Internet de graça | Saiba como se conectar sem pagar

Atualizado em 19/10/2022 às 20h33

Descubra como conseguir internet de graça e não passar sufoco caso seu pacote de dados chegue ao fim ou se, por acaso, não encontrar uma conexão Wi-Fi.

Neste post, nós mostraremos como conseguir internet de graça no celular, como conectar o seu computador à uma rede via satélite, como transformar o seu celular em um modem e se conectar à uma rede sem fio em qualquer lugar, ou até usar internet gratuita em aeroportos.

Melhor Escolha ofertas

Aproveite e compare os melhores planos de internet banda larga em nosso comparador de planos e faça a melhor escolha para os seu bolso! 

Como conseguir internet de graça no celular?

Ao usar um smartphone, você pode fazer uso de aplicativos para buscar redes livres e senhas Wi-Fi públicas, conseguindo, assim, internet de graça para sua navegação.

Os mais conhecidos são o Instabridge, no qual os próprios usuários mapeiam as redes, o Mandic MagiC, com suporte para iOS, Android e Windows Phone, o WiFi Finder, o WiFi Map e o WeFi, que conecta o usuário automaticamente à melhor rede.

Além disso, as redes sociais podem ser grandes aliadas, quando o assunto é internet de graça. O Facebook, por exemplo, tem uma ferramenta que te ajuda a localizar pontos de internet Wi-Fi perto de você.

Nós apresentamos o tutorial de como utilizá-la nesse post do facebook wifi.

Como conseguir internet de graça via satélite?

Quando estamos conectados ao computador, seja desktop ou notebook, é também possível conseguir internet de graça. O primeiro passo é buscar por redes Wi-Fi disponíveis.

Pode ser que haja uma rede aberta próxima a você, principalmente se você estiver em lugares públicos, como cafés e restaurantes.

No entanto, é preciso estar ciente de que o Wi-Fi grátis tem suas vantagens, que é a internet de graça, mas também desvantagens, que o acesso aos seus dados pessoais.

WiFi grátis | 7 dicas para ficar seguro em redes públicas

Como transformar seu celular em um modem?

O compartilhamento de redes 3G ou 4G, a partir de smartphones que tenham o sistema operacional iOS ou Android, é um recurso bastante utilizado para quem deseja obter internet de graça para navegar no computador.

Confira o passo a passo de como transformar o seu celular em um modem, compartilhando seu pacote de dados:

  1. Ative os dados móveis do seu celular
  2. Acesse as configurações do seu celular
  3. Clique em “Compartilhar internet do celular”
  4. Escolha a opção “Ponto de acesso Wi-Fi”
  5. Ligar a chave de ativação do recurso
  6. No seu computador com um adaptador Wi-Fi, clique sobre o ícone de conexão de rede sem fio
  7. Solicite a conexão com o dispositivo que você configurou

Como usar uma conexão wireless mesmo quando sua banda-larga cair?

Caso você esteja em um local conectado a um pacote banda-larga e, de repente, perder a conexão, não se desespere. Ainda é possível conseguir internet de graça!

O primeiro passo é buscar redes Wi-Fi disponíveis, ou seja, que não necessitem de senhas privadas para estabelecer a conexão. Quanto mais próxima de você, maior será a qualidade do sinal, favorecendo sua navegação.

Uma outra saída, caso não haja nenhuma rede aberta por perto, é conversar com os proprietários das redes que estão ao seu alcance. Talvez, seja um vizinho ou o dono de um estabelecimento próprio. Neste caso, o diálogo é tudo.

Como conseguir uma conexão quando você estiver sem sinal de Wi-Fi?

Caso seu computador apresente problemas com o sinal de Wi-Fi, o jeito é apelar para o pacote de dados para ter acesso à internet de graça.

Como ensinamos acima, o seu celular pode ser transformado em um modem.

Apesar de ser uma maneira gratuita de transmissão de dados, você não pode se esquecer de que os dados móveis do seu aparelho celular estarão sendo consumidos, enquanto você navega pelo computador.

Por isso, é preciso escolher o melhor pacote, dentro todos oferecidos pelas operadoras, para garantir a internet de graça, quando você não estiver conectado na banda-larga ou estiver em um local sem sinal de internet Wi-Fi.

 Internet 4G | Pesquisa mostra melhor operadora do Brasil

Melhor Escolha ofertas

Como conseguir internet de graça nos aeroportos?

Para que a internet de graça seja liberada, é necessário preencher um cadastro, informando o número do voo, do cartão de embarque, do assento, entre outras informações.

Alguns aeroportos brasileiros já disponibilizam Wi-Fi grátis aos passageiros. Aqui está a lista de aeroportos nacionais nos quais é possível usar internet de graça:

  • Manaus
  • Brasília
  • Salvador
  • Fortaleza
  • Recife
  • Natal
  • Pampulha
  • Confins
  • Curitiba
  • Porto Alegre
  • Galeão (RJ)
  • Santos Dumont (RJ)
  • Congonhas (SP)
  • Guarulhos (SP)

É possível utilizar a internet grátis da sua operadora? Como?

Sim, é possível. Hoje em dia, todas as operadoras oferecem Wi-Fi gratuitos para que seus clientes tenham acesso à internet de graça em diversos locais espalhados pelo Brasil.

Veja como utilizar a internet de graça de cada uma delas:

Operadora Oi

Oi Wi-Fi

O Oi WiFi é o serviço de acesso à internet sem fio da Oi internet, que existe para você ter internet de graça em todo o Brasil, sem gastar a sua franquia de internet móvel ou celular.

Para navegar à vontade na rede de internet Oi WiFi, que já tem mais de 2 milhões de pontos de acesso em todo o Brasil, basta ser cliente Oi de um destes planos:

  • Internet para celular
  • Internet Móvel
  • Pós-pago
  • Controle

O cliente Pré-pago da Oi tem acesso à rede Oi WiFi durante a vigência da oferta contratada.

Operadora Claro

#NET-CLARO-WIFI

Em uma parceria, a NET e a Claro oferecem a oportunidade de que você tenha internet de graça em qualquer lugar que você esteja, em ruas, bares, restaurantes e aeroportos. Para utilizar o serviço #NET-CLARO-WIFI, basta ser cliente Claro de um destes planos:

  • Pós-pago, com pacote de dados acima de 500MB
  • Claro Banda Larga, com pacote de dados acima de 2GB
  • Net Virtua, com pacote de dados acima de 5 MEGA

Para se conectar e ter internet de graça, é muito fácil. Basta localizar a rede #NET-CLARO-WIFI em seu celular, tablet ou notebook. Na página do login, insira seus dados ou, se for o seu primeiro acesso, realize seu cadastro.

Pronto! Viu só como é fácil ter internet de graça?

Operadora TIM

TIM Wi-Fi

 A TIM permite que você tenha internet de graça em locais públicos a partir de um sistema de autenticação automática. A autenticação deve ser feita pelo Portal TIM Wi-Fi:

  • No portal, você digita o número do seu celular
  • Em seguida, receberá um SMS
  • Ao responder a informação solicitada, você está liberado para usar o Wi-Fi

Você pode, também, baixa o aplicativo TIM Wi-Fi, que é mais ferramenta para você se conectar automaticamente a rede Wi-Fi nos locais onde ela está disponível, conseguindo internet de graça.

Basta inserir login e senha, a mesma utilizada para acessar o Meu TIM, no primeiro acesso pelo aplicativo.

A partir de então, a conexão passa a ser automática. O aplicativo também pode ser utilizado para visualizar o mapa dos locais onde o TIM Wi-Fi está disponível.

Operadora Vivo

Vivo Wi-Fi

Como cliente Vivo internet, você pode ter acesso à internet de graça e ilimitada em alguns pontos e estabelecimentos públicos por meio do Vivo Wi-Fi.

Para utilizar o serviço, basta ser cliente da Vivo com planos de internet móvel ou internet fixa.

Para acessar o Wi-Fi, você deve estar em um hotspot Vivo Wi-Fi e ter em mãos a senha do Meu Vivo, um portal criado pela companhia que possibilita o acompanhamento de sua conta, além de outras tarefas.

Além de poder acessar o painel Meu Vivo por meio do site ainda é possível que você acompanhe diversas informações e faça solicitações de serviços através de aplicativos.

Viu só como existem diversas maneiras de conseguir internet de graça, caso você esteja em um lugar sem banda-larga ou não tenha acesso à senha da conexão Wi-Fi?  Conseguimos te ajudar? Confira mais posts como esse aqui no blog.