Cancelamento pela internet | Evite o 0800, cancele pela internet!

Atualizado em 24/02/2022 às 14h38

Cancelar seu plano ficou mais fácil!  Cancelamento pela internet de serviços de telefonia, internet ou TV por assinatura passaram a ser obrigatórios!

Ligar no call center e esperar para falar com alguma atendente agora não é mais a única opção para cancelar seus planos.

Melhor Escolha ofertas

Em 2014, a Anatel aprovou mudanças que aumentaram a transparência nas relações de consumo e ampliou os direitos de quem utiliza telefonia fixa e móvel, banda larga e televisão por assinatura.

As obrigações a serem tomadas, e que constam no regulamento, variaram de acordo com o tamanho da operadora. Aquelas que possuem até 5 mil consumidores, as que têm entre 5 e 50 mil consumidores e as que possuem mais de 50 mil clientes.

Mas, antes de prosseguir neste tópico, que tal conhecer nosso comparador de planos? Descubra se você está pagando mais no seu plano usando o Melhor Escolha.  Informe-se sobre o melhor para você!

E agora, voltando ao assunto do post, que é cancelamento pela internet, relacionamos abaixo um resumo das principais mudanças que foram previstas pela Anatel desde 2014:

Cancelamento pela internet

Cancele seu plano pela internet sem precisar ficar horas no 08000!

Desde 2014 clientes podem cancelar seus planos de internet, telefone, celular ou TV pela internet, sem a necessidade de falar com um atendente.

Diferentemente do cancelamento feito por telefone, que são efetuados durante a ligação com o próprio atendente, os cancelamentos pela internet tem um prazo máximo de dois dias úteis para serem efetivados.

Nesse prazo, qualquer gasto feito pelo cliente será cobrado, mas, ao fim dele, a operadora não poderá mais fazer qualquer tipo de cobrança.

Promoções valem para todos

Clientes antigos também tem direito a promoções novas!

Se você já tem um plano de uma operadora há mais de 12 meses, e encontrou na sua operadora uma oferta melhor que sua, você pode sim trocar de plano.

O novo regulamento tem esse objetivo: o de determinar que não pode haver discriminação nas ofertas. E que os clientes antigos poderão desfrutar das promoções da mesma forma que um cliente novo.

Atenção, os planos tem 12 meses de fidelidade, por isso, enquanto você estiver fidelizado não poderá trocar de plano.

Ligação interrompida durante atendimento

Se durante o atendimento ao cliente a ligação cair, a operadora será responsável por retornar à ligação.

Facilidade para contestar cobranças

Sempre que você tiver dúvida sobre o valor ou o motivo de uma cobrança, a empresa terá o prazo de um mês para dar uma resposta.

Se não responder neste prazo, a empresa deve, de forma automática, corrigir o erro da fatura, caso ela ainda não esteja paga, ou devolver em dobro o valor colocado em questão, caso a fatura esteja em dia com o pagamento.

Além das mudanças com o cancelamento pela internet, outras duas grandes mudanças foram solicitadas. Os sites das operadoras deveriam permitir o acesso à protocolos e gravações.E o atendimento de todos os serviços de um combo deveria ser feito por um único canal de atendimento.

Quer saber mais sobre seus direitos como cliente de planos de Telecomunicação? Confira nossos artigos relacionados:

Cancelamentos pela internet atualmente

Para fazer o cancelamento de serviços de telefonia, por exemplo, é um procedimento efetivo e sem muita dor de cabeça. Principalmente porque estamos na era dos aplicativos.

Já percebeu que as principais operadoras de telefonia como a Vivo, Claro, TIM e Oi possuem aplicativo de celular, com o intuito de facilitar a vida do consumidor?

Melhor Escolha ofertas

Assim como as operadoras de TV por assinatura também têm.

De certa forma isso nos facilita, e muito, pois os aplicativos nos dão as principais informações sobre os serviços contratados. Informações essas, que foram estipuladas pela Anatel, para que nós, clientes, fiquemos informados do que estamos consumindo e pagando. O consumo de internet móvel é um exemplo disso.

TV por assinatura online | Conheça as opções para você assinar!

Cancelamento pela internet de plano

Se você está insatisfeito com algum plano oferecido pela sua operadora e deseja interromper o serviço, é possível fazer o cancelamento pela internet.

Sabe como?

Vamos explicar os detalhes!

Cancelar planos TIM pela internet

Operadora TIM

Existem algumas formas de fazer o cancelamento pela internet dos planos TIM, caso você queira interromper algum plano ou promoção da TIM. Veja só:

  • Primeiramente, acesse o site Meu TIM pelo computador, tablet ou pelo próprio smartphone e escolha se o seu perfil é de acesso corporativo ou de cliente comum.
  • Faça o login, inserindo dados, como o número do seu celular (com o DDD) e a senha de quatro dígitos (se você tiver esquecido sua senha, pode pedir para enviarem um nova por sms).
  • Quando estiver logado, clique na aba superior para aparecerem as opções do menu e clique em “Serviços”.
  • Em seguida, clique em “Serviços TIM e Assinatura de Canais de Texto”.
  • Desmarque todos os serviços que você queira desativar da sua linha e clique em salvar. Caso você não tenha encontrado o serviço que você contratou, escolha a opção “Meu Plano” e faça as alterações que desejar.
  • Se você quiser cancelar seu plano, também poderá fazer isso pelo aplicativo.

Cancelar planos Claro pela internet

Operadora Claro

Realizar o cancelamento de algum serviço da Claro que você tenha contratado, pela internet, também é possível e menos estressante do que enfrentar a espera em ligações. Afinal, a praticidade nos dias de hoje é algo super importante.

Por meio do aplicativo Minha Claro, você tem acesso às suas principais informações sobre os serviços contratados, controle de consumo de internet, segunda via de faturas, um guia de dúvidas e também a opção de fazer o cancelamento dos seus serviços. Veja como!

  • Baixe o aplicativo no celular e, depois de instalar, caso ainda não tenha feito isso, é preciso que você realize o cadastro.
  • Faça o login com o seu CPF ou CNPJ (se for uma conta jurídica) e sua senha.
  • No menu principal do app Minha Claro, procure pela opção “Cancelamento” e clique nela.
  • Agora, você precisa verificar quais os serviços estão contratados em sua linha e quais deles você deseja cancelar. Desmarque a opção do serviço que não deseja mais.
  • Pronto! O serviço não é cancelado imediatamente, mas dentro de algumas horas ele não estará mais ativo na sua linha.

Cancelar planos Vivo pela internet

Operadora Vivo

Você também consegue fazer o cancelamento dos seus planos da operadora Vivo pela internet. E uma das formas mais práticas é usando o aplicativo Meu Vivo para planos de celulares, e o Meu Vivo Fixo para linhas de telefone fixo.

Você, cliente Vivo, já baixou o app no seu celular? Ele é gratuito e disponível tanto para Android, iOS, quanto para Windows Phone.

É super prático fazer o cancelamento pela internet de algum tipo de serviço da linha Vivo. Veja só:

  • Primeiramente, você pode acessar o Meu Vivo pelo aplicativo ou também pelo seu navegador no celular, computador ou tablet. Se você acessar o Meu Vivo pelo navegador é ainda mais fácil!
  • Identifique-se com seu login e senha.
  • Após o login confirmado, no menu ao lado esquerdo, clique em “Pacotes e Serviços”.
  • E em seguida clique em “Consultar os serviços ativos”.
  • Imediatamente, aparecerão todos os serviços ativos na sua linha. Para cancelar algum, basta clicar no ícone descrito como “Cancelar”.
  • Por fim, seu serviço da Vivo será cancelado.

Depois de dois dias úteis é bom voltar ao aplicativo e verificar se o serviço realmente foi cancelado.

Agora, se você estiver usando o aplicativo Meu Vivo o procedimento é um pouco diferente:

  • Clique na aba “Serviços”.
  • Em seguida, clique em “Pacotes”.
  • Ali, aparecerão os pacotes disponíveis para a contratação e também a opção de você cancelar algum pacote que já tenha contratado.

Caso queira falar com algum atendente da Vivo, esse post te ajudará com todas as informações necessárias.

Cancelar Planos Oi pela internet

Operadora Oi

A operadora Oi também tem uma plataforma para fazer cancelamentos por internet. Se você é cliente da Oi e está passando por alguns sufocos com serviços e deseja cancelar, veja só esses procedimentos:

  • Primeiramente, você precisa baixar o app Minha Oi no seu celular, também disponível gratuitamente para Android, Windows Phone e iOS.
  • Feito o login de acesso, no menu lateral, selecione “Ativação” e, em seguida, clique em “Cancelamento de Produtos”.
  • Selecione qual serviço você deseja cancelar e preencha o formulário de solicitação de cancelamento.
  • Siga as instruções do aplicativo e anote ou tire um print do protocolo da sua solicitação. Ele é a prova do seu requerimento.

Protocolo de Atendimento

Todo pedido de cancelamento que você faz, tanto pelos telefones de atendimentos ou o cancelamento pela internet, gera um código, que é o protocolo.

O protocolo de atendimento é o registro da sua solicitação. É nele que fica gravada a sua conversa, o dia, o horário, quem te atendeu e todas as informações possíveis, que te asseguram como consumidor.

Muitas vezes não ligamos para o número do protocolo, mas caso aconteça alguma irregularidade na sua conta, você pode informar à Anatel a sua reclamação juntamente com o número do protocolo.

Dessa forma, a Anatel te ajudará a solucionar o problema ocorrido.

Por isso, não se esqueça de sempre anotar ou até mesmo tirar um print do código do protocolo, quando você for finalizar um procedimento de cancelamento, aquisição de pacotes ou qualquer outro serviço, ok?!?

Plano de TV pré-pago vale a pena? Compare os planos

Como fazer uma reclamação na Anatel

Existem algumas formas de você entrar em contato e fazer uma reclamação na Anatel. Fizemos um post com várias informações aqui no Melhor Escolha, que você pode acessar por este link.

Se quiser outras formas de contato, basicamente você pode entrar com contato com a Anatel pelo app Anatel Consumidor.

O download do aplicativo é gratuito e disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Também existe a opção de entrar em contato pelo número da Central de Atendimento, que é o 1331, ou ainda pelo site FOCCUS, que atende clientes que precisam registrar alguma reclamação.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo de como fazer cancelamento pela internet. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe-nos aqui nos comentários!