Como escolher plano de internet residencial | Conheça 5 dias infalíveis

Está pensando em trocar ou contratar um plano de internet em sua casa? Neste post informaremos para você saber sobre como escolher um plano de internet residencial.

Assim como qualquer contratação de serviço, buscar por informações é sempre a melhor maneira de fazer escolhas assertivas.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas importantes para se considerar ao contratar um plano de internet banda larga para sua casa. Vamos lá?

 

1- Avalie seu consumo e necessidades

Antes de qualquer coisa, você precisa fazer uma avaliação sobre quais as suas verdadeiras necessidades de uso.

Dizemos isso pois, conhecer o seu consumo de internet ajuda a entender qual a melhor velocidade de upload e download que você deve buscar ao contratar um plano.

Além disso, também é importante considerar quantas pessoas utilizarão a conexão de internet junto com você.

Para um grupo de pessoas que participa de jogos, troca arquivos pesados e assiste muitos conteúdos via streaming um plano ideal é aquele que seja acima de 25 mega. Agora, uma família que usa internet para pesquisas, redes sociais e compras online, um plano básico é suficiente.

Pensando nisso, veja algumas recomendações importantes sobre como escolher o melhor plano de internet residencial:

 

1 megaAdequado para quem consome pouca internet, ideal para quem envia e-mails, notícias e redes sociais.
5 megaAdequado para quem gosta de assistir vídeos, fazer downloads leves e chamadas de vídeo.
10 megaAdequado para quem sempre está conectado, para assistir muitos vídeos e redes sociais mais rápidos.
20 megaAdequado para carregamento de documentos mais rápidos, assistir filmes longos e jogar jogos online.
50, 100 e até 300 megaAdequado para quem usa muitos aparelhos conectados e uploads de vídeos de alta qualidade.

 

2 – Compare planos de internet

Antes de tomar qualquer decisão, faça uma pesquisa pelos principais planos de internet banda larga disponíveis em seu endereço.

Um desconto mensal pode fazer uma grande diferença no orçamento da casa e ajuda na economia para emergências ou entretenimentos com a família.

Além disso, dedique um pouco do seu tempo para fazer uma análise de planos de internet, contate as empresas para descobrir os planos, serviços e preços, para encontrar um plano vantajoso.

O comparador de planos do Melhor Escolha te ajuda por meio do filtro de buscas,  a encontrar planos de internet banda larga que seja de acordo com suas necessidades, e claro, dentro do seu orçamento.

 

Uma boa dica: Não se prenda apenas a grandes empresas, conheça também as operadoras regionais e descubra qual corresponde melhor às suas necessidades e orçamento.

 

3 – Compare as tecnologias dos planos

Ao realizar uma pesquisa, você conhecerá as diferentes tecnologias de internet, além de suas vantagens e preços que variam de um para o outro.

Sendo assim, o melhor é conhecer cada uma dessas tecnologias, assim fica mais fácil compreender qual melhor atende às necessidades da sua casa.

Conheça abaixo as principais tecnologias dos planos de internet:

 

Planos de internet via cabo

A internet a cabo é a mistura de cabos metálicos e cabos de fibra.

O sinal da internet é transmitido por fibra óptica das estações das operadoras para o ponto mais próximo de sua residência. Destes pontos até o modem roteador  a transmissão da internet é 100% feita via cabo coaxial.

 

Planos de internet fibra ótica

A internet fibra óptica viaja por pulsos de luz, transmitido por cabos de fibra óptica de ponta a ponta, diferente da ADSL e Cabo Coaxial.

O cabo de fibra óptica é construído por fios finos de vidro ou plástico. Só para você ter uma noção, um fio de internet fibra óptica corresponde a menos de décimo da espessura de um fio de cabelo humano.

Mesmo sendo bastante finos, os fios são muito resistentes e têm grande capacidade de transmissão de dados.

Uma das vantagens da internet fibra óptica é que a velocidade de upload é tão rápida quanto a velocidade de download.

Como a transmissão é feita por pulsos de luz, não tem interferência de campo magnético ou eletricidade, tendo assim uma qualidade superior e uma velocidade constante.

Para mais detalhes sobre como funciona internet via fibra óptica, esse vídeo abaixo pode te ajudar:

 

 

Planos de internet via rádio

A internet via rádio é feita por transmissão por ondas de rádio, que são transmitidas por tecnologia Spread Spectrum.

A transmissão de internet via rádio funciona com uma torre do provedor de internet, próximo de sua casa, que envia o sinal para uma antena instalada no teto de sua casa ou prédio.

O sinal da internet via rádio é enviado por ondas de radiofrequência de uma torre. Uma vez que essa antena receba o sinal ele é transferido via cabo para um modem conectado em seu computador, permitindo assim a conexão com a internet. Se preferir pode conectá-lo a um roteador Wi-Fi para distribuir o sinal.

 

Planos de internet via satélite

A internet via satélite funciona com uma antena satélite com capacidade de troca de dados (parece com a antena de TV por assinatura que você já conhece).

Essa antena instalada em sua casa se comunica com um satélite em órbita, a cerca de 36 mil quilômetros da terra.

A essa distância o satélite gira no mesmo ritmo em que nosso planeta, mantendo a sintonia com a antena de sua casa.

Para saber mais detalhes se a internet via satélite é boa, confira este vídeos que preparamos sobre esta tecnologia:

 

 

4 – Fique atento as promoções

As empresas de internet banda larga costumam oferecer valores promocionais para novos assinantes. Mas atente-se, mesmo sendo atrativo, os planos costumam ser válidos por um determinado período de tempo, como dois ou três meses. Além disso essas informações não costumam ser divulgadas de forma clara.

Para que não haja surpresas, pergunte o valor real da mensalidade ou consulte o nosso comparador de planos, pois nele explicamos quando é promoção e por quanto tempo.

 

5 – Considere contratar combos de planos

Um dos pontos para se considerar sobre como escolher plano de internet residencial é ficar atento aos combos de planos. A NET Combo, Vivo Combo e a Oi Combo são algumas das operadoras que oferecem internet mais TV por assinatura ou TV internet mais telefone fixo.

Quando você escolhe contratar um combo de planos você não precisa se preocupar em administrar várias empresas de telecomunicações ao mesmo tempo, já que seus serviços fazem parte da mesma empresa, além de que os valores das mensalidades podem ser mais vantajosos.

 

Por fim, esperamos que tenha se informado sobre como escolher um plano de internet banda larga para sua casa ou empresa. Nosso intuito é sempre trazer conteúdos relevantes e de qualidade.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários pois responderemos o mais breve possível.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *