TV a cabo ou via satélite, qual assinar?

TV a cabo ou satéliteVocê utiliza a expressão TV a cabo?

É comum ouvir pessoas utilizando esse termo mesmo quando o serviço não é fornecido via cabo.

Por isso explicaremos um pouco mais sobre as diferenças de TV a cabo e TV via satélite, e também destacaremos as vantagens e desvantagens de ambos os serviços.

 

TV a cabo

Como o próprio nome sugere, os serviços de TV a cabo utilizam uma infraestrutura que utilizam cabos para o envio de canais aos assinantes.

Porém a jornada dos canais não começa via cabo, mas sim via satélite! Os canais são produzidos pelas programadoras, que são responsáveis pela criação dos seus conteúdos e os enviam via satélite para as operadoras de TV por assinatura.

As operadoras, por sua vez, preparam programação para ser enviada aos seus clientes via cabo. A NET, e mais recentemente a Vivo, são duas operadoras que utilizam dessa tecnologia nos seus planos de TV.

TV a cabo

 

Vantagens Desvantagens
  • Permite oferecer internet e fixo no mesmo cabo
  • Comum oferta de descontos em combos
  • Não sofre interrupção pelo mau tempo
  • Disponível somente em grandes cidades
  • Interrupções normalmente afetam TV, internet e fixo

 

TV via satélite

Nessa tecnologia a jornada dos canais começa da mesma maneira, com programadoras enviando os sinais de seus canais via satélite às operadoras.

É só a partir que a TV via satélite se difere do cabo, pois operadoras enviam os canais via satélite aos seus clientes.

Para isso é necessário que cada cliente tenha uma mini antena parabólica instalada sem qualquer obstrução entre o satélite e a antena.

Todas as outras operadoras de grande porte como a Claro, Oi, SKY e Vivo (esta última apenas em áreas ainda não cabeadas), utilizam dessa tecnologia.

Vale ressaltar que apesar da tecnologia proporcionar cobertura nacional, algumas operadoras restringem a comercialização em certas regiões.

TV via satélite

Vantagens Desvantagens
  • Oferece cobertura nacional, inclusive em zonas rurais
  • Não sofre com problemas de manutenção em cabos
  • Qualidade de sinal mais uniforme para todos os clientes
  • Pode sofrer interrupção pelo mau tempo
  • Exige a instalação de uma mini antena parabólica

 

A qualidade de imagem de ambas as tecnologias são muito semelhantes, pois todas as operadoras usam especificações de compressão de imagens padrão.

Diferença de qualidade somente são perceptíveis entre canais digitais e HD, ou eventualmente quando há algum problema que afete o seu sinal.

E agora, já se decidiu qual é melhor para você?

Se quiser saber mais sobre o assunto escreva pra gente, responderemos seu comentário!

 

TV a cabo ou via satélite, qual assinar?
4.8 estrelas, 44 votos

  • e as mensalidades sao diferentes?

  • e as mensalidades sao diferentes?

  • Caio SS

    Obrigado por mostrar o modelo citando as operadoras:
    A cabo: NET e Vivo;
    Satélite: Sky, Claro, Oi, GVT (Agora é Vivo).

  • Pedro Vicente Buongermino Juni

    Não vale a pena , eu tenho a Net , pago caro , em um dos pontos ele trava toda hora , tenho que desligar e ligar de novo , isso diversas vezes ao dia , se chamo assistência técnica , eles querem cobrar R$100,00 dizendo que eu provoquei o defeito , e ainda mais a NET está roubando o povo , tirou os canais abertos , que são melhores do que os canais que ela oferece , tem canais que não me interessam , canal de pescaria , canal evangélico tem aos montes , estou cansado de mudar o canal e ouvir Pastor , pedindo dinheiro , tem um até que pede R$ 1.000,00 por mês é um absurdo , sai um canal sem avisar e entra um evangélico no lugar

    • Olá Pedro,
      Sugerimos que veja nosso comparador para ver quais planos de TV são mais adequados à sua preferência. Você pode comparar pacotes de preços de todas as operadoras que atuam na sua cidade e filtrar por pacotes que tenham os canais que você gosta. Segue o link comparar: https://melhorescolha.com/tv-por-assinatura/

      • Pedro Vicente Buongermino Juni

        E os canais abertos as operadoras tiram quase todos

  • Marnonalvescardoso Alves Cardo

    Eu pelo meu ponto de vista, acho que a tecnologia e as telecomunicação crescem cada dia traz ferramentas e recursos pra nois porem, claro nem todo mundo sabe como funciona o sinal que chega até sua tv, pra mim falo tem a cabo ou via satélite certo, as vezes caso vc use um receptor conversor nem precisa de cabo coaxial mas outros que ja são de video, acho que usar antenas hd ou full hd com receptor basico barato pra sinal digital ja é algo bom e proveitoso pra muitos….

  • Nordestino

    o problema do tipo via satélite é a chuva, qualquer chuvinha fraca, o sinal cai geral, só volta quando acaba a última gota de chuva, pode ligar reclamando que não resolve, já tive SKY, e sei o pesadelo que é, mas sobre a qualidade de imagem, muito boa