade de internet entre 50 a 100 Mega. Um plano entre essa faixa de velocidade será suficiente para que todos da sua casa naveguem tranquilamente ao mesmo tempo.

Velocidade de Internet acima de 100 Mega

Se o consumo de vídeos é alto, especialmente os vídeos em HD (Alta Definição), vale a pena contratar um plano mais rápido. Se na sua casa tem algum viciado em Youtube ou Netflix, procure por planos acima de 100 Mega. E para os Gamers de plantão, a velocidade precisa ficar acima de 120 Mega para o jogo não travar.

velocidade da internet

Qual é a melhor internet para jogar online?

Existem algumas formas de melhorar a performance da velocidade da sua internet wi-fi para jogar online. Antes de qualquer coisa, faça nosso teste de velocidade para saber se você está recebendo a velocidade contratada. Se estiver e, mesmo assim, estiver tendo problemas, veja as dicas que separamos para você em nosso blog.

Por que sua internet
está lenta no teste?

Sinal wi-fi

Se você precisa de um sinal de wi-fi potente, você pode investir em um modelo de roteador mais forte com duas frequências, 2.4 GHz e 5 Ghz. Você pode também contratar serviços adicionais das operadoras para turbinar sua conexão ou investir em um replicador de sinal.

Demanda

Se você consome uma banda de internet maior do que a sua velocidade contratada, seus vídeos, infelizmente, irão travar. Uma opção para resolver isso é migrar para um plano de internet mais rápido ou, então, mudar as configurações dos vídeos de HD (alta definição) para padrão (standard).

Modem

Existem diversas formas de melhorar a velocidade de sua conexão wi-fi. A primeira delas é colocar o modem no lugar certo, sem muitas paredes. O melhor lugar é que ele esteja centralizado na casa, em um lugar alto e sem ser dentro de nichos ou estantes fechadas, por exemplo.

Vizinhos

Conexões próximas podem interferir no sinal de wi-fi. Se isso acontecer, procure trocar o canal do modem. Outro problema bem comum é quando os vizinhos são atendidos pela mesma operadora de internet, já que isso pode fazer com a velocidade seja diminuída durante os horários de pico.

Provedor

Seu provedor pode estar oferecendo uma conexão ruim. Se seu teste de velocidade é frequentemente abaixo do permitido por lei (definido como 80% da velocidade contratada na média mensal), você pode abrir uma reclamação na Anatel.

Limite de banda

Se sua internet fica lenta em alguns momentos do dia ou depois de um dado período no mês, pode ser que algum tipo de limite de franquia esteja sendo aplicado. Atenção: isso não é permitido pela Anatel. Desde 2016, as operadoras estão proibidas de aplicarem limite de internet.

Sua Velocidade de internet
abaixo do contratado?

Velocidade mínima garantida pela Anatel

Se seu teste de velocidade ficar abaixo do contratado, não se desespere! Existe um mínimo de velocidade que é garantido por lei. Segundo as normas da Anatel, as operadoras são obrigadas a entregarem uma velocidade mínima de 80% do que foi contratado para a velocidade de download.

E no teste de velocidade instantâneo, ou seja, no resultado Speed Test Melhor Escolha, você precisa receber o mínimo de 40% da velocidade de download contratada. Caso a medição seja menor que o que está na regra da Anatel, refaça o teste de velocidade mais algumas vezes e, se o problema persistir, entre imediatamente em contato com a sua operadora de Internet.

Qual é a diferença entre franquia e velocidade de internet?

São tantas as siglas utilizadas no mundo da internet, que podemos nos confundir vez ou outra. Mega, GIga, Mbps, GB, bytes. É tudo a mesma coisa? Temos um texto completo em nosso blog, que pode te ajudar a entender as diferenças entre as diversas siglas usadas nos planos de internet.

Em resumo, é importante você saber que Mbps e Mega são formas usadas para divulgar a velocidade de internet fixa. Para internet móvel 4G e planos de internet via satélite com franquia, é comum as operadoras usarem Giga ou GB para especificar a quantidade de dados que você pode consumir usando seu plano de internet.

Qual é o
melhor teste de velocidade de internet?

Existem vários velocímetros que testam a internet, desde o teste de velocidade Anatel, o Brasil banda larga, o Speedtest da Ookla, o Speed Test Copel, Nperf, o Fast teste , Minha Conexão, Teste de velocidade do Google e o teste de velocidade do Melhor Escolha.

Se você já usou alguns testes ao mesmo tempo, percebeu que os resultados podem variar entre eles. Isso acontece porque cada teste de velocidade de internet tem sua maneira de calcular as estatísticas, como as taxas de download e upload.

Nós fizemos um vídeo comparando 5 dos velocímetros de Speedtest mais usados para você ver a diferença!

  • Speed Test Melhor Escolha
  • Teste Brasil Banda Larga
  • Medidor Ookla
  • Teste Fast
  • Teste de Velocidade do Google

Quais são os testes de velocidade
de Internet disponíveis?

Medidor de internet Copel Speed Test

O teste de velocidade Copel Speed Test é um medidor de velocidade de internet gratuito, oferecido pela operadora de internet Copel Telecom. O Copel Speed Test começou a ser oferecido aos clientes Copel Fibra para que os mesmos pudessem ter uma forma de medir a qualidade e entrega da operadora.

A Copel é uma das poucas operadoras a oferecer a mesma velocidade de download e upload em seus planos de internet banda larga. Ou seja, se você adquirir um plano de 100 Mega, deverá ser em seu teste de velocidade a mesma medição para ambas as velocidades.

Atualmente, a Copel é a operadora com a melhor avaliação pela Anatel no Estado do Paraná, local único de atendimento e cobertura da operadora. A Copel Telecom é uma operadora estatal, braço de outra estatal, a Copel Energia, empresa distribuidora de energia elétrica.

Medidor de internet Ookla Speed Test

O SpeedTest da Ookla é uma ferramenta global da empresa Ookla para medir a velocidade da conexão de internet banda larga em diversos países.

A Ookla fornece seu medidor de velocidade para empresas de confiança e parceiras como o Melhor Escolha, para que os testes de velocidade sejam feitos com o máximo de confiabilidade possível.

Além de trabalhar com empresas parceiras, a Ookla também oferece site e aplicativo para pessoas testarem na sua ferramenta. Porém, tanto no site quanto no aplicativo, os dados das pessoas são compartilhados com empresas de divulgação de propagandas.

Medidor de internet Minha Conexão

O teste de velocidade Minha Conexão é um site que oferece um velocímetro para medir sua conexão de internet em troca da exibição de propagandas. Ou seja, você não pagará nara para fazer o teste de velocidade, porém será exposto a diversos anúncios e comunicações de empresas querendo vender algo e isso pode te incomodar.

Assim como o teste de velocidade Minha Conexão, existem outros sites que oferecem o velocímetro de velocidade de internet em troca da exibição de propaganda. Essa é a maneira que os sites remuneram.

Apesar de no site Minha Conexão estar escrito "Internet Speed Test MinhaConexão", o teste de velocidade oferecido pelo site Minha Conexão não é Speed Test. Isso porque Speed Test é uma marca registrada mundialmente pela empresa Ookla e não deve ser confundido com o site MinhaConexão.

Medidor de internet Brasil Banda Larga

O teste de velocidade Brasil Banda Larga foi desenvolvido pela EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade Banda Larga) para coletar dados sobre a qualidade da internet dos brasileiros.

A Anatel, no ano de 2011, fez duas resoluções (nº 574/2011 e nº 575/2011) que levaram à criação da EAQ. A Anatel queria ter uma ferramenta de teste de velocidade de internet que compartilhe os dados com a Agência Nacional Reguladora.

A EAQ é gerenciada pelas próprias operadoras de internet banda larga, o que, desde o seu lançamento, trouxe certo desconforto. Para o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), uma associação formada por representantes das operadoras de telecomunicações não poderia ser a entidade responsável pela medição oficial da qualidade da conexão à internet no país, uma vez que as operadoras têm interesses próprios nesses dados.

Medidor de internet do Google

Ao invés de você usar o Google para buscar por um net teste de velocidade, ele lançou o seu próprio medidor de velocidade de internet. Agora, ao invés de apresentar somente os resultados de serviços que fazem a medição da velocidade de internet, o Google também oferece um medidor de conexão para os usuários.

Ele é exibido como o primeiro resultado da pesquisa. Este serviço do Google não está em um site separado. Ele está integrado ao próprio buscador, logo após o campo de busca.

Para testar a velocidade da internet no Google, você só tem que buscar por "teste de velocidade" ou "speedtest" e depois apertar o botão "EXECUTAR TESTE DE VELOCIDADE" que aparece em um card o resultado do velocímetro do Google.

Medidor de internet Fast Test

A Netflix colocou no ar o Fast test, seu teste de velocidade de conexão. Com o endereço www.fast.com, a plataforma de streaming hospeda um aplicativo simples, direto e grátis. Tudo o que o usuário tem que fazer é acessar este endereço web e automaticamente a conexão já é testada.

A vantagem do teste de velocidade da Netflix é que, como ele não está ligado a nenhum provedor, não há interesse em manipular dados ou elevar a velocidade, como pode acontecer em serviços mais otimistas fornecidos por provedores de internet.

Com o medidor de velocidade da Netflix você pode checar se a sua Internet está boa o suficiente para aproveitar o conteúdo de streaming que a empresa oferece.

Como trocar de
provedor
de internet

Se você está insatisfeito com a qualidade, com a velocidade ou com a entrega de conexão à Internet de sua operadora ou, então, encontrou um plano mais rápido e mais barato, usando o nosso comparador Melhor Escolha, saiba que é fácil fazer a troca.

Você não precisa mais passar horas e horas pendurado no telefone para cancelar seu plano de internet. É possível pedir o cancelamento através da Internet usando os aplicativos de autoatendimento dos provedores. Mas, antes de fazer isso, siga essas dicas:

medidor de velocidade
  • Encontre o melhor plano

    Use o comparador do Melhor Escolha para encontrar um novo plano de internet. Em seguida, faça seu pedido clicando em "Assinar".

  • Evite multas contratuais

    Antes de contratar um novo plano, verifique se seu plano atual não está mais dentro do prazo de fidelidade. Pelas regras da Anatel, a fidelidade máxima é de 12 meses.

  • Aguarde para cancelar

    Uma dica muito importante: só cancele seu plano atual depois da instalação do novo plano. Assim, você não correrá o risco de ficar sem internet, caso algo dê errado com seu novo provedor.