WPS | Veja como funciona e como usar o protocolo na sua rede Wi-Fi

Atualizado em 26/03/2020 às 00h06

Deseja saber mais informações sobre WPS?

Não se assuste se você desconhece essa sigla! Na verdade acreditamos que você deve conhecer, só não está familiarizado com ela. Grande parte dos modelos de roteadores recentes dispõe de uma tecnologia em comum: a WPS (Wi-Fi Protected Setup).

Melhor Escolha ofertas

Quer saber mais sobre as funcionalidades, formas de configuração e modos de uso do WPS?

Continue lendo este post até o final!

Veja quais conteúdos abordaremos aqui:

  • O que é WPS?
  • Para que serve o WPS do roteador?
  • Qual a utilidade do WPS do seu roteador?
  • Como acessar a rede através do WPS?
  • Como desativar o WPS do roteador?
  • E o que é WPA e WPA2?
  • Porque a luz WPS fica piscando?

 

O que é WPS?

Como mencionamos anteriormente, WPS é uma sigla em inglês (Wi-Fi Protected Setup), também conhecida por seu conceito original Wi-Fi Simple Config.

Dessa forma, o WPS, Wi-Fi de configuração seguro, em português, é um padrão de segurança de rede doméstica, que auxilia manter a conexão segura e longe de invasores.

Antigamente as redes sem fio usavam os protocolos de segurança WEP, uma tecnologia obsoleta e super fácil de ser invadida. Com a chegada do WPS isso mudou.

Criado em 2006, a meta deste protocolo é permitir que os usuários domésticos que não tenham grandes informações de segurança sem fio, pudessem se afastar dos hackers, além de facilitar o acesso, permitindo a conexão na rede por apenas um clique, dispensando a senha.

 

Para que serve o WPS do roteador?

O WPS é um recurso criado como um meio de funcionalidade, eficiência e prontidão na conexão de dispositivos à rede wi-fi. Ele funciona em redes wi-fi que usam uma senha criptografada com os protocolos de segurança WPA Personal ou WPA2 Personal.

No entanto, é bem comum que a maioria das pessoas, meros usuários que entendem pouco sobre esse tipo de tecnologia, desconheça as formas de usar o WPS.

Mas fique tranquilo e venha conosco, explicaremos o passo-a-passo de tudo, para você domine seu WPS e não seja enganado por hackers e invasores de wi-fi.

 

Precisa saber quais os procedimentos para deixar sua internet mais rápida? Confira o passo-a-passo com algumas dicas, aqui no Melhor Escolha.

 

Qual a utilidade do WPS do seu roteador?

Acredito que você tenha a dimensão da nossa necessidade atual de ter sempre uma rede wi-fi em praticamente todos os espaços em que ocupamos, não é mesmo?!? É dentro de casa, no trabalho e até mesmo no trajeto do ônibus de todos os dias.

Dessa forma, a restrição ao wi-fi é comum, exigindo assim a senha para conexão em quase todas as redes em que tentamos nos conectar.

No entanto, com a tecnologia WPS caso não tem a senha de wi-fi, você pode apertar um botão do roteador (próximo às portas de rede) e, assim, a rede buscará dispositivos próximos e os conectará. Isso é muito prático!

 

Outras vantagens do WPS

Você também conectar sua impressora wi-fi, TV ou replicadores de sinal usando o botão WPS. Conecte seus aparelhos à sua rede sem fio pressionando o botão WPS no roteador e nesses dispositivos.

Você não precisa inserir dados durante esse processo.

O WPS envia automaticamente a senha da rede e esses dispositivos a lembram para uso futuro. Eles poderão se conectar à mesma rede wi-fi no futuro sem que você precise usar o botão WPS novamente.

 

Como acessar a rede através do WPS?

  • Antes de tudo é necessário verificar se o seu modem roteador tem essa opção e se seu dispositivo é Android.
  • Depois, verifique nas configurações de Wi-Fi e busque um símbolo com duas setas lado a lado que apontam para lados opostos.
  • Uma segunda opção para acessar a rede por meio do WPS é fazer a conexão em modo automático. Para isso, você precisa apenas pressionar o botão WPS do seu roteador.
  • Dessa forma, o roteador se comunicará com o aparelho que está buscando e rede e fará a conexão sem a necessidade de senha. Simples e prático!
  • Após esse procedimento é só aguardar enquanto seu computador, celular ou tablet faz essa conexão.

 

 

Quer saber como montar uma rede wi-fi de alta velocidade na sua casa? Escrevemos um guia exclusivo para você aprender a fazer agora mesmo. Confira só!

 

Qual a desvantagem do WPS?

Como geralmente nem tudo são só pontos positivos, ainda que o WPS auxilie o acesso à internet sem a necessidade de digitar uma senha, essa função é muito suscetível a hackers. Sabe porquê?

Melhor Escolha ofertas

Para que o WPS funcione com sucesso, o seu roteador usa um código de oito números. Estes números ficam gravados na memória do seu aparelho. Por esse motivo, e além de ser um código simples de ser descoberto, sua rede está suscetível a ataques.

Sua vulnerabilidade é tamanha que basta um clique e alguém desconhecido terá não só o acesso à sua rede wi-fi como também terá acesso aos demais dados compartilhados pela rede, pois pra quem tinha desconhecimento dessa informação, eles ficam todos registrados.

Outra forma de hackear uma rede wi-fi é que, quando o WPS está habilitado e uma pessoa não está conseguindo acesso ou erra o código PIN, o próprio roteador envia um pacote chamado EAP-NACK.

Esse EAP-NACK disponibiliza 4 dos 8 dígitos da chave PIN. Dos últimos quatro dígitos, um é o dígito verificador (que pode ser medido) e sobram três para tentar a sorte! Mas não se assuste se errar na primeira, na segunda ou na décima tentativa, pois o WPS te dá mais de 10 mil tentativas para descobrir.

Por isso, recomendamos que você desabilite essa função WPS do seu roteador e faça uso de protetores de segurança (como a WPA e a WPA2).

Aliás, fique atento! Na própria internet já estão disponíveis inúmeros programas e aplicativos, que analisam e encontram a senha de segurança do seu roteador!

Por isso, verifique assim que instalar, se a opção WPS do seu roteador está ativada ou desativada. Em muitas marcas a opção já vem ativada de fábrica, por isso é importante sempre verificar

 

Como desativar o WPS do roteador?

Agora que você já sabe algumas informações relevantes sobre o WPS e algumas maneiras de como proteger a sua rede contra ataques, se você se sente inseguro e deseja proteger o acesso da sua rede wi-fi ainda mais, desabilite a função WPS do seu roteador. É muito simples:

  • Primeiramente digite o IP do seu roteador em seu navegador de internet. Se você não sabe qual o seu endereço de IP, acesse o menu iniciar e digite a opção “cmd” (sem o uso das aspas). A pesquisa te levará para o Prompt de Comando e lá você deverá digitar “ipconfig” e dar enter. Em seguida, localize a frase  “Adaptador de Rede sem fio Wi-Fi” e então, copie o endereço de IP e cole em seu navegador.
  • Em seguida, faça o login com seu usuário e senha, no formulário de login para ter acesso às configurações do roteador. Geralmente, muitas pessoas não costumam alterar a senha, por esse motivo, o login geralmente é “admin” tanto no campo de login quanto no de senha. Verifique com o fabricante, caso não seja.
  • No terceiro passo é necessário entrar na “Interface setup” e depois clicar na opção “Wireless”.
  • Em seguida identifique a função WPS e a desative, clicando em “NO”. Mas atenção: mantenha a opção Broadcast SSID ativada ou sua rede ficará invisível.
  • Após o roteador ser iniciado, aparecerão dois novos campos: o SSID e o Authentication Type.
  • Em SSID, coloque o nome que deseja para sua rede e em Authentication Type configure a opção “disable” – isso tornará sua rede aberta, caso esse seja o seu desejo. Não se esqueça de salvar as alterações.

 

Sua internet não tem o mesmo desempenho de antes? Que tal fazer um teste de velocidade e tirar a prova?

 

E o que é WPA e WPA2?

A sigla também vem da língua inglesa: Wi-Fi Protected Access. As duas coisas são ferramentas usadas para reforçar a segurança do seu roteador e do acesso a sua internet.

Eles são usados, geralmente, em casos de redes com senha de proteção. No entanto, na hora de criar uma senha, além de criatividade, é necessário que ela seja imbatível, forte e combine números, caracteres, letras minúsculas e maiúsculas, para tornar difícil a tarefa de possíveis hacker.

O WPA2, versão atualizada do WPA, é ainda mais seguro que o original. A grande diferença é que ele utiliza o AES (Advanced Encryption Standard), um conjunto de encriptação mais confiável, testado e seguro. Além de ofertar algumas formas de operação, como Personal (Preshared Key) e Enterprise (Infra-Estrutura).

Já o WPA faz uso do algoritmo RC4, que também é um exemplo de sistema de encriptação que muda com alguma constância a chave de segurança para conexão operando com o TKIP.

O AES é ainda mais seguro, pois se pauta no uso de chaves com 128 e 256 bits. No entanto, uma de suas desvantagens é que ele requer maior processamento, por isso é necessário um aparelho que sustente seu uso.

 

Está pensando em trocar o seu plano de internet fixa? Que tal acessar o nosso comparador de planos de internet banda larga e encontrar um serviço que finalmente atenda suas necessidades e, o melhor, por mensalidades que cabem no seu bolso!

 

Porque a luz WPS fica piscando ?

Você já deve ter notado no seu roteador, que algumas luzes ficam piscando incessantemente. Isso se dá porque alguma função está habilitada, logo, funcionando. Ou ainda, seu aparelho pode estar com algum problema!

Quando a opção WPS está ativada a luz costuma ficar acesa e piscando. Se você desativa essa função, a luz se apagará. Faça o teste!

 

Se tiver alguma dúvida sobre WPS escreva abaixo, nos comentários, que respondemos para você! E se tiver alguma dica sobre este assunto, compartilhe conosco para que possamos aprimorar o conteúdo.