Pós Pago Celular | Dicas que você precisa saber antes de contratar

Atualizado em 01/03/2022 às 15h52

Está pensando em migrar para um plano Pós Pago celular, porém antes disso quer saber mais informações que o deixe seguro?

Nesse post vamos te dar algumas dicas importantes para você considerar. Como os planos pós-pagos tem fidelidade de 12 meses, é preciso pesquisar bastante antes de assinar.

Melhor Escolha ofertas

Quer saber mais sobre o que estamos falando? Continue lendo esse post!

Veja quais assuntos abordaremos neste conteúdo:

  • Quanto de franquia de internet você precisa?
  • Qual a diferença entre pré pago e pós pago celular?
  • Qual a diferença entre planos pós pago celular e Controle?
  • Vai mudar de operadora?
  • Quais os benefícios do Pós Pago celular?
  • Roaming internacional
  • Prazo de fidelidade

Dicas para contratar celular pós pago

Você sabia que, de acordo com uma pesquisa realizada em abril de 2019 pela Anatel, a Agência Regulamentadora de Serviços de Telecomunicações, os planos pós pago celular chegaram a 45% dos planos de celular no Brasil?

Isso porque os clientes têm procurado cada vez mais comodidade e custo-benefício, como acesso ilimitado a aplicativos, maiores franquias de dados de celular e também pela comodidade de não precisar lembrar de fazer as recargas.

Vale lembrar que dentro destes 45% anunciados pela Anatel, também estão os planos controle.

Os planos controle também são considerados planos de serviço pós pago, uma vez que o modelo de pagamento acontece após o uso da franquia. Já os pagamentos nos planos pré-pagos, são feitos antes do uso do serviço, seja ele ligações, SMS ou internet.

Está curioso para saber mais detalhes de contratação de planos pós pago celular? Pois então veja o que separamos pra você!

Franquia de internet nos planos pós pagos

Um dos grandes motivos de mudança para os planos pós-pagos é a necessidade por mais internet.

O primeiro passo é entender quanto de internet você precisa no plano pós pago celular que você irá contratar.

Por exemplo, se você consome hoje uma média de 3GB a 4GB, talvez seja interessante um plano de 5GB, já considerando sua demanda de dados no futuro.

A melhor maneira de ter certeza sobre o tanto de dados que você consome é verificar seu consumo mensal no aplicativo da sua atual operadora ou no próprio celular.

A maior parte dos smartphones disponíveis no mercado registram nas suas configurações o valor aproximado de consumo de dados.

Mas para ter um número mais apurado, a melhor forma de consultar seu consumo é através dos sites ou apps de autoatendimento das operadoras Minha Claro, Meu Vivo, Meu TIM e Minha Oi.

Uma vez que você sabe a média de consumo, ficará mais fácil escolher o plano pós pago ideal.

Porém para você entender um pouco sobre o consumo de dados é preciso ter em mente que vídeos são os acessos que mais consomem dados da sua franquia.

Uma das vantagens que falaremos abaixo é o acesso a apps ilimitados que muitos dos planos pós pago e pré-pago começaram a oferecer recentemente. Falaremos mais sobre isso logo abaixo.

Qual a diferença entre pré pago e pós pago celular?

Antes de contratar qualquer serviço de celular, é sempre importante conhecer bem o plano adquirido.

Afinal, muitos serviços têm contratos de fidelidade e são sujeitos a multa, caso a desistência ocorra. Inclusive planos controle, que agora também oferecem promoções condicionadas a permanência mínima.

Os planos pré-pago mudaram bastante nos últimos 2 anos. Antigamente você consumia seus créditos conforme usava o serviço.

Melhor Escolha ofertas

Hoje você faz uma recarga e opta por um pacote de dados e minutos que podem durar por 7 dias, 15 dias, 21 dias, 28 ou 30 dias. A validade do pacote varia de operadora para operadora.

Na realidade os planos pré-pago ficaram muito parecidos com os planos pós-pagos, com a diferença que nos planos pós-pago você tem muito mais internet e vantagens.

Qual a diferença entre planos pós pago celular e controle?

Os planos controle também são planos de celular pós-pago, uma vez que a forma de pagamento é feita após o uso.

Mas apesar disso, existem diferenças entre os planos pós pago e controle que precisam ser consideradas.

Planos Controle

O plano Controle é um serviço intermediário entre o pré e o pós pago. Sendo assim, você escolhe um dos pacotes do plano controle da operadora que mais se identificar e paga uma mensalidade fixa mensal.

Apesar de não haver a necessidade de recarregar seu celular com créditos, se a franquia de internet acabar antes do esperado é possível comprar pacotes adicionais de dados

Esse é um ponto muito importante para se avaliar ao contratar esse tipo de serviço. Afinal, pode sair muito mais caro pagar uma mensalidade e ainda assim ter que adquirir pacotes adicionais no seu plano, não é mesmo!?!

Portanto, uma dica válida é entender suas reais necessidades em relação a franquia de internet e, em seguida, acessar o nosso comparador de planos para achar uma solução ideal pra você, sem precisar comprar pacotes adicionais.

Dito isso, é preciso dizer que os planos controle também tem suas vantagens:

  • Preços mais acessíveis, o custo-benefício do plano Controle é maior do que o dos serviços de planos pós.
  • Não precisa fazer recargas de crédito.
  • Como o próprio nome já diz, controla seus gastos telefônicos, pois esses planos oferecem diversas comodidades aos clientes.
  • Ideal para contratar para filhos, já que os valores são fixos e muitos planos oferecem ligações ilimitadas, SMS e alguns aplicativos, sem diminuir a franquia de dados contratada.

Planos pós pago

Quer saber mais informações sobre os planos pós pago celular? Antes de mais nada, saiba que eles são os planos com as maiores franquias de internet e benefícios de aplicativos ilimitados.

Porém também são os planos com as mensalidades mais altas.

Algumas vantagens dos planos pós pago para você comparar:

  • Franquias de internet mais altas + bônus de franquia
  • É possível optar por planos família. Inclusão de dependentes, como membros filhos podem ser sempre uma boa opção. ( se quiser temos um post só sobre planos de celular família para você.)
  • Assinaturas de serviços inclusas gratuitamente como apps de streaming de música, vídeos, revistas, etc

Vai mudar de operadora?

Pretende contratar algum plano pós pago celular em outra operadora? É sempre bom ficar atento em alguns detalhes importantes.

O primeiro, e talvez o mais importante deles, é verificar a cobertura e a disponibilidade na sua área de convívio. Isso porque ser cliente de uma operadora, pensando somente no preço e esquecendo a cobertura de sinal, pode ser uma péssima escolha. Além de sair mais caro, no final das contas.

Para verificar a cobertura de sinal antes de qualquer contratação, acesse o site da operadora ou até mesmo o site da Anatel. Esses dois caminhos te disponibilizam um mapa interativo, orientando onde as áreas de sinal são mais fortes ou mais fracas.

O mapa de cobertura da Anatel pode ser visto pelo site ou até mesmo pelo próprio aplicativo da Agência Regulamentadora (o app é gratuito e disponível para Android ou iOS).

Saiba mais sobre a cobertura 4G das operadoras no Brasil em nossa matéria: Internet 4G: qual a melhor operadora de celular do Brasil?

Quais os benefícios do Pós Pago celular?

A maioria das operadoras de celular oferecem como parte do pacote de planos pós pagos diversos benefícios adicionais.

Mas atenção! O benefício de franquia extra, oferecidos pelas operadoras, só podem ser usados em sites parceiros. Ou seja, não é uma franquia de internet que você pode usar como quiser.

Ou ponto importante para você ficar atento é que muitas vezes quando a operadora anuncia bônus de franquia de internet para um app ou site específico, isso não quer dizer que você terá acesso gratuito ao serviço. E sim que seu bônus de internet pode ser consumido durante o uso do app.

Por exemplo, a Vivo e outras operadoras oferecem bônus de internet para você usar o Netflix, mas isso não quer dizer que você possa assistir vídeos de graça. Você precisa ter uma assinatura da Netflix para poder se beneficiar do bônus que irá receber no seu pacote.

­­

Exemplos de benefícios do pós:

A Oi oferece vários aplicativos ilimitados, como Netflix, Youtube, WhatsApp, Instagram e muitos outros.

A TIM tem vantagens, como assinatura do TIM Music by Deezer, Backup na nuvem dos seus arquivos, fotos e diversas outras funcionalidades

A Claro oferece o Claro Música, o Claro Vídeo, aplicativos de segurança e diversos outros também.

As demais operadoras, como a Vivo e a Nextel, oferecem benefícios semelhantes, com a intenção de sempre atrair o consumidor para os planos pós pagos.

Mas você não precisa ficar entrando em site por site de cada operadora e anotando os benefícios de cada plano pra depois comparar. O Melhor Escolha faz isso por você!

Acesse nosso comparador de planos de celular pós-pago e compare benefícios, franquia de internet, contrato, minutos de ligações e preços entre todas as operadoras em segundos.

Roaming internacional

Você viaja muito a trabalho para o exterior e tem algum plano pós pago celular? Fique atento a algumas regras pois, o valor do roaming internacional pode ser cobrado sem uma verificação prévia.

Para tanto, fizemos alguns conteúdos aqui no Melhor Escolha com as principais informações sobre os serviços de Roaming Internacional da TIM, Vivo, Claro e Oi, que podem te ajudar a conhecer melhor os serviços de roaming e entrar em contato com sua operadora caso deseja alterar alguma coisa.

Além disso, os planos pós pago costumam ter ofertas melhores de pacotes internacionais dependendo da operadora. Um exemplo é o Claro Passaporte Américas, lançado recentemente pela própria Claro.

Conheça também os 9 Direitos do Consumidor de Plano de Celular e saiba como proceder caso algo esteja errado.

Prazo de fidelidade

E, por último, não esqueça de perguntar se o plano pós pago tem contrato de fidelidade e qual o valor da multa por cancelamento. Geralmente, a multa é uma porcentagem do valor das parcelas restantes para completar o contrato.

Também é importante ficar atento a compra de planos Controle, pois algumas operadoras vinculam as ofertas de plano controle com contrato de fidelidade, algo que não existia antigamente para esses tipos de plano.

Essa informação pode não parecer tão relevante no momento da compra, mas com certeza vai te ajudar a se planejar e evitar transtornos no futuro.

Ainda na dúvida sobre o plano ideal para seu perfil? Veja mais dicas que podem te ajudar a decidir entre planos pós, controle e pré.

Esperamos que tenha se informado mais sobre os planos pós pago celular.

Qualquer dúvida ou sugestão deixe nos comentários, que responderemos o mais breve possível.