TV fora do ar | Saiba como resolver esse problema

Atualizado em 14/03/2022 às 14h46

Já aconteceu com você ou com alguém conhecido, que tanto quer assistir a um jogo de futebol, novela, noticiário ou filme e se depara com a TV fora do ar?

Infelizmente, esse problema pode acontecer com qualquer pessoa, mesmo você tendo TV digital ou por assinatura. Sua TV fora do ar está sem imagem, com a tela congelada ou preta? Aqui você saberá porque isso acontece e como reparar tais probleminhas.

Melhor Escolha ofertas

Que tal um novo plano de TV para sua casa? Nosso buscador de planos de TV de por Assinatura traz todas as ofertas disponíveis em sua cidade para você comparar. Economize no seu plano!

Por que minha TV fora do ar está sem sinal?

O ano de 2019 começou com uma marca incrível.

Hoje, são mais de 4 mil cidades adaptadas à TV digital. Ou seja, são inúmeros clientes fazendo uso de benefícios, como qualidade de ponta para imagem e som altamente tecnológicos.

Mas nem por isso o usuário de TV por assinatura está livre de problemas no sinal de sua TV.

Os motivos pelos quais sua TV está fora do ar podem ser muitos. Aos poucos iremos lhe descrevendo motivo por motivo. Vamos a eles.

Motivos da TV sem sinal

Se você não tem TV por assinatura e sim TV aberta, é mais frequente que o sinal possa sofrer algumas quedas na qualidade de imagem e som.

Por exemplo, em dias de chuva forte, muitas vezes o sinal da TV, por assinatura ou aberta, pode ficar fragilizado, visto que o sinal é transmitido pelo ar.

Para o sinal de sua TV voltar ao normal, nesses casos, basta aguardar a chuva parar ou também esperar pelos ventos ficarem menos fortes.

Outro motivo que muitas vezes pode fragilizar o sinal de sua TV ou até mesmo cortá-lo por completo é se algum cabo do seu equipamento não estiver ligado.

Para isso, reveja se todos os cabos estão devidamente conectados ao aparelho.

Atente-se se o cabo coaxial (entre a antena e a TV) está desconectado ou partido.

Também preste atenção se o cabo da antena está conectado corretamente na entrada certa. Facilmente, você pode conferir isso pelo painel traseiro da TV.

A antena de sua TV também deve ser conferida. Para esta tarefa, é recomendado que o cliente entre em contato com um técnico para averiguar a situação da antena do seu serviço de TV.

Ele irá verificar se os conectores e cabos estão devidamente ligados na antena, dessa forma evitando qualquer chuvisco ou queda no sinal de sua TV.

TV a cabo ou via satélite | Compare as tecnologias antes de assinar!

Outros motivos da TV sem sinal

Caso você more em um prédio ou condomínio, o mais certo a se fazer é entrar em contato com o síndico ou zelador do local para autorizar a verificação do técnico sobre a antena coletiva.

Recurso esse muitas vezes usado em locações com um número elevado de moradores.

Ainda existe outro motivo pelo qual sua TV pode ficar fora do ar. Atente-se a ele!

A instabilidade do sinal da operadora na sua região pode ser um fator decisivo para a qualidade da imagem e som na sua TV.

Melhor Escolha ofertas

Para este caso em específico, você deverá entrar em contato com a operadora contratada para consultar a qualidade do sinal na sua cidade e região.

Também informamos você que também é muito bom ver se o sinal está fora do ar devido ao serviço da operadora em si ou se a região onde você se encontra é pouco prestigiada pelo sinal de TV.

Problemas com o decoder da operadora de TV

Outro problema que pode acontecer é o aparelho decodificador da sua operadora de TV por assinatura parar de funcionar.

Nesse caso, ligue e desligue o aparelho da tomada por alguns segundos.

Se o problema persistir, entre em contato com a operadora. Pode ser que seu sinal tenha sido bloqueado ou que o aparelho decoder esteja com problema e precise ser trocado.

Plano de TV pré-pago vale a pena? Compare os planos

TV digital fora do ar. O que fazer?

Se o você usa um conversor digital, ou seja, utiliza um aparelho que transforma a TV antiga para a digital, seu televisor pode estar com problemas na instalação do conversor digital ou até mesmo na conexão da antena.

Para resolver essas questões, existem algumas maneiras para solucionar tais questões. Vamos a elas!

Primeiramente, confira se a antena está de fato bem conectada e bem apontada para a torre de transmissão.

Isso pode não parecer importar, mas a qualidade muitas vezes depende do posicionamento de sua antena.

Confira no manual de instruções e verifique se a instalação foi realizada de maneira correta. Os cabos ligados à televisão devem estar conectados nas posições corretas.

Seguindo o passo-a-passo no manual será fácil reparar essa questão.

Mesmo realizando todos os tópicos acima, sua TV ainda está fora do ar?

Sugerimos que você realize a busca automática de canais. Desta forma, você irá sintonizar todos os canais da sua TV mais uma vez.

TV por assinatura online | Conheça as opções para você assinar!

Por que minha TV por assinatura está sem imagem e som?

Sua TV é por assinatura e está sem imagem e som? Este problema pode ser resolvido por meio de alguns passos. Todos eles muito fáceis de serem seguidos.

Vamos a eles:

  • Primeiramente, desligue o aparelho da tomada.
  • Depois de alguns instantes com o aparelho desligado e fora da tomada, religue o decodificador. Ele deve voltar a funcionar de forma automática quando religado.
  • Sua TV ainda apresenta problemas na imagem e som? Pegue o controle remoto e ligue novamente o equipamento. Normalmente, o sinal da TV retorna após esse processo.

9 Direitos do Consumidor de TV por Assinatura que fazem a diferença!

Como entrar em contato com a minha TV por assinatura?

Para entrar em contato com a sua TV por assinatura é muito simples.

Se, por um acaso, você seguiu o passo-a-passo e, mesmo assim, não conseguiu solucionar os problemas no sinal da sua TV fora do ar, a melhor coisa a se fazer é ligar ou enviar mensagem para a Central de Atendimento da empresa.

Você também pode usar a sua conta nas plataformas para entrar em contato e tirar suas dúvidas. O usuário assinante pode acessar pelo site ou também o aplicativo da própria operadora.

Preste atenção aos números de telefone de cada operadora logo abaixo:

TV fora do ar por muito tempo? O que posso fazer?

Seguiu todos os passos que passamos durante o post e de nada adiantou?

Mantenha a calma, se você paga por um serviço de TV por assinatura, você pode abrir uma reclamação na Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações.

Sabemos muito bem do incômodo que pode ser ficar por muito tempo com a TV sem sinal.

Para isso, o usuário que enfrenta essa situação tem total direito de falar com a Anatel e notificar sua reclamação.

Antes de mais nada é preciso entrar em contato com a sua operadora para obter o número do protocolo, para que, daí sim, você fale com a Anatel.

Com o número em mãos, você está liberado para entrar em contato com a Anatel. Primeiramente você precisa formalizar sua situação com o serviço da operadora, informar o número do protocolo e o problema.

Para realizar todo este processo acima, é necessário ligar para o número 1331 ou no 1332 (para deficientes auditivos e de fala).

A ligação é totalmente gratuita. Vale lembrar que a devolutiva da sua reclamação é feita em até 5 dias úteis.

Este texto foi útil para você? Já passou por algum problema com o sinal da sua TV? Comente logo abaixo nos comentários sua experiência.

Continue navegando em nosso blog e fique por dentro de conteúdos como este e muitos outros.