Anatel comparador | Tudo que sabemos sobre o aplicativo

Atualizado em 20/01/2021 às 23h21

Recentemente a Agencia Nacional de Telecomunicações lançou o aplicativo Anatel Comparador para que as pessoas possam comparar os planos de internet, TV, telefonia móvel e fixa.

Essa é uma ótima notícia no setor, pois quanto mais opções o usuário tiver, melhor será a concorrência entre as operadoras! Foi pensando nisso que lá em 2014 desenvolvemos o comparador do Melhor Escolha.

Melhor Escolha ofertas

A Anatel já desenvolveu outros aplicativos antes, mas segundo dados no site da Agência esse projeto do Anatel Comparador foi a primeira iniciativa da Anatel com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).

O FDD tem por finalidade a reparação dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, por infração à ordem econômica e a outros interesses difusos e coletivos.

Basicamente os valores por cobranças indevidas e interrupções de serviços que deveriam ser ressarcidos aos consumidores de telecom, vão para este fundo quando o cliente não é identificado.

Infelizmente a Anatel não declarou o quanto gastou na construção do aplicativo.

 

O que é o comparador Anatel

O Comparador da Anatel é um aplicativo onde é possível consultar os planos das operadoras. Basta baixar o aplicativo no seu aparelho Android ou iOS e fazer uma busca das ofertas cadastradas na sua cidade de acordo com o serviço escolhido.

Se encontrar o plano que melhor se encaixa as suas necessidades, basta clicar no link e ir para o site da operadora.

 

Como funciona o Anatel Comparador

Na tela inicial do aplicativo, você pode escolher um dos quatro serviços de telecomunicações disponíveis para busca.

Em seguida pode selecionar os filtros e selecionar até três opções para comparação.

Informações e mais detalhes dos planos também estarão disponíveis.

 

App Comparador Anatel

 

Quem atualiza os planos no comparador da Anatel

Todas as informações de planos e preços são fornecidas e atualizadas pelas prestadoras dos serviços.

No lançamento, apenas as 4 maiores operadoras estavam disponíveis: Oi, TIM, Vivo e Oi. Mas a intenção da Agência Nacional é que as outras provedoras também participem.

De acordo com a Anatel as operadoras de grande porte são obrigadas a enviar suas ofertas, mas as operadoras classificadas como de pequeno porte possuem participação facultativa.

 

Diferença entre o Melhor Escolha e o comparador Anatel

Assim como o comparador Anatel, o comparador de planos do Melhor Escolha é 100% gratuito, imparcial e tem como objetivo fomentar a concorrência e a transparência de informações e ofertas no mercado.

Uma das diferenças é que no comparador da Anatel, as atualizações dos planos e ofertas ficam por responsabilidade da operadora. Sendo assim, não existe uma garantia por parte da agência que os planos estejam atualizados.

Já no Melhor Escolha temos uma equipe que verifica diariamente as ofertas disponíveis, para que você não perca tempo escolhendo planos que não são mais válidos.

Além disso, você não precisa baixar um aplicativo para poder comparar. Basta acessar nosso site do seu celular ou computador e em poucos segundos encontrará os melhores planos.

Independentemente de qual comparador você escolher, o importante é que não deixe de comparar. Desta forma você terá certeza que encontrou a melhor oferta antes de contratar um plano.

 

Outros aplicativos Anatel

O Anatel Comparador não é o primeiro app da Agência Nacional de telecomunicação, além deles existem outros serviços disponíveis como:

 

App Anatel serviço Móvel

Este aplicativo mostra onde estão as antenas das operadoras que transmite sinal de celular em cada cidade. Neste app você também pode ver informações sobre as tecnologias disponíveis e a qualidade dos serviços de voz e de dados de cada prestadora.

Melhor Escolha ofertas

Infelizmente a avaliação dos usuários desse app tem nota de 2,7 na loja de aplicativos da Google.

 

App Anatel Consumidor

Este aplicativo serve para abrir uma reclamação contra a operadora. Mas você não precisa baixa o app para abrir uma reclamação na Anatel, pode fazer isso direto no site ou ligando para o número da Anatel 1331.

 

Outras iniciativas Anatel

Todos os anos a Anatel publica os resultados de sua pesquisa de satisfação e qualidade entre as maiores provedoras do país em todos os serviços. Você pode conferir alguns dos resultados nos nossos posts: Melhor Internet Banda Larga e Melhor TV por assinatura.

Além disso no site da Agência Nacional e possível encontrar cartilhas sobre os direitos do consumidor de serviços de Telecom, inclusive selecionamos alguns deles nesses guias aqui:

 

E pra quem quer se sentir seguro no momento de comprar um celular, a Anatel disponibiliza um site para você consultar IMEI do celular. O IMEI é um código exclusivo de cada aparelho e através dele você consegue saber se o aparelho está regulamentado ou bloqueado devido a perda, furto ou roubo do mesmo.

E por fim, provavelmente uma das ferramentas da Agência que deixou muita gente satisfeita foi o “Não me pertube”, uma lista nacional e única de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing com ofertas de serviços de telecomunicações.

 

Esperamos que tenha se informado sobre a Anatel comparador. Nosso intuito é sempre trazer informações relevantes e de qualidade.

Qualquer dúvida ou sugestão, deixe nos comentários pois responderemos o mais breve possível.