Como reclamar na TIM | Resolva seu problema agora

Atualizado em 22/09/2022 às 16h09

Saiba como reclamar na TIM, mesmo sendo TIM celular, TIM Live ou TIM Fixo, e saiba como ter os seus problemas resolvidos.

Neste post você descobrirá as principais maneiras de fazer a sua reclamação na operadora TIM, por meio dos canais de atendimento, ouvidoria e até mesmo, pelo app da Anatel. 

Melhor Escolha ofertas

Não está gostando mais da operadora? Descubra os planos mais baratos de internet residencial por meio do comparador do Melhor escolha.

Como reclamar na TIM ouvidoria?

Se você já registrou uma reclamação na Central de Atendimento da TIM e seu problema ainda não tiver sido solucionado pela operadora, o próximo passo que você pode tomar é registrar uma queixa na Ouvidoria

A Ouvidoria TIM é um serviço de segunda instância, ou seja, só é possível registrar queixas e reclamações por esse canal se você já tiver feito uma reclamação anterior nos Canais de Atendimento da operadora, como Meu TIM ou pelo número da TIM.

Por isso, é de extrema importância que você se lembre de anotar o número de protocolo de atendimento e, após 10 dias úteis, ligar para 0800 882 0041 com o número de protocolo em mãos e os dados pessoais do titular do serviço – caso o seu problema não tenha sido resolvido. 

O serviço de Ouvidoria da TIM está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto finais de semana e feriados nacionais.

Qual o número TIM para fazer reclamação?

Para registrar uma reclamação ou queixa a respeito de qualquer um dos serviços oferecidos pela TIM, o primeiro passo é entrar em contato com a Central de Atendimento da TIM.

A TIM disponibiliza diversos meios para que você entre em contato com a Central de Atendimento TIM, as principais formas são através do telefone, pelo app Meu TIM, WhatsApp ou pelo Chat Online, disponível no site da TIM. É só escolher a forma mais prática e dar início ao atendimento. Confira os principais números:

  • SAC TIM: *144 (do seu número TIM, disponível 24h por dia, 7 dias por semana) ou 1056 (de qualquer telefone fixo, também 24 horas)
  • Central de Intermediação: serviço gratuito por videochamada, disponível para deficientes auditivos no site da TIM, que conecta os clientes com um intermediador especializado. O serviço também está disponível por SMS, pelo número 1056.
  • TIM Live, TIM Fixo ou TIM Casa Internet: 103 41
  • TIM celular: 1056
  • WhatsApp: (41) 4141 4141

Como reclamar no atendimento TIM online

Os Canais de Atendimento online disponibilizados pela TIM são inúmeros e, para fazer uma reclamação por meio deles, basta entrar em contato com a operadora da maneira que for mais conveniente para você. Confira:

  • Chat Online: no site da operadora
  • WhatsApp: (41) 4141 4141
  • Twitter: @timbrasil 
  • Facebook: TIM Brasil
  • Instagram: @timbrasil

Como reclamar no WhatsApp da TIM?

Registrar a sua reclamação através do Canal de Atendimento da TIM no WhatsApp é muito simples e rápido. Tudo o que você precisa fazer é salvar o número (11) 4141 – 4141 na agenda do seu celular, entrar no WhatsApp e iniciar uma conversa com o Canal de Atendimento. 

Após descrever o tipo de problemas que você está tendo com o serviço da TIM, é só seguir as instruções que serão passadas pelo atendimento da TIM.

O atendimento via WhatsApp também gera um número de protocolo, portanto não se esqueça de anotar o número do seu atendimento e o nome da pessoa que te atendeu.

Como reclamar na TIM pelo Reclame Aqui?

As empresas estão cada vez mais de olho nas reclamações que são feitas por meio do Reclame Aqui. Ele é um site que reúne reclamações e queixas dos consumidores a respeito de empresas ou produtos. Esse caminho pode ser uma boa opção para você que está passando por transtornos com algum serviço oferecido pela TIM. 

Para registrar a sua reclamação, é só ir até o site do Reclame Aqui e fazer o login com a sua conta na plataforma. Caso você ainda não tenha, é muito rápido de fazer e pode ser vinculado à sua conta do Google ou Facebook. Depois de logar, é só clicar em “Fazer Reclamação”.

Faça uma breve descrição do problema que você está tendo, indique os meios pelos quais já tentou entrar em contato com a TIM e registre os números de protocolos de atendimento, caso os tenha. 

Selecione a TIM como a empresa que você está reclamando e adicione imagens e documentos à sua reclamação, caso as tenha. Quanto mais informações a respeito do seu problema, melhor. 

Depois do registro da sua reclamação, a empresa terá um prazo para responder à sua queixa. Quando ela for respondida, o Reclame Aqui te notificará por e-mail.

Como reclamar na Anatel?

Se após registrar a reclamação na Ouvidoria da TIM ou no site Reclame Aqui, e você não ficar satisfeito com a solução, o caminho é fazer a sua reclamação na Anatel através do site, pelo app da Anatel Consumidor ou pelo telefone 1331.

Por fim, esperamos que tenha informado melhor sobre como reclamar na TIM. Nosso intuito é sempre trazer conteúdos relevantes e de qualidade.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários, pois responderemos o mais breve possível.